domingo, 5 de dezembro de 2010

Escola de Milagres

Não sei se você já parou pra pensar em como foi honroso para os discípulos serem testemunhas oculares da vida de Jesus! Jesus era professor na “Escola de milagres” onde todo o dia tinha uma lição nova. Vamos viajar na história?

Aula de Química [João 2: 1-12]

Certa vez estavam todos em uma festa quando chegou a notícia: “Acabou o vinho!”. As pessoas estavam aflitas, pois naquele tempo isso era algo inadmissível. Eu imagino Jesus olhando para seus discípulos e dizendo: “Hoje vocês vão aprender a transformar água em vinho.” Os discípulos então pensaram: “A água é composta de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, já o vinho é o sumo da uva espremida e condensada. Isso é impossível...”. Mas na Escola de Milagres quem dita as regras é o professor. E se Ele diz que vai dar certo, quem poderia contradizê-lo? Enfim, a água se transforma em vinho, o melhor vinho! Todos ficam maravilhados...

Aula de Sociologia [João 4: 1-18]

Jesus e seus discípulos caminham pela cidade de Slicar em Samaria. A caminhada é longa e deixa Jesus exausto e com sede. Jesus se assenta enquanto alguns de seus discípulos voltam à cidade para comprar alimentos. Eles descansam perto de uma fonte até se aproximar uma mulher samaritana. Os judeus não se davam com os samaritanos, e os discípulos que ali estavam simplesmente ignoravam sua presença, mas o professor não! Jesus começa o diálogo: “Dá-me de beber!”. A mulher samaritana se espanta com a iniciativa do professor e indaga-o: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana”. Jesus apenas sorri e diz: “Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” E seus alunos apreenderam que não há restrições para a palavra de Deus!

Aula de medicina [João 9: 1-6]

Jesus está a caminhar com seus discípulos quando avistam um cego pedindo esmolas. Os discípulos levantam um questionamento: “Mestre, quem pecou? Este ou seus pais para que nascesse cego?”. Jesus responde: “Nem uma coisa e nem outra, enquanto estiver aqui, eu sou a luz do mundo!”. Ele cuspiu no chão, e tendo feito lodo com sua saliva, aplicou nos olhos dos cegos. Não precisava ser oftalmologista para saber que aquela ação não tinha lógica. E quem disse que o professor usava lógica em seus ensinamentos? Então o cego foi à beira do tanque Siloé e lavou seus olhos. Os vultos começaram a aparecer, e depois os vultos começaram a ter uma forma mais nítida e então o cego começou a enxergar! O professor desafiou a medicina e venceu...

Aula de matemática [João 6: 1-15]

A escola de milagres estava ficando a cada dia mais conhecida! Uma grande multidão seguia o corpo docente da escola. E quando Jesus viu essa gente toda, logo pensou: “Onde compraremos pães para lhes dar de comer?”. Eu imagino Filipe olhando para seus colegas de turma com espanto! E então para tentar impressionar seu professor faz um cálculo estatístico: “Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço!”. Jesus fica feliz em saber que tem um aluno bom de calculo, só que naquele instante a matemática era outra. André acha no meio da multidão um rapazinho que diz: “Eu tenho cinco pães e dois peixinhos.” Pronto... Números no quadro negro. Vamos calcular: 5 pães + 2 peixinhos = Fome de 5.000 pessoas! Ops... Tem algo errado! Seria possível? Antes da prova real, Jesus faz algo essencial: “Pai, eu dou graças a Ti!” Os discípulos começam a distribuir ainda desconfiados, mas percebem que quanto mais oferecem, mais o cestos ficam cheios! A alegria enche a sala de aula... Mais um dia, mais uma lição! A matemática funcionou...

Aula de física [João 6: 16-20]

Os discípulos no final daquele dia cansativo tomam uma embarcação e seguem rumo a Cafarnaum. O professor ainda não vai, pois ficou no cais despedindo a multidão e preparando a próxima aula. Depois de estarem a mais de cinco quilômetros de terra firme, eis que vem Jesus andando sobre o mar. A inteligência humana de seus alunos analisa: “A densidade da água é 1 g/cm³ e tudo que tiver densidade maior afunda. Como alguém pode andar sobre as águas?”. Então concluem: “É um fantasma!” O professor então solta um grito em meio ao mar: “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais.” O aluno Pedro ainda não convencido diz: “Se és tu Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas!” Jesus permite e lá está Pedro desafiando a gravidade! Aula em alto-mar... A escola de milagres não tem paredes!


Como é edificante relembrar momentos inesquecíveis da fundação da Escola de Milagres, que até hoje está com as portas abertas para novos alunos. O professor mudou: Jesus subiu aos céus para preparar a nossa formatura, mas deixou um ótimo professor que vive dentro de nós: O Espírito Santo! As matriculas estão abertas a todo tempo, basta preencher o formulário de seu coração e anexar sua fé. Vamos juntos aprender?

Rodrigo Barboza de Aquino
05/12/2010

2 comentários:

Lidiane R.S. Garcia disse...

Cada dia eu quero aprender com esse Professor!

Acho linda uma passagem em Proverbios 8:30 Em que a Sabedoria fala que desde o principio o Senhor a possuia, ela foi ungida....e a que eu gosto mais é quando ela Fala: então eu estava com ele e era seu aluno!
Acho linda essa declaração! E me lembrei quando li o seu texto!

Ate a sabedoria era aluna do Senhor...
Eu quero ser, quero aprender tambem! Pois o mesmo Jesus disse: Aquele que crer em mim, fará as obras que eu faço, e outras maiores fará... Aleluia!!!!

Jéssica Sousa disse...

Concordo com a Lidiane: Aquele que crer em mim, fará as obras que eu faço, e outras maiores fará...
Lembrei novamente da música da Heloísa Rosa - Não se Turbe!