quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Gentileza gera gentileza


Como gestor de Recursos Humanos não posso negar a importância das palavras em todo e qualquer relacionamento. Na minha cidade existiu um camarada que ficou conhecido como “Profeta Gentileza.”, tudo por causa de sua frase mais famosa: “Gentileza gera gentileza!”. Não era apenas um jargão, era um estilo de vida que particularmente acredito dar certo. Desde adolescente aprendi a observar as coisas ao meu redor, e observando vi que muitas pessoas não usam as palavras certas em seus relacionamentos. E quando falo relacionamento, falo de todo e qualquer relacionamento! Há pessoas que de fato tem uma enorme dificuldade de dizer, por exemplo: BOM DIA! E quando falam, passam a nítida impressão que o faz por obrigação. Eu fico pensando: “Se o mal-educado soubesse a vantagem de ser educado, não seria mal-educado!”. Quando você trata alguém bem (com sinceridade), você está formando um anelo de confiança! As “rodovias” da comunicação se alargam e você pode transitar com muito mais facilidade. Sempre que posso dou esse exemplo, pois é perfeito para o assunto. Você já foi ao MacDonald’s e fez seu pedido da seguinte forma: “Bom dia Aline (supondo que fosse o nome da atendente), eu gostaria de comer um Big Mac com batata pequena e suco por gentileza!” Posso já te adiantar que você será visto de outra forma, e falo isso por experiência própria! É natural em mim... Mas na maioria das pessoas não é infelizmente. Vamos desfragmentar um pouco....

1º Primeira coisa que você precisa saber é que a EDUCAÇÃO é o “Abre-alas”, não economize “Bom dia, boa tarde e boa noite”! E quando desejar isso a alguém, seja sincero, queira o bem das pessoas!

2º A PESSOALIDADE vem logo atrás! Habitue-se chamar as pessoas pelo nome, pois nosso nome representa simplesmente a palavra que mais escutamos desde nossa infância! Quando você trata alguém pelo nome, você estabelece sintonia.

3º Seja GENTIL, agradeça as pessoas quando necessário. Esse papo de que: “To pagando... Não é de graça!”, é a coisa mais ridícula que já ouvi! Todos nós inevitavelmente iremos precisar do outro e agradecer é o mínimo que podemos fazer. Como já disse, Deus se agrada de um coração grato.

Estou escrevendo o texto e pensando se vou postá-lo ou não. Ta parecendo mais trabalho de TRH (Teoria das Relações Humanas)... Rs! Mas acredito que fazer uma introspecção sobre a maneira como tratamos as pessoas, é um ótimo caminho para melhorarmos nossos relacionamentos. Salomão, em toda sua sabedoria disse: “Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo.” Provérbios 16:24. Paulo em toda sua eloqüência exclamou: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." Colossenses 4:6. Eu tenho certeza que Deus se importa com a maneira que você usa as palavras! E processo é de dentro pra fora, e não ao contrário. Boas palavras podem evitar desencontros, discussões e separações! E também podem construir relacionamentos saudáveis...Todos nós podemos melhorar!

Rodrig Barboza de Aquino
06/01/2011

2 comentários:

Lidiane R.S. Garcia disse...

Respeito- passe adiante!
Bom texto...

Denilson Basílio disse...

É Rodrigo! As maiores verdades que já li sobre relacionamentos estão presentes neste texto. Nós pensamos muito parecido. Pena que eu tenho muita dificuldade de pôr o que o texto diz em prática... Tô aprendendo... Mais uma vez vc foi brilhante! Parabéns, meu amigo!