domingo, 14 de novembro de 2010

Construção de conceitos

Com o passar dos tempos percebi que viver não é uma ciência exata... As pessoas de certa forma estão sempre “planejando” um “formula” para ter controle sobre suas vidas, mas a verdade é que não existe controle! Todos nós estamos sujeitos à inconstância, a vulnerabilidade e todos os conjuntos de valores e princípios que absorvermos desde a infância! Outro dia conversando com a Gabriela Mendes (viu, olha o seu nome aí!), ela disse que minhas conversas são tipo “psicanálise”, que estou sempre “analisando” as pessoas. Longe de mim me julgar psicólogo, a psicologia é um estrada que apenas olho com interresse e admiração! Entretanto confesso que leio muito a respeito das Teorias comportamentais, e de certa forma isso me ajuda a entender as pessoas.

A infância de todos tem bastante relevância para entendermos nossas raízes mais profundas. A coisa é mais simples do que parece!

Exemplo: Quando você é criança e leva um choque na tomada. Fica registrado em seu consciente a sensação de dor; E quanto mais o processo for repetido, mas consistente será o conceito de que: DEDO NA TOMADA = DOR!

A gente se desenvolve com esta idéia intrínseca na cabeça. E aí surgem nossos conceitos sobre o que é certo ou errado! Sobre o que pode e o que não pode... De certa forma estes conceitos ajudam em nossa caminhada, mas quanto levados a “extremidade”, engessam o processo! Criamos o nosso mundo sem levar em consideração outras perspectivas e acabamos ignorando novos conceitos e novos aprendizados.

Pedagogia não é a minha área, mas como estou sempre rodeado pela categoria, posso fazer um comentário: O sistema atual de educação é falho! Todo o sistema... O conceito de aprendizagem precisar ir muito além de provas e testes. É necessária a observância continua do processo de aprendizagem, incentivando não a “decoraba”, mas o conceito e argumentação de qualquer tema. É claro que isso daria muito mais trabalho para as instituições de ensino, mas creio que meus filhos e netos irão ver esse sistema se modificando. (Conto com vocês amigos da pedagogia).

Enfim, quero propor algo simples a você! Reveja seus conceitos, mas antes saia dentro de sua “caixinha”... Observe de fora! Permita-se... Eu não tenho duvida que o maior desafio que a humanidade tem é de aceitar mudanças. Às vezes não é o mundo que está errado, quem sabe pode ser você! Seja autêntico, mas não seja egocêntrico! Tudo começa a mudar quando você muda...

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

Rodrigo Barboza de Aquino
14/11/2010

Um comentário:

Lidiane disse...

Então meu amigo Rodrigo, hoje estou passando por algo parecido com o que você escreveu...... Mas acredito que vai dar certo "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." Eu quero crescer, ir mais alem....Com Jesus eu consigo, com Jesus TUDO POSSO! Eu creio, e vou seguir, levando minha cruz a cada dia, mas vou seguir.....
"Saia do lugar que limita a sua visão". Essa frase não sai do meu pensamento............

Paz.