quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As lentes do amor


“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!”

Mesmo sendo um pouco clichê, senti vontade de começar este texto com uma das frases mais lindas que Renato Russo escreveu. Na teoria é muito simples, mas na prática a coisa começa a ficar mais séria. Seriedade que escoa pelas mãos de uma geração limitada pela superficialidade do corpo e da alma.  Como já dizia Arnaldo Jabor: “ A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu.” Sobra carência do real afeto e carinho esquecidos com o passar do tempo.

De um lado o universo feminino que busca um príncipe encantado, mas não quer o rótulo de princesa. Pelo menos não se comportam como, e acabam sendo o troféu da noite a ser esquecido em uma estante qualquer. E do outro lado o universo masculino que depois de beijar 1000 bocas percebe que não beijou nenhuma. Então tenta se tornar um “ex-galinha” mais bem sucedido e encontrar alguém para passar o resto da vida. Isso tudo parece um jogo em que as peças estão sempre mudando de lugar, sempre sem direção.

No fundo as pessoas têm medo mesmo de ficarem sozinhas, então ficam com todo mundo. E por fim não ficam com ninguém! Ou então engata um relacionamento baseado em superficialidades que “quebra” na primeira curva. (Sim, já aconteceu comigo!). E então a gente começar a entender o porquê já dissemos “Eu te amo” muito mais de uma vez. E de certa forma não vejo problema, você acha que o amor só vem uma vez? Eu não! Afinal, o amor é um sentimento que pode ser alicerçado ou destruído com o tempo, depende de quem ta morando lá dentro. As nossas escolhas são determinantes para tal processo, e então surgi um versículo que acho fundamental nesse entendimento.

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:7

SOFRER
ACREDITAR
ESPERAR
SUPORTAR

Alguém consegue enxergar superficialidade nesses verbos? Nem eu... Isso tem haver com profundidade, investimento em longo prazo. Esse lance de “amor a primeira vista” é legal nos filmes de Hollywood, mas na realidade não acontece assim. Hoje eu tenho o prazer de contemplar Bodas de prata, ouro e até de diamante. Mas será que nossos filhos terão esse prazer? Porque tudo hoje é muito fácil, muito “Fast-food”! Se troca de parceiro como se troca de roupa, afinal, o preservativo esta aí para não somente para evitar uma gravidez indesejada, mas principalmente para não precisar confiar em seu parceiro acerca de DST.

Por essas coisas que o coro é uníssono: “Está difícil arrumar alguém para namorar, muito mais para casar!” E a minha dica a essa dificuldade é NÃO DESISTA. Uma hora o “destino” (para aqueles que pensam desse modo) vai colocar alguém em sua vida que vai te fazer entender o motivo de todos os outros relacionamentos anteriores não terem dado certo.

E enfim você vai perceber certas diferenças...
... que ter uma esposa é diferente de ter uma mulher.
... que ter casamento é diferente de ter um contrato.
... que ter um lar é diferente de ter uma casa.

Rodrigo Barboza de Aquino
14/12/2011

Um comentário:

Denilson Basílio disse...

Muito bem seu texto, meu brother! "Ex-galinhas" foi show' É isso mesmo! E os ex-galinhas só viram ex após os 40 agora! Misericórdia!