domingo, 23 de janeiro de 2011

Salva-me de mim mesmo!


Nas escolhas da vida nem sempre a assertividade me acompanhou... Mesmo com cautela a gente acaba escorregando (todos nós sem exceção)! É da natureza do ser humano culpar algo devido alguma frustração, mas é nossa obrigação desviar-se dessa tendência... A verdade é que somos responsáveis pelo nosso futuro! A maior dádiva que Deus nos deu quando nos criou foi a LIBERDADE! Deus não nos privou em momento algum de escolher. Mesmo no Jardim do Éden, havia uma possibilidade de comer qualquer fruta, mesma a da árvore central do jardim! A possibilidade gera a liberdade! E algo que sempre me pergunto:

O que eu tenho feito com a minha liberdade?

Ainda que nossa intenção seja fazer coisas boas, nem sempre fazemos. Paulo sintetiza isto de forma clara nos versículos abaixo:

“Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo. E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.” 
Romanos 7. 15-20

Paulo sofria com essas questões, assim como nós sofremos. Achamos-nos indignos e fraudulentos em pregar o evangelho, e passamos a ser um alvo fácil para as forças do mal.  A santidade parece se dissolver em nossos dedos nos colocando numa caverna (igual a Elias) 1 Reis 19!
 E Deus nos responde igual respondeu a Elias:

'Ali ele entrou numa caverna para passar a noite, e, de repente, o SENHOR Deus lhe perguntou: —O que você está fazendo aqui, Elias?" 1 Reis 19:9

Eu sempre fico reflexivo quando leio alguma passagem da bíblia em que Deus pergunta algo a alguém. Afinal, Ele é Deus, já sabe a resposta! E por fim acabo entendendo que há um propósito maior em Seus questionamentos: 
Provocar introspecção a quem Ele direcionou a pergunta!
E hoje Ele me fez a mesma pergunta: “O que você está fazendo aí Rodrigo?
Ele me fez pensar... Fez-me entender que eu precisava enfrentar meus próprios medos.  Precisava enfrentar a mim mesmo! Hoje o meu inimigo dormiu comigo e eu nem desconfiei...
Glórias a Deus por me revelar mais este mistério!

Rodrigo Barboza de Aquino
23/01/2011

Nenhum comentário: