quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A arte de relacionar-se


O ser humano é o ser mais complexo já feito, não há ciência exata capaz de prever atitudes, sentimentos, enfim... tudo que envolve as tramitações da vida de uma pessoa. Eu sempre fui um observador por natureza, aprendi a aprender olhando ao meu redor. Há um provérbio chinês que diz: SÁBIO É AQUELE QUE APRENDE COM OS ERROS DOS OUTROS. Seria possível? Há outro ditado mais conhecido que diz: A GENTE SÓ APRENDE ERRANDO! Será verdade? Dois pensamentos diferentes, dois caminhos distintos! Escolha o seu caminho, contanto que aprenda, qualquer um vai ter alguma valia! Então você estará pronto pra lapidar-se, a se transformar! E é somente através dessa transformação que podemos entender certos propósitos. Se antes olhávamos nossa vida como o centro de tudo, agora vemos que somos parte de um todo chamado: VIDA! Que nossas atitudes influenciam sim na transformação das pessoas a nossa volta, que uma palavra pode gerar alegria ou tristeza, amor ou ódio.



O mundo sofre com a política de cada um por si... Poucas pessoas entendem que tudo que vai, volta... Nem sempre pelo mesmos caminhos, mas volta! Certas situações que vivi me fazem lembrar desse paradigma. Às vezes o bem que faço a alguém, nem sempre retorna pelo mesmo alguém. Relacionar-se é uma via de mão dupla, não tem como transitar sem esperar um retorno, não que esse retorno seja uma recompensa, mas existi para que haja equilíbrio na relação! E para melhor exemplificar esse equilíbrio, eis que escrevo os 10 mandamentos um relacionamento!




1 - ACEITAÇÃO - Digo isto não para enfatizar a frase "NASCI ASSIM, SOU ASSIM E VOU MORRER ASSIM", mas há certas coisas em um relacionamento em quem precisamos aceitar, ainda que de forma temporal, pois o tempo há de moldar muita coisa!




2 - RENUNCIA - Saber abrir mão de certas vontades para o bem mútuo é uma boa manutenção! Precisamos equilibrar as escolhas dentro de um relacionamento.




3 - ESTRUTURAÇÃO - Quando duas pessoas começam a relacionar-se, começa o ato de estruturação, parte essa em que ambos tem que dar opiniões, deixar conceitos esclarecidos e dividir princípios. É como se fosse um manual, quando as coisas não estiverem seguras, a estrutura suporta até que tudo volte ao normal!




4- PERDÃO - Um item importante, pois estaremos lhe dando com pessoas errantes. Em alguma hora teremos que perdoa, outras pedir perdão! Tenho o cuidado de não fazer da boca pra fora, mas que venha de dentro tais pedidos, que não seja um subterfúgio para uma provável solução!




5 - PROJEÇÃO - Nenhum relacionamento perdura por muito tempo sem perspectivas, ter uma projeção não utópica trará um vislumbre que irá abrilhantar a relação.




6 - APRENDIZADO - Você já pensou em fazer a 7º série 20 vezes... Complicado neh! Da mesma forma precisamos aprender e aplicar... Um aprendizado não tem proveito algum se depois de algum tempo forem esquecidos! Até o mais estruturado relacionamento vai se desgastar se não for aplicado o que se aprendeu no passado!




7 - INOVAÇÃO - Costumo dizer que bem-aventurados os criativos de coração, porque deles procedem as mais belas surpresas. A inovação revitaliza sentimentos, restituí a alegria e a certeza de que somos importantes!




8 - CAUTERIZAÇÃO - Situações inacabadas antecedem as piores crises. Se há algo pra resolver, que seja pra ontem, pois amanhã pode surgi outra, e então a bola-de-neve irá ganhar força para realizar uma catástrofe. Previna-se!




9 - COMUNICAÇÃO - É o princípio dos princípios. Nenhum dos outros mandamentos se estabelece sem a comunicação! Discutir relações pode ser cansativo e estressante, mas é a única forma de fazer brotar o entendimento. Quem não se comunica, se complica!




10 - SUPERAÇÃO - Deixei esse para o final com o intuito de dizer que não existi formula pra relacionar-se com o próximo, existem princípios que ajudam! Sendo assim, pode ser que apesar de trilharmos por tais caminhos, as coisas se compliquem. Neste momento existe algo que não há ciência, existe a superação. Ir além de todos os seus limites por algo que você acredita. Situações extremas há de requerer atitudes extremas! É o plano B... A escolha é sua! Seja criativo...



Por Rodrigo Barboza 11/12/2008

Um comentário:

Minha vida disse...

Concordo plenamente, 'Quem não se comunica, se complica! '
Outra coisa que vjeo muito e o perdão, ou a pessoa só perdoa da boca pra fora ou não perdoa pois a pessoa sente raiva da outra que fez algo que ela não aprovou.
Acho também que estar sempre inovando alguma coisa no relacionamento faz ele ficar mas duradouro, mas movimentado, diferente, sem rotina!
Mas juntando esses 10 itens, um relacionamento verdadeiro dura muito tempo!