domingo, 19 de dezembro de 2010

Amor Real.



"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (I Coríntios 13:13)

Ontem fui à confraternização de fim de ano da célula de jovens. Foi muito bom estar em comunhão com meus amigos, repartindo as coisas que Deus tem feito em nossas vidas. Antes do tradicional amigo-oculto, falávamos um pouco sobre as bênçãos de 2010, e lembramos quantas coisas Deus operou em nosso meio. Falamos também sobre o versículo acima, sobre como o amor precisa ser o maior elo entre nós.
Confesso que já me peguei várias vezes pensando neste versículo de forma analítica por meio do Espírito Santo. Aqui mesmo no Blog já escrevi várias coisas sobre o amor, e apesar de ter escrito tanto, tenho plena convicção que só vou entender plenamente quando estiver face a face com Deus. Afinal, Ele é o referencial macro do amor!
Quando Paulo cita essas três poderosas palavras (fé, esperança e amor), está sintetizando a vida cristã de forma simples. Usando o mesmo conceito da Pirâmide de Maslow (Hierarquia das necessidades), vou tentar exemplificar através de uma pirâmide o conceito de Paulo:


  Se Deus é amor, o amor é à base de todas as coisas... E baseado no amor, a esperança surge como prova real desse amor... E então a fé surge como fruto da esperança no amor de Deus!

Não quero criar dogmas com tal afirmação, mas é a maneira como enxergo a vida cristã. Geralmente se partimos deste principio, identificaremos aonde erramos em nossa caminhada! E todas essas bases são seqüências, vamos exemplificar através da vida de Jó!

Quando Satanás atacou Jó, tocou em sua família e sua saúde com o objetivo de destruir a de Jó, pois sem fé Jó não conseguiria mais ter ESPERANÇA no amanhã, e logo deixaria Deus (que é o AMOR). O estrategista do cão só não sabia que Deus sabia o que estava fazendo na vida de seu servo, e que a restituição de 10 vezes mais estava pronta na mão de Jeová, mas isso é uma outra história...

Portanto o amor é o maior elo em toda e qualquer situação. Quando quiseres edificar qualquer relacionamento, tome por base o amor de Deus. E não confunda o amor de Deus com as paixões do mundo! Afinal, “O amor Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1 Coríntios 13:7, E se você trocar a palavra “amor” por “Deus”, vai conseguir enxergar o sofrimento de Deus (Jesus) na cruz... Vai ver que mesmo sendo nós pecadores, ele acreditou em nós... Vai entender porque Deus espera (e às vezes por muito tempo) que nos voltemos para Ele... E por fim vai compreender porque Deus (Jesus) na cruz suportou o peso do pecado de toda a humanidade... Foi para que eu e você possamos viver o amor dEle através de Jesus!

Rodrigo Barboza de Aquino
19/12/2010

Nenhum comentário: