segunda-feira, 19 de julho de 2010

O que é o amor?

Quem nunca falou ou ouviu a expressão “amor”? Essa palavrinha de quatro letras parece ter uma significância enorme para todos. O mundo prega várias coisas sobre o verdadeiro sentido de amar, poetas já tentaram descrever o amor com estrofes e rimas. Vamos ver algumas definições desses “poetas do amor”.

Vladimir Maiakóvski
disse assim: “Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor.” – Essa foi boa, concordo.

Machado de Assis
disse assim: “Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.” – Essa foi horrível, o Diabo só tem legalidade para agir naquilo que permitimos. Um casamento sem amor é fruto de nossas expectativas errôneas..

O tão falado
William Shakespeare
diz: “O amor é como a criança: deseja tudo o que vê.” – O tão idolatrado Shakespeare coloca o amor como uma coisa sem controle e sem freio, será que o verdadeiro amor é tão impulsivo? Eu acho que não!

Enfim, são muitas as óticas que homem tem sobre o amor, mas o que Deus tem a dizer sobre o assunto? O que sua palavra diz? Vamos por parte...

Em 1Jo 4:8 diz: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”. Aqui tem uma “lógica matemática do amor”, se o versículo diz que DEUS = AMOR, logo o AMOR = DEUS. O amor é Deus, e precisamos conhecer os princípios deste Deus de amor para entendermos o amor. Vamos lá...

Quero que pense no maior ato de amor já visto! Imagine algo que venha a impactar gerações e gerações... Pense! Eu já pensei, e o que me vem a cabeça é Jô 3:16: Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. – Não tenho duvida que esse foi o maior gesto de amor já visto, de um pai entregando o seu único filho em sinal de amor. E detalhe, não por pessoas boas, mas por pecadores. Posso então concluir que o maior ato de amor existente tem haver com RENUNCIA. Essa palavra dói! Ninguém que subtrair apenas acrescentar... Acredito que quando aprendemos a renunciar, estamos começando a amar, e amar de uma maneira excelente. Caminhando em direção ao entendimento ainda mais pleno, quero passar por 1 Cor 13. Aqui aprenderemos muitas coisas... Vamos fazer isso bem devagar, versículo por versículo.
1 Cor 13

1 - Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. – Imagina você ser um poliglota, não qualquer um, mas um poliglota que falasse até a lingua dos anjos. Você poderia se comunicar em qualquer lugar do universo, você seria o “tal”... Mas Deus compara as palavras desse poliglota SEM O AMOR com o barulho de um gongo ou de um sino, ou seja, estridente, mas sem a capacidade de uma alternância de expressões.

2 - Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada – Alguém que tem o dom de anunciar mensagens do Deus altíssimo, que tenha conhecimento e uma fé inigualável , capaz de transportar montes. Esse deve ser alguém importante! Ops, mas Deus diz que SEM O AMOR, ele nada seria!

3 - Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. – Conjeture comigo: Um Rei muito rico, que decide dar todas as suas riquezas aos pobres e ainda da a sua própria vida em favor daquele povo. Esse sim, é alguém digno de ser admirado! Bem, Deus diz que SEM O AMOR, de nada adiantaria tal feito.

4a - Quem ama é paciente e bondoso.. – A paciência é um fruto da bondade, No dicionário sua definição a explica bem: Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc. Ninguém precisa ter paciência com coisas boas, precisamos ter paciência com situações de incomodo. E isso não é uma tarefa fácil, não culpo ninguém por querer evitar sofrimento, acredito que até uma tendência normal do ser humano. Somos ansiosos por natureza, queremos ser felizes ontem, o amanhã nos assusta! Mas a paciência gera em nós a aprovação de Deus (Rm 5:4), e isso é uma bela coisa não acha? A paciência tem seus frutos doces, ainda que o plantio seja doloroso. SER BONDOSO E PRATICAR A PACIÊNCIA È AMAR!

4b - Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso – O amor definitivamente não é ciumento, mas sim zeloso. O ciúme é fruto da desconfiança, já o zelo é o cuidado com fatos reais. Entendo que a linha que divide um e outro é tênue, mas com sabedoria podemos enxergá-la. No amor não há espaço para orgulho nem vaidade. E quando falo dessas duas palavras lembro da queda de Lúcifer. O que o orgulho e a vaidade podem fazer coisas impressionantes... O amor não tem espaço para esse tipo de comportamento.

5a - Quem ama não é grosseiro nem egoísta – Ser grosseiro deve ser uma tarefa muito árdua imagino, despende muita energia está todo tempo de mau humor. Acredito que se o grosseiro soubesse como é muito menos cansativo ser gentil, ele mudaria de lado. O egoísmo tem tudo haver com nosso ego... Temos às vezes a tendência de achar que o mundo gira em torno de nosso umbigo, e isso não é verdade. Quando agimos assim, agimos com imaturidade! No amor precisamos saber a importância do próximo, seus limites, suas expectativas... Enfim, ter empatia em suas ações!

5b - Não fica irritado, nem guarda mágoas.­­ – Há uma diferença enorme entre estar momentaneamente irritado, e ficar constantemente irritado. A irritação é um veneno que não devemos deixar circular por nossas veias... Porque senão a gente da lugar ao descontrole. Em relação às mágoas é o mesmo principio. A nossa imperfeição fará em algum momento magoar alguém... É inevitável! Mas guardar essas mágoas é como guardar pedras em sua bolsa, vai pesar a cada dia! E quanto mais mágoas, mas peso! Faça um teste, jogue fora... Você será o maior privilegiado! Isso é um dos traços do amor...

6 - Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. - Isso tem haver com bondade, e isso me faz lembrar Deus! Com o passar dos tempos eu percebi que Deus não gosta que você peque por um motivo simples. É VOCÊ QUE SE ARREBENTA! E qual o pai que ver seu filho chorando? Por isso Ele estabeleceu suas leis, seus princípios, porque Ele sabe que sempre que transgredimos a lei, é a gente que sofre as conseqüências. Na parábola do filho pródigo (Lucas 15:11)vemos o pai triste com a partida de um filho, eu imagino ele coçando aqueles cabelos brancos e dizendo pra si mesmo: “Ele não sabe o que faz”, mas ele permiti sua partida. Dias se passam e o filho volta arrependido. O pai poderia deixá-lo de lado, mas se alegra porque ele viu que o filho tinha feito à coisa certa. Portanto, se você lá no fundo fica alegre quando alguém que você diz amar chora, se você despreza essa pessoa afim de que esse desprezo gere o amor. Tenho uma má notícia, de acordo com a bíblia: VOCÊ NÃO AMA!

7 - Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. ­ – O amor nunca desiste... Isso soa como uma guerra em meus ouvidos. Na guerra a gente se fere, sente fome, sente-se sozinho... Sente saudade das pessoas que amamos. Precisamos estar sempre vigilantes, não podemos desperdiçar forças! Em uma guerra precisamos ter suprimentos, porque senão sucumbimos. E nessa guerra os suprimentos são FÈ, ESPERANÇA e PACIÊNCIA! Se quer vencer... Esse é o caminho! Vamos munir nossas mochilas para este guerra.

= A bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. (Romanos 10:17)

ESPERANÇA = A esperança só pode ser alcançada através da experiência (Romanos 5:4). Outro dia ouvi de uma pessoa pedindo a Deus mais esperança. E eu disse prontamente: Se você faz esse pedido, você acha que Deus vai te dar esperança, ou vai te dar a oportunidade de desenvolver a esperança? Acho que a segunda opção... Portanto, é necessário vivenciar situações.


PACIENCIA = É difícil, mas preciso te dizer: Só os sofrimentos produzem paciência (Romanos 5:3). Paulo já dizia ”Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação; perseverai em oração” (Romanos 12:12). Sua paciência irá gerar a aprovação de Deus! E se ser aprovado na escola, no curso é uma coisa boa, imagina se aprovado por Deus?

13 - Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor. – O apostolo Paulo está dizendo que o amor é maior do que a esperança e a fé. Em Hebreus 11:6 diz que: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam". Se a fé é um pressuposto para agradar a Deus, imagina o amor que á maior que a fé? O amor resistirá em lugares áridos onde a fé e a esperança desfalece! Porque se você tem amor, você terá Deus! E a sua graça te basta...



O amor tem importância vital em nossas vidas... Amar significa andar nos princípios que Deus estabeleceu... Trilhar pelos seus caminhos! Vou te avisando que não será tarefa simples, volto-me para o que disse no início do texto. A renuncia anda junto do amor. Não há amor onde não há renuncia... Vejo o amor como uma estrada que muitos tentam trilhar, mas poucos conseguem! E por quê? Porque quando muitos dizem “Na alegria e na tristeza”, na verdade estão dizendo apenas na alegria! É uma escola, uns repetem de nível, outros avançam... Confesso que aos meus 26 anos minhas perspectivas sobre o amor mudaram depois que entendi 1Cor 13. Todos nós podemos aceitar essas verdades ou tentar fazer as coisas do nosso jeito, através do que “achamos” ser bom para nós... E você pode mesmo, Deus permiti. Em Ec 11:9b diz “Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.” O filho pródigo provou dessa liberdade de escolha de maneira errada, teve que prestar contas. E você, como usará a sua liberdade? Se você acha que ama alguém, tente passar pelo “teste” de 1 Cor. 13, e você terá uma outra dimensão do que é amar! Talvez você fique frustrado como eu fiquei, mas podemos começar a viver nossas vidas de maneira diferente. Relembrando: Deus é Amor, e o Amor é Deus! Tem uma frase que Max Lucado diz assim: “O amor é o que o amor gera...” O amor não é uma palavrinha mágica, e sim um conjunto de atitudes. Eu ai, ainda se diz capaz de amar? Bem... Eu também me fiz essa pergunta! Então pedi a Deus que segurasse minha mão nessa estrada chamada AMOR! Deus me respondeu sorrindo: “Ah... Agora você está começando a entender”.

Rodrigo Barboza de Aquino 19/07/2010


Agradeço a Deus pela sua grande misericordias para comigo. Agradeço a todas as pessoas a minha volta que de alguma forma ajudaram a entender essas verdades, e a Juliana Barbosa, por ter divido seus pensamentos sobre o amor tantas vezes. A sua vitória está perto...

Um comentário:

Juliana Barbosa disse...

Meu irmão!
Fiquei feliz com a sua mensagem e de saber que contribui um pouquinho pra que ela fosse do seu coração para o papel!!!!!
Você é uma benção de Deus!