quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O valor da amizade


Você já ouviu a expressão: "Amigo a gente conta no dedo!"? Eu queria que fosse mentira, mas de fato temos que diferenciar conhecido, colega e amigo. Conhecidos são aquelas pessoas que de alguma forma rodeiam você, observam sua caminhada pela vida! Colegas é o grupo de pessoas que agregar valores a você através da troca de experiência por um espaço de tempo. Amigos é a irmandade que dar sentido a sua existência, que repartem sorrisos e dividem lágrimas com a mesma disposição em todo tempo. Podemos dar varias definições a estes grupos, mas a verdade que não muda é que certamente temos que saber identificar estes grupos em nossas vidas.

A bíblia relata uma linda amizade entre o homem segundo o coração de Deus e Jônatas. (1 Samuel 18). Tudo começou quando Jônatas assistia diante de seu Pai a intrepidez de um pequeno menino ruivo chamado Davi. Ali começava uma grande amizade...






Jônatas e Davi fazem um juramento de Amizade. Posso conjecturar que o juramento foi mais ou menos assim!











Jônatas como filho do rei poderia muito bem arrumar equipamento de guerra para Davi, mas Jônatas preferiu se despir de suas armas e entregá-las ao amigo. Certamente Jônatas queria que nas futuras batalhas, Davi lembra-se de sua amizade em todo tempo. A espada de Jônatas nas mãos de Davi selava sua amizade em tempo de guerra.

O tempo passa e Jônatas fica sabendo dos planos de seu pai em matar Davi. Jônatas se angustia com a noticia e corre ao encontro de Davi. Jônatas aconselha seu amigo a se esconder, e tenta convencer seu pai a mudar de idéia. Jônatas intercede por Davi e Saul muda de idéia.

Pensem comigo. Como pode Jônatas (filho) amar tanto, e Saul (pai) odiar tanto a mesma pessoa? Amizades inesperadas. Deus ainda faz isso em nosso tempo, colocando o sentimento de profunda amizade em pessoas em que menos esperamos. Como disse antes, tudo tem um propósito! Jônatas tinha que amar Davi para Davi ser Davi... A amizade de Jônatas iniciou um novo legado ao povo de Israel. Salvou o homem segundo o coração de Deus!

A amizade não surge de uma formula, quando vemos estamos envolvidos a ponto de dar a nossas próprias defesas para salvar-guardar nosso amigo. Não é egocentrismo, mas eu daria a minha vida pelos meus amigos se necessário! Não pensaria duas vezes... Há anos atrás aconteceu um episodio que me faz pensar nos valores que a verdade amizade carrega. Já passava de 22:30 quando o telefone toca em minha casa. Era o Cleber adolescente relatando ao Rodrigo adolescente uma desilusão de adolescente (Rsrsrs)! Eu senti em sua voz que era sério e lhe disse: Espera que estou indo aí. Atravessei o bairro de bicicleta, sem camisa, sem chinelo, sem documento apenas para ouvi-lo e confortá-lo! Já passava de 00:00 quando voltei com o sentimento de dever cumprido, na certeza que ele faria o mesmo por mim (como já fez muitas vezes).

Entre conhecidos, colegas e amigos, um conselho: AME A TODOS! Mas saiba que um o conhecido te observa, o colega te acompanha, mas o amigo vive dentro de você! Esforça-te para ter amizades reais, vai requerer empenho e entrega. Faça como Davi e Jônatas, façam um juramento e levem não apenas na lembrança, mas gravados em seus corações! Em falar em amigo, não posso esquecer de mencionar o melhor amigo que você possa encontrar: 
Jesus! Mergulhe fundo nessa amizade!

“Amigos se faz em tempo de paz, mas na angustia que se mostra o seu valor” Ludmila Ferber!

G.P.C. amo vocês! Serei sempre grato a 
Deus por reparti a minha vida com vocês...

Rodrigo Barboza de Aquino
10/11/2010

2 comentários:

Unknown disse...

Mandou bem Guinho, eu me lembro quando te conheci eu era apenas um menino timido e que não sabia falar, mas Graças a Deus, ele fez nossos caminhos se cruzarem, hoje sei que grande parte de quem eu sou, devo a você que me ensinou muitas coisas.
Por isso agradeço a Deus por ser este arquiteto maravilhoso que vai orquestrando toda a nossa vida e colocando pessoas perto de nós para que juntos possamos chegar mais perto dele. Que é sem duvida nosso melhor amigo

Unknown disse...

é meu amigo...uma palavra fraterna q expressa tantos sentimentos bons ... verdadeiros...
Mas sinto essas palavras em minha alma, em minha vida, em minha existencia... como vc mesmo disse Davi tinha q ter Jonatas como amigo pra ser o q foi... e te digo o mesmo meu "caro zarcos... lepssom".... preciso de ti pra ser o q sou...!!!! OBRIGADO!!
Tiago D '