segunda-feira, 30 de maio de 2011

O benefício da correção!


Em tempos em que os limites são exterminados por uma sociedade extremamente liberal, discorrer sobre correção é meio que "retrô"! Assim são removidos os princípios do respeito, da obediência e do amor. E então podemos “vibrar” na voz de Lulu Santos: “Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade...”.

Por ter sido criado por um militar, acredito que absorvi a expressão “limite” de maneira mais acentuada. Recordo-me de um fato que marcou a minha vida. Eu era um adolescente que gostava de videogame e estava “doido” para ter o tão desejado NINTENDO64! Afinal meus melhores amigos tinham, porque não eu? Tanto pedi ao meu pai que ele me prometeu dar. Fiquei feliz porque se meu pai me prometesse algo, certamente ele iria cumprir! O tempo passou e em uma bela manhã de domingo minha mãe me pediu para realizar uma tarefa. Eu resmunguei uma, duas, três vezes e bati o pé na posição de não ir. Minha mãe já estava ficando irritada e eu teimava em não obedecer-lha! Meu pai observava de longe e resolvi intervir! Meu nunca foi de dá muita bronca, mais quando dava... Enfim, sua sentença através de sua voz firme foi: “Rodrigo, você vai agora fazer o que sua mãe pediu e não vai ganhar mais videogame nenhum. Para você aprender obedecer a sua mãe!”. Acho que foi a semana mais reflexiva da minha vida até então! Chorei... Você não iria chorar? Era meu sonho, ainda que hoje eu ache fútil, o adolescente achava primordial! E o adolescente aprendeu uma lição, aprendeu um limite. É impressionante! Eu sempre lembro dessa história com alegria, pois foi através desta pequena correção que pude aprender uma grande lição. Aprendi através de pessoas que me amavam...

Às vezes a correção pode soar como afronta, mas não é! Porque na verdade a correção é algo normal, suscetível a todos nós. A escolha esta em ser corrigido em amor ou em ódio! Deus já disse em sua palavra:

“Porque o SENHOR corrige aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” Provérbios. 3:12
Certa vez um homem segundo o coração de Deus fez uma sábia escolha. Ele havia pecado e Deus lhe deu as seguintes opções:

11 Ao levantar-se Davi pela manhã, veio a palavra do SENHOR ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:
12 Vai e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça.
13 Veio, pois, Gade a Davi e lho fez saber, dizendo: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra? Ou que, por três meses, fujas diante de teus inimigos, e eles te persigam? Ou que, por três dias, haja peste na tua terra? Delibera, agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.
14 Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas, nas mãos dos homens, não caia eu.

Entre ser corrigido por seus inimigos e ser corrigido por Deus, escolha a correção de Deus! A correção não é um castigo e sim uma maneira de nos aperfeiçoar a cada dia em nossa caminhada.

Rodrigo Barboza de Aquino
30/05/2011 

Nenhum comentário: