segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jornal da vida!


Confesso: As atrocidades que assolam meu Brasil me deixaram perplexo e desorientado. A esperança outrora límpida ofuscou-se em meio a tantas notícias ruins.

Não sei se você reparou como é difícil ver um telejornal e ouvir boas notícias, seja no campo da política, social ou ambiental. O mundo está um colapso, não há mais segurança e de tanto vermos essas noticias o medo passa a ser nosso hospede, nosso companheiro. Vou pegar, por exemplo, o Jornal Hoje, da GLOBO: Logo no início a apresentadora diz várias noticias catastroficamente ruins... Vai falando uma atrás da outra... Depois a penúltima noticia é aquela de sempre. Pega um economista pra nos ensinar a controlar nossas finanças como se isso fosse algo bom. Melhor seria parar de manipular as pessoas através da mídia televisiva. Quero ver algum economista ensinar alguém a parar de ligar para o BBB... Rs! E por último, a tradicional receita! Nossa... Depois de tantas noticiam ruins, podemos esquecer de tudo e fazer um bolo! Pronto... Podemos descansar e fingir que o telejornal é surreal!

Só que hoje foi diferente... Eis que em meio a um mundo tenebroso, surge um ato de bondade e honestidade!

Falo do motorista da linha Friburgo x Rio! Seu nome é Joilson Chagas que ao chegar no terminal rodoviário e fazer o check-in em seu ônibus, percebeu na poltrona número 13 (que azar que nada, rs), percebeu um envelope e um celular perdido. O envelope tinha nada menos do que R$74 mil... O que você faria em seu lugar? Segue abaixo seu relato:

- Cheguei e vi um pacote enrolado com um papel e um celular. Tirei, botei em cima da poltrona e verifiquei que era dinheiro. Muito dinheiro. Peguei, desci do carro e falei: ‘meu Deus, o que é que eu faço?’. É tentador

Eis que ao voltar ao terminal encontra um homem chorando e sem saber se era o verdadeiro dono, foi perguntar o que tinha acontecido:

- Ele disse que tinha perdido um documento no Centro do Rio. Eu perguntei o que era e vi que tudo o que ele tinha perdido estava comigo, dentro do ônibus. Eu perguntei se o celular dele era o que estava comigo e ele entrou em desespero. Acho que imaginou que eu estava com o dinheiro dele. Chamei ele num canto, conferi identidade, a passagem, tudo foi confirmado e fiz a devolução

O dono do pacote era um agricultor que mora na Zona Rural de Friburgo. Segundo ele, o dinheiro era fruto da venda de um veículo que ele usava para escoar a produção e seria usado para pagar o tratamento de saúde de uma filha adolescente. Quando recuperou o pacote, chegou a oferecer uma recompensa de R$ 2 mil ao motorista, que recusou a oferta.

- Fiz o que era certo. A melhor coisa que tem é você deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranqüilo.

Apenas mais um detalhe. Joilson Chagas foi um dos moradores que perderam suas casas devido a fortes chuvas em Friburgo! Ele podia receber esse dinheiro como um presente de Deus, mas preferiu enxergar Deus nas lágrimas de um pai desesperado. Fez o que era certo... Deixou-me mais feliz por ser brasileiro, por ser carioca!

Se existem os vilões...
... também existem os heróis!

Rodrigo Barboza de Aquino
18/04/2011

2 comentários:

Lidiane R.S. Garcia disse...

Amem mano, que lindo!!!!

Deus abençoe esse sr.

εïз Shanir ..♪ disse...

:') que história!