terça-feira, 20 de setembro de 2011

O sonho do Valentim

Valentim é o tipo de ser que vive pulando de casa em casa. Não tem lugar fixo e troca a noite pelo dia... Está sempre arrisco e manhoso! É intrometido e às vezes me deixa irritado, mas seu olhar penetrante me conquista a ponto de tolerar suas armações. Valentim não é uma pessoa, e sim o gato da minha prima!

Não cresci tendo contato doméstico com nenhum animal, mas a chegada o Valentim em momento tão difícil me fez rever meus conceitos sobres os animais. Assim como o sol, o mar, as árvores e toda criação, os animais também tem seu papel em nossas vidas. Já pensou em um mundo sem animais? Deus tinha um propósito para cada um, inclusive nós animais racionais.

Hoje durante o dia passei pelo Valentim umas deis vezes, o que não incomodou nenhum pouco! Valentim dormia feito como se estivesse no mundo dos gatos: Wiskas sabor peixe, água e muita sombra fresca. Eu parei e fiquei olhando para ele! De vez em quando ele ameaçava levantar, mas logo resistia em abrir os olhos como se sonhasse algo maravilhoso e imensurável. Eu disse para minha irmã: “Depois do filme: “O Gato de Botas”, o Valentim pode estrelar em: “O gato que sonhava””.

Eu pensei: “Gato é gato, não tem o que se preocupar!” E subi para o meu quarto para continuar meus afazeres. Veio-me a mente um trecho da bíblia que me fez lembrar aquele episódio. Palavras de Jesus:

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida. "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.


Mateus 6:25-32

Depois de refletir nessas palavras, o sonho do Valentim me pareceu o lugar ideal para se viver. Pois a mesma geração que se gaba dos avanços tecnológicos também é refém de antidepressivos e remédios para dormir. Passamos a trabalhar mais horas para conquistar sonhos impostos pela mídia, deixando de lado áreas essenciais como família, amizade e honra. O homem mais sábio e mais rico de toda existência nos advertiu:

“Mais vale o bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro”. (Provérbios 22:1)

Quer saber? Vou dormir e sonhar... Esquecer os problemas da vida e relaxar como Valentim. Fazer o possível, e deixar Deus agir no impossível.

Rodrigo Barboza de Aquino
20/09/2011

Nenhum comentário: