sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A arte de amar!


Eu já escrevi um texto parecido só que de maneira generalizada chamado “A arte de relacionar-se”. O enfoque aqui é mais específico e espero criar a necessária introspecção para o enriquecimento intelectual de todos.

Não que eu me sinta um “Hitch: Conselheiro amoroso”, mas minhas experiências (e com humildade digo que não são poucas) contribuíram para que eu hoje entende-se certos pontos vitais em um relacionamento amoroso.

Podemos começar com o básico: VOCÊ NÃO PODE AMAR ALGUÉM ANTES DE AMAR VOCÊ MESMO. Isso pode soar a primeira vista como egoísmo, mas não é! Se você olhar-se no espelho e não conseguir ver o quanto você é especial, você não verá especialidade em nada ao seu redor. Você pode até vivenciar um “fanatismo amoroso” por alguém, mas nada que se aproxime do real AMOR.

SEJA TRANSPARENTE ACERCA DE SEUS SENTIMENTOS. Isso eu estou aprendendo até hoje... De certa forma é difícil se abrir com alguém que você não tenha a devida convicção de seus sentimentos. Na realidade ninguém gosta de alguém exatamente igual à outra pessoa. A profundidade vai depender da disposição de cada um em “apostar” no relacionamento. Portanto ser transparente ajuda tanto a evitar futuro percalços, tanto a firmar base promissora.

NÃO CENTRALIZE A RELAÇÃO EM SUAS PERSPECTIVAS. É comum a gente vê pessoas que deixam grandes oportunidades passar por não entender sua função em um relacionamento. Você pode ter a pessoa mais apaixonada ao seu lado, mas esse amor não irá livrá-la das mazelas do seu dia-a-dia. O mundo não gira em torno de vocês e inevitavelmente vocês serão atingidos no meio do fogo cruzado. Procure olhar toda situação de forma abrangente sempre.

NÃO SEJA ORGULHOSO. Nossa! Como eu já pequei nisso! E com o passar do tempo você vê que o orgulho foi apenas a espada que você usou para retalhar as boas lembranças. Tanta gente vive com o orgulho debaixo do braço nos relacionamentos... E hoje entendo que o ORGULHO é subproduto do medo. Somos orgulhosos quando o medo de se machucar nos alcança. Construímos uma barreira de orgulho na intenção de nos proteger. Acabamos por bloquear não somente as lágrimas, mas também a alegria.

ANALÍSE SEU PARCEIRO E AJA DE ACORDO. Todos nós somos diferentes, e essas diferenças nos fazem especiais. A síndrome de Grabriela não tem fez... Queira você ou não, você está em constante mudança! A escolha que você tem que fazer é se você quer direcionar suas mudanças ou não. Isso não é se anular e sim agir com sabedoria.

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE ZELO E CIÚME! Esse é um assunto complicado. Já fui durante criticado por não sentir ciúme em determinada situação. A desconfiança precede o ciúme, o cuidado precede zelo. A sutil diferença é vista na maneira como se trata as questões. Enquanto o ciúme é devastador e descontrolado, o zelo é prudente e racional.

NUNCA ATRIBUA A ALGUÉM A SUA FELICIDADE. Acho uma desonestidade imensa quando tentamos projetar em alguém nossa felicidade. Ser feliz é fruto do conjunto de nossas atitudes. Isso depende muito mais de você do que de alguém!

NÃO COLOQUE DESCULPAS NAS DIFERENÇAS. Muita gente usa esse discurso para respaldar sua incapacidade em manter uma relação. Fique feliz por ser diferente de seu parceiro, por pensar diferente e até agir diferente. São essas diferenças que irão ajustar seu relacionamento. Ninguém é idêntico a ninguém!

SAIBA A HORA DE SE CALAR. Quanta coisa eu já perdi por falar na hora errada e da maneira errada. O desejo incontrolável de acertar nos leva a dizer coisas idiotas e irracionais. Às vezes o silêncio faz bem a relação, saiba encontrar a medida exata.


BUSQUE A AJUDA DE DEUS EM TODO TEMPO. Como cristão preciso admitir que Deus é fundamental nessa história. Viver a dois não é fácil e requer empenho e disciplina. Eu ainda tenho muito que aprender e principalmente a exercitar. Considero-me um aprendiz na arte de amar... mas prossigo para meu alvo na certeza que Deus já preparou coisas que vão muito além da minha mente analítica.

Boa sorte a todos!
Rodrigo Aquino
24/02/2012

sábado, 4 de fevereiro de 2012

S.O.S - Save Our Souls

Particularmente eu não sabia o que significava a expressão “S.O.S”. Pesquisando descobrir que significa Save Our Souls (salvem nossas almas). Como eu já disse em um “SMS grupal” há dias atrás: Eu não era assim, mas com o tempo aprendi a pedir ajuda! Antes eu tinha dificuldade de expor minha fragilidade, mas acredito que Cristo me moldou e mostrou por “A+B” minhas limitações e o quanto sou nada sem Ele. Quanto mais conseguimos observar a grandeza de Deus, mas evidente fica nossa pequenez!

Acho que S.O.S é o que a humanidade precisa. Se despir da ilusória estabilidade que o mundo oferece e clamar: SALVEM NOSSAS ALMAS!

Pai, a começar por mim!
Salvem nossas almas...
S.O.S! 


Rodrigo Aquino
04/02/2012

domingo, 29 de janeiro de 2012

Crianças também oram!


Quase diariamente meu sobrinho Breno Aquino ora por mim. Acho que o ato de alguém orar por nós é diferente de quando oramos por nós mesmo! E quando esse ato é feito por uma criança de nove anos o torna ainda mais especial. Jesus foi categórico ao dizer que o Reino dos céus é das crianças. Eu sempre levei isso muito a sério, e talvez seja por isso que tento imitá-las em alguns aspectos. Minha relação com o Breno é quase de irmão... Ainda quando bebê pegava ele em meus braços (ainda que com medo... rs! Homens...) para fazê-lo dormir. Lembro que enquanto recostava seu rosto lisinho em meu ombro, eu orava silenciosamente para que Deus o abençoasse. Eu sentia essa obrigação sobre mim por ser o único cristão em meu lar... O tempo se passou e hoje ele ora por mim! E que oração...!!! Algo que fico perplexo é a maneira como o Breno consegue perceber as coisas em mim, coisas que às vezes passa despercebida pela minha pessoa! Sua oração é simples e direta: Atingi o que aflige, direcionada aos sonhos e revestida por uma tranqüilidade que expressa fé. Tipo assim:

Papai do céu, peço que o Senhor abençoe o meu Tio Bu nisso e naquilo (...) Que o Senhor dê a ele isso e aquilo para que ele não permaneça triste (...) E sempre termina: Papai do céu, dê ao meu Tio Bu um filhinho para que ele possa beijá-lo e deixar de me beijar porque ele já me beija muito... (Sim, ele diz isso para Deus! Rs)


Sua simplicidade me constrangi me dando à dica: “Preciso ser mais natural com Deus, preciso em cada palavra acreditar que Ele esta me ouvindo e se importa com meus anseios. Preciso entender que antes mesmo que eu fale, Ele já me ouviu!”

Que os pequeninos continuem a nos ensinar aquilo que os árduos anos tentam apagam: Simplicidade, alegria e fé!

Rodrigo Barboza de Aquino
29/01/2012

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Parte de um propósito!


Ouvi em um comercial a seguinte proposta: “Não é as respostas que movem o mundo, e sim as perguntas!”. Não é minha opção ser solicito as pessoas, faz parte da minha essência! E em muitas conversas escuto questionamentos em busca de respostas para diversas situações. Eu queria muito ter a respostas, mas não tenho! Cheguei à conclusão que certos momentos em nossas vidas são humanamente inexplicáveis... Acho que é por isso que Deus diz:

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.  Isaías 55:8


É como se os nossos pensamentos fosse uma gota, e os de Deus o oceano. É como se os nossos caminhos fosse uma estrela, e os de Deus toda a galáxia. Não tem com mensurar... Tornar-se imperceptível para nós!

Um Deus grande em pensamentos, também é grande em Seu cuidado para conosco, e podemos confiar em Sua poderosa providência. Você sabia que Deus conta os cabelos de sua cabeça?

Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.
Mateus 10:30

Tem coisas que não iremos entender aqui nesta terra, mas podemos ter certeza que Deus cuida de nós nos mínimos detalhes! 
Pois tudo faz PARTE DE UM PROPÓSITO!

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.  Jeremias 29:11


Rodrigo Aquino
26/01/2012

E que ao final será
muito melhor o que virá
É tudo parte de um propósito
E o teu amor me guardará...



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Eu estou aqui!

De manhã bem cedo, ao caminhar para academia vejo uma cena que prendeu minha atenção! Quando Deus quer falar com alguém, Ele faz de maneira precisa e inquestionável. Dez segundos de cena foi o suficiente para Deus me fazer refletir por horas...

A cena foi o seguinte: Um pai ensinando uma criança andar de bicicleta. Ele segurava no banco para dar equilíbrio e depois soltava. De vez em quando a bicicleta sambava de um lado para o outro, até o pai segurar novamente e dizer: “Olha para frente... Olha para frente!” A rosto do garotinho transparecia medo, mas a presença de seu pai o encorajava.

Deus me deu um estalo na alma e sussurrou:  Rodrigo, não se desespere! Olhe para frente, Eu estou aqui...

Isso me fez lembrar quando eu aprendi a andar de bicicleta. A minha vontade era grande, e o meu medo maior. Ninguém gosta da sensação de insegurança, da sensação de poder ir de cara ao chão e se quebrar todo. Todos querem sentir o vento no rosto, fazer curvas iradas e tudo aquilo que uma bicicleta pode proporcionar!  Embora tenha aprendido a andar de bicicleta com facilidade, venho tendo dificuldade para aprender a caminhar na vida.  Sem hipocrisia, às vezes “piro o cabeção” e me afasto de tudo que me faz lembrar Deus... mas Ele sempre dá um jeito de me dizer: “Eu estou aqui!” O medo de quebrar a cara tira de nós a convicção de que Deus está nos segurando, que não importa se você tem capacidade ou não. Não se trata de você e sim dEle...

E que saber... Nenhum Pai coloca um filho para aprender a andar de bicicleta se não houvesse possibilidade de triunfo. E de igual forma, Deus só te colocou aí onde você estar, pelo fato de saber que você pode até cair uma ou duas vezes, mas no fim você vai conseguir! Ah... Escute a sua voz por mais difícil que seja: "Olhe para frente... para frente!"

Prossigamos em ser guiado pelo Pai!
#oremos
Rodrigo Aquino

18/01/2012

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Amor que não se desfaz!


"Ter alguém é uma escolha, permanecer junto é uma decisão que exige compromisso, entrega, dedicação, amor...
Amor é não enjoar de amar!
Rostinho bonito envelhece, maquiagem sai com água, pele bonita enruga, dinheiro acaba, corpo definido cai... mas o amor, o amor verdadeiro não se desfaz."

Autoria: Mãe da Beatriz Barrozo

Compartilhando as coisas boas que o FACEBOOK nos oferece.

O inesperado pode acontecer...


Detalhe! Sim, o detalhe faz a diferença. Ao olhar as histórias bíblicas nos deparamos com um Deus usando pessoas simples, com instrumentos simples atuando em propósitos eternos. Foi assim com Davi que usou pequenas pedras para derruba o gigante Golias. Foi assim com Moisés que usou um cajado para abrir o mar vermelho. Foi assim com Jesus que usou a cruz para o perdão de toda a humanidade. Sim, Deus não precisa de pessoas extraordinárias! Ele precisa de corações quebrantados e disponíveis a todo tempo. Para ser uma flecha em Suas mãos e impactar nossa geração.

Estava eu incomodado já alguns dias com o nick (frase de apresentação) de uma colega do MSN! Estava há dias com a seguinte mensagem: MUITO TRISTE... Isso me incomodou muito e em determinado dia surgiu esta conversa com Vanessa Reis!


Oi
Ola
Tenho visto a dias seu nick... há algo que posso fazer?
Tem sim... ore por mim, pela minha vida, por minhas decisoes e voce vai estar me ajudando e muito
sempre tem na vida uma fase ruim né...
Pd nao acreditar, mas sei EXTAMENTE o que esta sentido!
eu acredito sim
Vc tem duas opções...
Ou vc desisti de acreditar... ou vc continua a acreditar mesmo sendo sufocada dia apos dia!
As vezes a gente tenta olhar daqui a 1 mês.. há um ano! Como estaremos...
Mas precisamo pedir a Deus para ser suficiente a CADA dia...
eu decidi nao desistir! por isso veio um terremoto a cada dia... parece que tudo da errado só pra mim... eu só vejo o tempo passar as pessoas crescendo, se desenvolvendo e nada acontecendo pra mim... parece que nada na minha vida dá certo...
http://www.youtube.com/watch?v=cO2QVjlAIIM
mais Deus esta comigo a cada minuto... eu sinto e creio nisso... mais é dificil demais
Escute essa musica
Eu entendo... vc quer crer, mas o tempo te sufoca e vc ja se encontra no limite!
é sim
Mas tem um coisa boa nisso tudo! DEUS ENTENDE!
Mesmo diante de seus erros... ... mesmo diante de sua fé que parece se dissolver em meio a dor....
... Ele sabe o que é isso!
Foi por situações como a sua que Ele morreu na Cruz!
é o meu conforto... sei que ELE me ama entao no final vai dar certo...
Isso aí... muda esse NICK! Coloque um que expresse sua fé...
 mais é dificil... sei que meu tempo nao é o tempo de deus... mais como eu queria que fosse... nao aguento ver o tempo passar e nada mudar... só piorar as vezes...
ta... vou mudar... rsrsrsr obrigado viu...
Deus me incomodou... entao vim falar com vc!
Leia esse texto http://rodrigoaquinno.blogspot.com/2011/12/so-mais-um-instante.html Talvez te ajude!
Vai te ajudar...
2011 não vai acabar sem noticas boas... acredite!
Beijos e boa noite
Acredito
Creio
obrigado mais uma vez
boa noite
boa noite

Logo depois desta conversa a Vanessa mudou seu Nick para: O INESPERADO PODE ACONTECER... Que por sinal também era o meu! Deus pode fazer o que esperamos dEle, mas também pode ir além de nossas expectativas (E isso é bem comum nEle...). Vanessa Reis ousou mudar sua expressão e acabou liberando palavras proféticas sobre sua própria vida. E Deus lá do céu observando... Pegando seus “pincéis mágicos” e desenhando uma nova história, uma história inesperada. Dias atrás recebi a seguinte mensagem da Vanessa no FACEBOOK:


 Fiquei pensando em como um detalhe pode mudar toda uma circunstância. Um detalhe que envolva FÉ! Gloria a Deus por me usar mesmo eu sendo um pecador, porque é através de pessoas simples que Ele faz grandes milagres.  

05/01/2012
Rodrigo Barboza de Aquino


*Obrigado Vanessa Reis por autorizar expor nossa conversar aqui no Blog! Sim, o inesperado pode continuar acontecendo! 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Se você acredita, parece verdade

Quantas vezes já dissemos: "Eu sou assim mesmo" ou "É, as coisas são assim". Essas frases na realidade estão dizendo que isso é o que acreditamos como verdade para nós, e, geralmente, aquilo em que acreditamos não passa da opinião de outra pessoa que incorporamos em nosso sistema de crenças. Sem dúvida, ele se ajusta a todas as outras coisas em que cremos.
Você é uma dessas pessoas que acordam numa certa manhã, veem que está chovendo e dizem: "Que dia miserável"?
Não é um dia miserável. É apenas um dia molhado. Se usarmos as roupas apropriadas e mudarmos nossa atitude, podemos nos divertir bastante num dia chuvoso. Agora, se nossa crença for a de que dias de chuva são miseráveis, sempre receberemos a chuva de mau humor. Lutaremos contra o dia em vez de acompanharmos o fluxo do que está acontecendo no momento.
Não existe "bom" ou "mau" tempo, existe somente o clima e nossas reações individuais a ele.
Se quisermos uma vida alegre, precisamos ter pensamentos alegres. Se quisermos uma vida próspera, precisamos ter pensamentos de prosperidade. Se quisermos uma vida com amor, precisamos ter pensamentos de amor. Tudo o que enviamos para o exterior, mental ou verbalmente, voltará a nós numa forma igual.

Do livro: Você pode curar sua vida - Louise L. Hay
Editora Best Seller