sábado, 9 de outubro de 2010

Antes, a Sua vontade.

“Pai, se possível, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” Lucas 22:42-44


A bíblia têm lindas historias, lindas orações, mas nenhuma que chegue perto da oração de Jesus no Getsêmani! Sempre que leio esses versículos fico maravilhado com o exemplo que Jesus Cristo em um dos momentos mais difíceis, senão o mais difícil que passou!

Antes de fazer essa oração, Jesus se distancia dos seus discípulos, como quem quer privacidade. Ele dobra seus joelhos e rasga o seu coração diante do Pai. A oração de Jesus é simples e direta! Na primeira frase de sua oração Jesus deixa sua natureza humana falar: “Se possível, passa de mim este cálice”. Você já deve ter feito essa oração um dia a Deus! Mas Jesus não para por aí, pois sua segunda frase terá a sua natureza divina dizendo: “Todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua”. Jesus nos dá uma lição que a vontade de Deus sempre terá uma relevância gigantesca em comparação com nossa vontade. Precisamos seguir esse exemplo em momentos de angustia que viemos a passar...
Eu imagino Deus no trono ouvindo esta oração! O que você acha que um Pai faria nessa situação? Deus mandou um anjo para fortalecê-lo! Acredito que foi uma forma de Deus responder aquela oração, e a resposta foi: “Não posso afastar esse cálice filho, mas posso ajudá-lo, e por isso envio um anjo para te fortalecer!”. Jesus foi posto em agonia neste momento, e começou a ora mais intensamente! Ele começou a suar sangue! Fui verificar como acontece esse fenômeno, e cheguei a seguinte conclusão:

O suar sangue é chamado de “hematridose”! Essa reação é produzida diante de condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O fenômeno Hematidrose consiste em intensa vasodilatação dos capilares subcutâneos que distendidos ao extremo rompem-se. O sangue se mistura com o suor e esta mistura acaba surgindo pela superfície do corpo.

Jesus passou por uma aflição tão grande naquela noite, para que eu e você não precisemos passar. Tudo isso por nos amar de maneira incondicional... Ele nos deu o exemplo de que é melhor a vontade de Deus, do que a nossa! Porque se Jesus tivesse mudado o foco de sua oração, certamente eu não estaria aqui para escrever este texto, e você não estaria lendo! Ele fez isso por nós. E nós? Qual será nossa escolha? A nossa vontade, ou a dEle?


Nenhum comentário: