quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Matemática de Deus



Em Juizes 6 encontramos o povo de Israel em um situação difícil. O povo de Israel havia pecado contra Deus, e por sua vez Deus deixou que os midianitas os dominasse durante 7 anos. O povo de Israel está acovardado, pois o seu oponente eram muito mais forte do que eles.

Em tempos de adversidade, Deus vai ao encontro de seus heróis. E o herói da vez é o inconformado Gideão! Gideão questiona o anjo de Deus,e diz:

Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.

 Deus poderia ficar zangado com Gideão, afinal ele estava colocando em jogo a presença de Deus! Mas Deus em sua infinita sabedoria vê através daquele discurso ríspido, um ato de coragem! Isso agradou Deus, e o fez declarar:

Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá!

E logo depois dessa ordem Gideão aponta suas debilidades, da mesma forma que todos nós já falamos para Deus:

Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

 E eu me pergunto onde está o Gideão corajoso de versículos atrás? Isso acontece a todo instante... Ora estamos fortes, e no segundo seguinte estamos pedindo a morte como o profeta Elias (I Rs 19:4). A resposta de Deus não foi diferente a Gideão, colocou-o de pé com uma declaração:

Mas o SENHOR disse: - Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.

Tudo acertado! Estava tudo pronto para o povo de Israel mudar sua história, a não ser por um motivo: 
A MATEMÁTICA DE DEUS!

Eu pensei em escrever este texto porque acredito que todos nós já ficamos encafifados com a matemática de Deus! Na faculdade escuto muito falar sobre planejamento estratégico, uma ferramenta indispensável para realização de projetos. Na vida não é diferente, estamos sempre mensurando resultados para anteciparmos decisões, e por fim ter a conclusão do nosso projeto. Só que quando se trata de traçar planos estratégicos, Deus é o maior! Isso porque Ele vê o futuro, não mensura! Gideão não sabia disso e só não se espanta mais porque Deus explica Seu planejamento:

O SENHOR Deus disse a Gideão: - Você tem GENTE DEMAIS, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda.

Deus não permitiu Gideão sair com força total por um motivo simples: Deus queria ser exaltado! Aqui encontro uma das mais relevantes explicações para entendermos o porquê às vezes somos enfraquecidos e abandonados “humanamente falando” quando passamos por uma provação. Tudo para honra dEle! Deus quer ser o centro da nossa vitória...

Deus começa a fazer os cortes no exército de Gideão. Vamos à matemática de Deus!

Gideão começa com 32.000 soldados.
Deus tira 22.000, sobram 10.000!
O exército de Gideão sofre um corte de 68,75%.

Você acha que Deus está satisfeito? Não, Deus diminui ainda mais...

O exército de Gideão tem 10.000 soldados!
Deus tira 9.700, sobram 300!
O exército de Gideão sofre um corte de 97%.

Gideão começa com 32.000 e termina com 300 soldados. Apenas 0,9375% de seu exército inicial. Logo Deus deu a vitória aquele povo com apenas 0,9375% de sua força! E só mais um detalhe, o exercito dos inimigos era tão grande que a bíblia expressa que seu número era como “Nuvem de gafanhotos”, ou seja, muitos!

Anos se passaram e Deus ainda repete o processo! Quando pensar que suas forças estão diminuindo: Deus está no controle. Quando olhar no espelho e não ver mais aquela alegria e vigor de antes: Deus está no controle. O que move a vitória de Deus pra sua vida não é a sua força, mas a sua fé! Acredite, podemos vencer mesmo debilitados. Como? Isso é com Deus... 

2 comentários:

Paula Glézia (: disse...

Olha,gostei muito do que vc escreveu... Um confronto muito grande para aqueles qe estão passando por situações em qe somos tentados a vacilar... Mas Deus em Sua infinita e MARAVILHOSA misericórdia sempre nos sustenta e nos deixa claro qe Ele sempre estará conosco em qualquer situação ! Qe Deus lhe abençoe ABUNDANTEMENTE :DD

ives cunha disse...

hahahaahaha

DEUS é muuuuito surpreendente pra mim!

primeiro pq o texto é realmente inspirador e explicito em sua mensagem: DEUS tem o dominio em toda e qualquer situação independentemente de recursos. se eu me lembrar do que aprendi hoje estarei mais confiante amanha!

segundo, rodrigo voce conhece essa garota que fez o outro comentario? fiquei boquiaberto de ver um comentario dela aqui, é uma irmã de valor inestimavel em minha vida, ver o comentario dela me tras recordações boas...

ouvi uma vez , mas confesso nunca ter meditado sobre o assunto: a presença de DEUS atrai seus filhos. não questiono e nem apoio a ideia mas se funciona, é uma prova a mais que DEUS é contigo!

que DEUS continue a abençoar voce em sua jornada.

rodrigo, guerreiro do SENHOR...