quarta-feira, 11 de maio de 2011

A renúncia, eu e você!


Todo assunto que remete ao comportamento humano me intriga, me fascina, me atraí! Não vai ser a primeira vez e nem a última que serei motivado a dar a minha contribuição na incansável busca da plenitude dos relacionamentos. Hoje o foco é a relação conjugal.

Uma bela definição seria: “Relação conjugal é espécie singular de relação entre pessoas que se unem uma à outra, com propósito de vida mútua em comum, distinta da ordinária vida social, ou da relação social a que se subordinam.”.

Gosto de pensar na idéia de que “vida mútua em comum” é uma expressão que devemos carregar entrelaçada as nossas questões conjugais. O grande desafio está em como traremos esse “comum” da teoria para a prática. Quero usar três palavras para calçar meus argumentos para a manutenção de um relacionamento saudável. Grave essas palavras: PERSPECTIVA, VISÃO e ESCOLHAS!

PERSPECTIVA é uma representação de fatos que ainda não aconteceram, falando de maneira superficial! Daí surgiu o questionamento: “Qual a sua perspectiva de vida?”, ou seja, o que será da sua vida amanhã? Podemos definir que PERPECTIVA é o quão longe você consegue enxergar os fatos.

VISÃO é a habilidade em que se permiti enxergar e discernir objetos, pessoas, situações e etc. A nitidez está incluso nesse item, pois não adiante você enxergar e não ver (se é que você me entendeu... rs). Posso dizer então que VISÃO é o quão nítido você consegue enxergar os situações.

ESCOLHAS são o resultado de nossas opções e preferências acerca dos objetos, pessoas, situações e etc. Nossas escolhas interferem diretamente nos resultados obtidos ao longo de nossa vida. Vamos conceituar então que ESCOLHAS como o processo que direciona os resultados das circunstâncias.

Algo interressante que percebi ao longo da minha caminhada é a extrema dificuldade de nos colocar no lugar do outro. Achamos nossa perspectiva soberana e única, trazendo um enorme conflito a superfície do relacionamento. E como não conseguimos nos colocar no lugar do outro, temos nossa visão embaçada da situação. Consequentemente fazemos escolhas em meio a confusão de interresses que permeiam a relação. Tudo é progressivo e até bem lógico. É claro que o comportamento humano não é uma equação do 2º grau que ao organizarmos os elementos, temos sempre um único resultado. Podemos mudar nossa maneira de agir e mudar o resultado de qualquer situação. Para isso precisamos exercitar uma palavrinha mágica chama RENÚNCIA.  Eu sempre digo que a maior expressão de amor de todos os tempos é respaldada pela renúncia. Observe:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Deus renunciou seu próprio filho em nosso favor. Portanto se você diz amar alguém e não consegue renunciar nada, me desculpe, mas eu não vou parar para te ouvir. Deus que tem uma ampla PERPECTIVA, teve nítida VISÃO para fazer essa ESCOLHA!

Vamos prosseguir no exercício contínuo de aprender a amar o próximo. Você não é o único que tem dificuldade, eu também estou nessa.

 10/05/2011
Rodrigo Barboza de Aquino

Um comentário:

εïз Shanir ..♪ disse...

Perfeitamente!!! Deus esteja contigo!