sábado, 19 de fevereiro de 2011

Nem tudo convém

Na minha concepção é difícil não atribuir à vida cristã o conceito de “liberdade”. De fato somos verdadeiramente livres, Jesus Cristo nos libertou da condenação eterna oferecendo a vida eterna através de seu sangue derramado como sacrifício na cruz do calvário. A grande questão é: O que temos feito com nossa liberdade?

Quero pegar um exemplo clássico na parábola do filho pródigo. Temos um filho que em liberdade exigi sua parte da herança e sai ao mundo para viver segundo os seus desejos. Por mais que o Pai tivesse o direito de dizer NÃO, ele disse SIM! E o faz porque o amor não aprisiona, antes liberta. Era lícito, ou seja, era “direito” do filho requerer sua herança, mas não era conveniente a maneira como ele o fez. Parafraseando o que um dia ouvi de uma amiga: “A coisa certa na hora errada, é a coisa errada”. O final da história todos nós sabemos, a graça do Pai invade a desgraça do filho, mas não apaga as marcas de uma história que poderia ser muito mais bela.

Nós sempre colhemos aquilo que em liberdade plantamos. Tem uma citação que de maneira muito simples retrata bem essa verdade. Ela diz: “Plantou limão... Vai colher limão! Tem muita gente por aí que planta limão, e do mais azedo, e quer colher laranja docinha...”!  Eu tenho observado muito jovens que buscam incessantemente uma bela aparência física. O mundo sugere:

“Tenha um corpo sarado e será aceito...”
“Tenha uma linda tatuagem e será observada...”
“Tenha um pircing e será cobiçada...”

Quero deixar claro que não sou contra a nada disso (isso rende debate... rs), mas existem algumas coisas que deveríamos levar em consideração antes de fazer. Começando por: “Qual o motivo real de em sua liberdade ter essas práticas?”. Ou então: “Se Jesus estivesse no meu lugar, Ele faria a mesma coisa?”. Confesso que já pensei em fazer uma tatuagem, acho bonito! Mas botei na balança a minha vaidade e a minha missão nesta terra... e logo se foi aquele desejo. Não gosto de ser tão contundente em minhas colocações, mas permita-me dizer algo: Minha geração não sabe o que é liberdade e posso provar. Basta sair um novo grupo pop e estão todos mudando o visual em busca da aceitação; Basta uma rádio insistir em uma música (secular ou gospel), e estamos todos cantando... E eu pergunto: “Onde está sua escolha?”.

Sim, o mundo vai te oferecer muitas coisas. Mas não, você não precisa aceitar tudo... Você NÃO precisa ser o que os outros querem que você seja. Você precisa ser quem Deus quer que você seja... E ponto final! Na parábola do filho pródigo, vemos o filho mais novo escolhendo em liberdade ser alguém que ele não era, e como isso no final da história machucou a si próprio. Tudo por causa de uma escolha... Basta uma escolha errada e os frutos virão!

E para terminar podemos concluir: Sim, você pode fazer o que quiser com sua vida!  Mas nem tudo convém você a fazer... Faça do Espírito Santo seu arbitro, procure ouvi-lo e saberás o que fazer e o que não fazer.

Graça e paz!
Rodrigo Barboza de Aquino
10/02/2010

Nenhum comentário: