sábado, 30 de outubro de 2010

A Cabana


Ler é um hábito mais do que saudável! Pena que poucas pessoas enxergam essa verdade. Acredito não no poder da leitura, mas no poder da introspecção a cada parágrafo. Como já mencionei outras vezes aqui: Felizes aqueles que aceitam mudanças! Talvez seja na brecha das mudanças que alcançaremos as pequenas felicidades que tanto corremos atrás. Falo sobre literatura pelo fato de estar totalmente envolvido em um livro muito conhecido: A Cabana! Uma amiga me deu este livro... Foi uma surpresa ganha-lo, mas surpresa maior foi ser totalmente envolvido pelo seu conteúdo. O autor traz como idéia central a questão da “crise existencial”! Mostra como Deus trata nossas questões em meio ao sofrimento. Na verdade todos nos temos “cabanas”, lugares onde a vida perde o sentido e passamos a questionar se existe um Deus de amor nos céus. Nesses momentos tudo que queremos é fazer um interregatório a Deus e ouvir as respostas que buscamos em toda nossa vida. Quando descobrir o quanto estamos distantes da mente do Senhor, passei a aceitar mais e questionar menos. 
Afinal, nossa perspectiva de justiça é míope!

Ainda não terminei de ler o livro, mas Mack fez a escolha certa ao encarar seus temores em busca de respostas. Tenho certeza que o céu não é para covardes, até porque não dá pra ser um autêntico cristão e ser dominado pelo medo. Ao estilo “Rody” digo à frase que fundamentou um tempo de grandes mudanças em minha vida: Sempre em frente!

Rodrigo Barboza de Aquino
30/10/2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Elemento Surpresa


 As histórias bíblicas revelam que temos um Deus no céu que adora surpreender o ser humano. A gente também faz isso quando queremos agradar alguém... Acho que a humanidade herdou isso dEle! Deus é um ser que tem não um, mas vários “coelhos da cartola”. Hoje quero falar um pouco de um “coelho” chamado Davi!

A história de Davi começa em sua casa, na sua ausência! O profeta Samuel é ordenado por Deus para ungir o novo rei de Israel. Jessé, seu pai, nem se lembrou de Davi em meio às apresentações, mas Deus não se esqueceu dele... Quando o profeta avista Davi Deus sopra em seu ouvido: É este! Samuel ungiu Davi, ali começa uma grande história!

Você sabia que Deus é um ser que não se impressiona facilmente? Se possível, caso tenha um espelho por perto, olhe sua imagem refletida. Talvez você pense: “Esse sou eu!”. Não se assuste, mas esse não é você, é apenas a “carcaça” que envolve o que você realmente é! Deus não enxerga essa “carcaça”, Deus vê a sua essência!

Com Davi não foi diferente, algo nas entranhas de Davi chamou a atenção de Deus! Algo intangível, imensurável... Deus viu o que ninguém viu. Como leitor da bíblia, percebo que em toda a história do povo de Israel, Deus sempre usou os “desacreditados”. E com Davi não foi diferente...

O povo de Israel está em guerra contra o povo filisteu. Saul, atual rei de Israel se apavora ao veres inimigos muito mais fortes do que seu exercito.  O pânico toma conta de todo Israel! Por quarenta dias Golias faz a seguinte afronta:

"Eu desafio agora o exército israelita. Mandem alguém para lutar comigo!" 1 Sm 17:10

O povo de Deus estava derrotado em seus medos. E foi aí então que Deus levanta um elemento surpresa. Saul fica sabendo da presença do pequeno Davi, e surgi o seguinte diálogo:

Davi chegou e disse a Saul: — Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele.
Mas Saul respondeu: — Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira!
— Meu senhor, — disse Davi — eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha,
eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo.
Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo.
O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. — Pois bem! — respondeu Saul. — Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você!

A final da história você já conhece. Davi derrota Golias e livra o povo de Israel... Tudo porque Deus levantou um elemento surpresa no meio da batalha. Muito bonita a história Rodrigo, mas o que isso tem haver com a minha vida? Bem... Tudo! Não é privilégio de ninguém vivenciar batalhas. Todos nós passamos por isso algum dia. De um lado os gigantes: Mágoas, medos, solidão, desemprego, doenças. E do outro lado você: Sem muito recursos! A lógica diz: Você vai perder! Mas podemos fazer com Davi fez, ele minimizou suas debilidades e maximinizou a grandeza de Deus! Conclusão, uma pedrada fulminante alvejou a testa de Golias. Nocaute... Davi pega a espada e termina o serviço! O povo de Israel vibra... Deus sorri no céu e diz: Eis aí um homem segundo o meu coração!

Rodrigo Barboza de Aquino
25/10/2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Graduações em Cristo

 Como jovem universitário tenho que estar “antenado” nas tendências que o mercado de trabalho sofre a cada dia. O mundo corporativo muda na velocidade de um piscar de olhos. O que é desejável hoje, amanhã pode ser ultrapassado. Isso nos remete a uma atitude: Jamais parar de estudar. Eu advogo em favor de meus amigos educadores: Vivian Ferreira, Vanessa Ferreira, Hugo Rosa e Rodrigo Pena! Sem educação o mundo não caminha! 
Hoje pela manhã em meio a um engarrafamento gigantesco, enquanto eu pensava em qual área farei minha pós-graduação, Deus soprou no meu ouvido essa expressão: Graduações em Cristo! E ali Deus começou a me dizer algumas coisas...

As pessoas quando aceitam Cristo estão se matriculando na “Faculdade da vida” cujo Reitor e professor são Jesus Cristo. Eu imagino Jesus entrando na sala de aula e observando cada novo aluno matriculado. Depois das palavras iniciais, Jesus escreve no quadro a seguinte frase:

"Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhaspassaram eis que tudo se fez de novo". (II Coríntios 5:17).

Jesus faz questão de enfatizar que o passado não tem importância e que tudo, não algumas coisas, mas TUDO se fez novo.

A aula continua e Jesus vê um rapaz quieto e triste no fundo da sala. Ele pergunta: Porque o seu semblante está abatido?

O rapaz com olhos cheio de lágrimas explica: Professor, desde o dia em que me matriculei nesta escola, a minha vida tem sido tão complicado! Eu amo estar aqui, mas tem sido difícil.

Jesus caminha lentamente até o rapaz. Para em sua frente, olha em seus olhos cheio de lágrimas e diz:

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Mateus 5:4

Jesus dá um abraço e sorri! Dirigi-se a frente da turma e diz: Dor! Trataremos dessa matéria no próximo semestre! É complicado o assunto, mas eu creio que todos vão ser aprovados.

Quando a aula é boa o tempo voa, Jesus está ensinando e seus alunos nem percebem que a aula está acabando. O mestre passa a lista de presença e dá sua a ultima orientação sobre o material didático:

“Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” Josué 1:8

É mais ou menos assim que acontece... Jesus está sempre disposto a nos ensinar algo novo. Viver com Cristo significa aproveitar o máximo de sua vida. Quando aprendi a andar de bicicleta, meu pai me segurava até eu ganhar confiança, e quando não esperava, lá estava eu a andar de bicicleta sozinho. Deus faz isso...  Deus nos guia através das circunstâncias, usa pessoas a nossa volta. Se essa for nossa escolha, Jesus sempre estará a nos guiar!

Pensando nessas coisas, eu lembro de pessoas que se matricularam na “Faculdade da vida”, mas não aparecem para aprender. São aquelas pessoas que até gostam de Jesus, mas não vivencia suas palavras! Preferem ficar em seus esquemas: Eternos repetentes! Eu quero te dar uma má noticia que parece ser boa: Satanás não está preocupado com você! Eu explico: Satanás é um estrategista, sendo assim ele irá tentar derrubar pessoas que podem fazem algum estrago em seus planos, e não você! Isso é motivo para você se preocupar, porque pessoas assim não precisam de tempestade para cair, basta uma brisa. Nessas horas as aulas na “Faculdade da vida” fazem falta!

Talvez você seja um ótimo professor, um ótimo médico, um ótimo motorista. Mas o que você é em Deus? Onde estão suas graduações em Cristo? Precisamos pensar nisso...

Na “Faculdade da Vida”, Cristo não dá diplomas, Ela dá marcas! Pode comprovar! Procure alguns testemunhos de pessoas que Deus levantou nessa geração. Veja o testemunho da Fernanda Brum e outros. Você vai entender que para estar onde estão, houve um preço a pagar! O preço de amar a Jesus Cristo sobre todas as coisas... De matar a sua vontade, e deixar brotar a dEle.

Essa faculdade não precisa de vestibular! Matricule-se já... Serão os anos mais belos de sua história!


Rodrigo Barboza de Aquino
20/10/2010

sábado, 16 de outubro de 2010

Tempo de Deus!

Depois de um dia conturbado, cheguei em casa e tentei exteriorizar coisas importantes! Eu tentei... Mas não consegui! Fiquei sem entender... Minha facilidade de escrita desapareceu? Enfim, não forcei! Não gosto de escrever nada forçado, apenas quando sinto que é o momento! Hoje ao acordar e ler algo, entendi que esta Postagem não era eu que tinha que escrever, era você Vivian! Eu só precisei copiar e postar... No tempo de Deus!


Ainda existem pessoas que não acreditam nos livramento de Deus...mas eu creio!! No dia 15/10/2010 minha amiga Gabi e eu estávamos a poucos metros do trabalho e já nos preparávamos para descer do ônibus,quando fomos envolvidas em um grave acidente de ônibus O impacto foi tão forte que sofri uma queda brusca e logo depois na confusão e correria a Gabi foi praticamente lançada para fora do ônibus. Ainda não consegui entender como foi o acidente,mas sei que agora,estamos bem! Poucos minutos antes do ocorrido nós conversávamos sobre as vontades de Deus nas nossas vidas e ela colocou um louvor para eu escutar (Tempo de Deus),alguns podem se perguntar...Então porque aconteceu isso com vcs,se falavam sobre Deus?
De imediato,eu não saberia responder o por quê,mas saberia confirmar que naquele momento minha fé se renovou e que Deus com certeza estava nos carregando no seus braços.

Nunca duvide dos propósito de DEUS na sua vida,se vc confiar e entregar sua vida a ele verás que és salvo!

Vivian Ferreira


Temos que agradecer ... só agradecer !!

Ontem (15/10/2010) às 08:14 meu celular tocou ... era um número, até então, desconhecido por mim... 

Oi Vanessa, aqui é Lidiane amiga da Vivian ... não fique nervosa ... teve um acidente aqui perto do trabalho ... o ônibus que ela estava bateu, mas sua irmã está bem ... enquanto Lidiane falava fui tomada de várias sensações ... minhas pernas tremeram, meu coração bateu mais forte, mas uma paz também me norteava ... acho que Deus me tranqüilizou ... eu sabia, inconscientemente, que ela não estava grave ... Aí Lidiane perguntou se eu queria falar com ela ... respondi QUERO! Com todas as letras e com muita certeza ... ouvi a voz dela ... nunca foi tão bom ouvi-la ... ela chorava, estava nervosa mas repetia várias vezes que estava bem ... O acidente foi grave e ela se feriu levemente ... foi para o Hospital do Andaraí depois de um tempo e às 13:30h ela já estava saindo de lá.

Eu queria vê-la, abraça-la ... e o fiz ... minha amada irmã teve um livramento de Deus ...

Além de tudo, outra demonstração do amor de Deus ... Ele enviou seus anjos do céu para que nada mais grave acontecesse ... e depois ... seus anjos da terra para que ela não ficasse só ... Seus amigos estiveram com ela o tempo todo ... Eu gostaria muito de estar lá, mas eu estava longe dela quando tudo aconteceu, mas ótimos representantes do amor estavam com ela ... A voz trêmula da Lidiane ao telefone, a prestatividade e amabilidade do Rodrigo Aquino, nervosismo da Andréia ... eu sabia que ela estava muito bem acompanhada ... fiquei mais tranqüila ...

No hospital a Lidiane e o Rodrigo também estavam ... e o Jéferson? Nem conseguia concentrar o olhar ... 

Obrigada Lidiane, Rodrigo, Andréia e todos os que estiveram com ela naquele momento difícil ... Obrigada Jéferson por amar tanto a minha irmã ... Vocês cuidaram e cuidam da minha irmã (mais nova por datas e mais velha por vocação), comadre e melhor amiga. Além disso tudo ela ainda é neta, esposa, dindinha, sobrinha ... e tanta coisa ... vcs cuidaram de tudo isso e nossa vida segue feliz porque ela está bem ...

Deus obrigada pelo livramento à Gabi também! Cuida Deus de todos os outros!! Mais uma prova que somos mimadas pelo pai!! Rs

Vanessa Bravin

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Na cadeira da dentista...

É impressionante como minha inspiração para escrever provém de circunstâncias inusitadas. Bem, tudo começou quando me sentei na cadeira da dentista. Eu já fui traumatizado com esse lance de ir ao dentista, mas depois de ficar 3 horas fazendo um canal, nada mais me assusta! Hoje não fiz canal, fiz aumento de coroa!Não doeu, mas com a quantidade de agulhada anestésica que tomei, nem podia! Eu já não estava nem sentindo minha boca... Rs! Mas quando vi a quantidade de sangue saindo, confesso que fiquei nervoso. Eu não imaginava que era assim, mas naquele momento eu não podia fazer nada! Então diante daquela forte luz que toda cadeira de dentista tem, me veio um entendimento sobre NÃO PODER FAZER NADA.

Eu senti o Espírito Santo soprar em minha alma a seguinte pergunta: Rodrigo, o que você pode fazer? Eu respondi em pensamento: Nada, apenas confiar na dentista, porque periodontia não é minha área! Então Deus me revelou que em alguns momentos da vida, é exatamente isso que acontece. Há momentos em que NÃO PODEMOS FAZER NADA, apenas confiar! E o motivo é simples: Milagre só Deus faz! E não adianta ficar nervoso ou chorando, a única coisa que podemos fazer é CONFIAR que Deus irá operar o MILAGRE

Só Deus mesmo para falar comigo em meio uma cirurgia! 
Glória a Deus!

Rodrigo Barboza de Aquino
14/10/2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sonhar...



"Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... E descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!" Bob Marley.

A bíblia diz para reter o que é bom. (1 Tes 5:21)! Eu sempre fiz isso em relação a tudo, o Bob Marley teve seu momento de lucidez na frase acima! Já ouvi muitas pessoas falarem que sou “ingênuo”, que não tenho maldade nas situações e sou tendencioso a sempre dar crédito as pessoas. Confesso que apesar de achar isso louvável, sugiro que faça ao contrário! A não ser que você esteja disposto à sofrer grandes “pancadas da vida”.

Depois de algum tempo eu descobri que de fato meus sonhos são grandes, muito grandes! Outro dia pedi a ajuda de uma amiga pelo MSN pra me ajudar a montar o que chamo de: MAPEAMENTO DE PERSONALIDADE. Ela atribuiu três características, e um delas era Sonhador! Sai de mim por alguns instantes e vaguei em minha mente em busca de subsidio para tal afirmação. Meus pensamentos foram até minha infância e viu um Rodrigo de 10 anos olhando para o céu em busca de resposta. Ele pensava: “O que tem além daquela grande coisa azul(céu)? Eu nasci da minha mãe, minha mãe nasceu da minha avó. Um momento, onde começou tudo isso?”. Viajei por mais 7 anos e encontrei o adolescente Rodrigo vestindo todo bobo uma camisa escrito: PRÍNCIPE RODY! As pessoas olhavam e pensavam: “Esse garoto está maluco, que príncipe?”. Mas nada, absolutamente nada e ninguém nunca me fizeram crer contrário o que o meu Rei me disse quando me entreguei a Ele! Se Deus é Rei, eu sou um príncipe, e ponto final! O tempo se passou e chegamos ao dias atuais. No trabalho ouvi um comentário assim: “Aquino, isso é muito bonitinho pra conto-de-fadas, mas isso aqui é a vida! Aproveite em quanto puder!”.  É impressionante que em nossa caminhada sempre terão pessoas querendo matar nossos sonhos! Eu prefiro morrer sonhando, ainda que o meu sonho não se realize; do que viver uma vida de conformismo e aceitando o que aparece!

Posso te dar uma dica? Sonhar é uma hereditariedade de Deus, Ele sonhou primeiro conosco! Portanto, sonhe mesmo! E sobre as “pancadas da vida”, são inevitáveis. Peça ajuda ao Espírito Santo para seguir em frente, pois em breve eu te encontro do outro lado do mar vermelho para cantar o hino de vitória!  

Rodrigo Barboza de Aquino
11/10/2010 

domingo, 10 de outubro de 2010

O meu Salmo pra Ti...

Deus, obrigado pela sua grande misericórdia para comigo todos os dias da minha vida. Tu és único, não há outro Deus semelhante a Ti em todo universo. Tu sondas o meu coração com sua grande bondade! Coloca dia após dia pessoas que falam do Teu amor para com a minha vida. Eu sou feliz porque pertenço a Ti! Meus talentos nada são longe de Tuas mãos! A Tua mão me sustenta e me faz andar sobre as águas... Eu louvo Seu nome bem cedinho, e na madrugada enamoro-me com sua presença! Cria em mim um coração igual ao Teu... Cheio de amor, misericórdia e sabedoria! Ainda que meus pais me digam que sou um “acidente de percurso”, eu bem sei que me planejaste deste a fundação dos séculos. Sonhaste com o meu ser, ainda sendo eu um pobre pecador! Me deste graça perante a muitos pelo amor de Seu nome, eu Te louvo por isso! Suas promessas são como as estrelas, incontáveis e incomparáveis! Certamente que Te seguirei todos os dias da minha vida... 

Em nome de Jesus, Amém!


Rodrigo Barboza de Aquino
10/10/2010

sábado, 9 de outubro de 2010

Antes, a Sua vontade.

“Pai, se possível, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” Lucas 22:42-44


A bíblia têm lindas historias, lindas orações, mas nenhuma que chegue perto da oração de Jesus no Getsêmani! Sempre que leio esses versículos fico maravilhado com o exemplo que Jesus Cristo em um dos momentos mais difíceis, senão o mais difícil que passou!

Antes de fazer essa oração, Jesus se distancia dos seus discípulos, como quem quer privacidade. Ele dobra seus joelhos e rasga o seu coração diante do Pai. A oração de Jesus é simples e direta! Na primeira frase de sua oração Jesus deixa sua natureza humana falar: “Se possível, passa de mim este cálice”. Você já deve ter feito essa oração um dia a Deus! Mas Jesus não para por aí, pois sua segunda frase terá a sua natureza divina dizendo: “Todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua”. Jesus nos dá uma lição que a vontade de Deus sempre terá uma relevância gigantesca em comparação com nossa vontade. Precisamos seguir esse exemplo em momentos de angustia que viemos a passar...
Eu imagino Deus no trono ouvindo esta oração! O que você acha que um Pai faria nessa situação? Deus mandou um anjo para fortalecê-lo! Acredito que foi uma forma de Deus responder aquela oração, e a resposta foi: “Não posso afastar esse cálice filho, mas posso ajudá-lo, e por isso envio um anjo para te fortalecer!”. Jesus foi posto em agonia neste momento, e começou a ora mais intensamente! Ele começou a suar sangue! Fui verificar como acontece esse fenômeno, e cheguei a seguinte conclusão:

O suar sangue é chamado de “hematridose”! Essa reação é produzida diante de condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O fenômeno Hematidrose consiste em intensa vasodilatação dos capilares subcutâneos que distendidos ao extremo rompem-se. O sangue se mistura com o suor e esta mistura acaba surgindo pela superfície do corpo.

Jesus passou por uma aflição tão grande naquela noite, para que eu e você não precisemos passar. Tudo isso por nos amar de maneira incondicional... Ele nos deu o exemplo de que é melhor a vontade de Deus, do que a nossa! Porque se Jesus tivesse mudado o foco de sua oração, certamente eu não estaria aqui para escrever este texto, e você não estaria lendo! Ele fez isso por nós. E nós? Qual será nossa escolha? A nossa vontade, ou a dEle?


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Matemática de Deus



Em Juizes 6 encontramos o povo de Israel em um situação difícil. O povo de Israel havia pecado contra Deus, e por sua vez Deus deixou que os midianitas os dominasse durante 7 anos. O povo de Israel está acovardado, pois o seu oponente eram muito mais forte do que eles.

Em tempos de adversidade, Deus vai ao encontro de seus heróis. E o herói da vez é o inconformado Gideão! Gideão questiona o anjo de Deus,e diz:

Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.

 Deus poderia ficar zangado com Gideão, afinal ele estava colocando em jogo a presença de Deus! Mas Deus em sua infinita sabedoria vê através daquele discurso ríspido, um ato de coragem! Isso agradou Deus, e o fez declarar:

Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá!

E logo depois dessa ordem Gideão aponta suas debilidades, da mesma forma que todos nós já falamos para Deus:

Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

 E eu me pergunto onde está o Gideão corajoso de versículos atrás? Isso acontece a todo instante... Ora estamos fortes, e no segundo seguinte estamos pedindo a morte como o profeta Elias (I Rs 19:4). A resposta de Deus não foi diferente a Gideão, colocou-o de pé com uma declaração:

Mas o SENHOR disse: - Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.

Tudo acertado! Estava tudo pronto para o povo de Israel mudar sua história, a não ser por um motivo: 
A MATEMÁTICA DE DEUS!

Eu pensei em escrever este texto porque acredito que todos nós já ficamos encafifados com a matemática de Deus! Na faculdade escuto muito falar sobre planejamento estratégico, uma ferramenta indispensável para realização de projetos. Na vida não é diferente, estamos sempre mensurando resultados para anteciparmos decisões, e por fim ter a conclusão do nosso projeto. Só que quando se trata de traçar planos estratégicos, Deus é o maior! Isso porque Ele vê o futuro, não mensura! Gideão não sabia disso e só não se espanta mais porque Deus explica Seu planejamento:

O SENHOR Deus disse a Gideão: - Você tem GENTE DEMAIS, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda.

Deus não permitiu Gideão sair com força total por um motivo simples: Deus queria ser exaltado! Aqui encontro uma das mais relevantes explicações para entendermos o porquê às vezes somos enfraquecidos e abandonados “humanamente falando” quando passamos por uma provação. Tudo para honra dEle! Deus quer ser o centro da nossa vitória...

Deus começa a fazer os cortes no exército de Gideão. Vamos à matemática de Deus!

Gideão começa com 32.000 soldados.
Deus tira 22.000, sobram 10.000!
O exército de Gideão sofre um corte de 68,75%.

Você acha que Deus está satisfeito? Não, Deus diminui ainda mais...

O exército de Gideão tem 10.000 soldados!
Deus tira 9.700, sobram 300!
O exército de Gideão sofre um corte de 97%.

Gideão começa com 32.000 e termina com 300 soldados. Apenas 0,9375% de seu exército inicial. Logo Deus deu a vitória aquele povo com apenas 0,9375% de sua força! E só mais um detalhe, o exercito dos inimigos era tão grande que a bíblia expressa que seu número era como “Nuvem de gafanhotos”, ou seja, muitos!

Anos se passaram e Deus ainda repete o processo! Quando pensar que suas forças estão diminuindo: Deus está no controle. Quando olhar no espelho e não ver mais aquela alegria e vigor de antes: Deus está no controle. O que move a vitória de Deus pra sua vida não é a sua força, mas a sua fé! Acredite, podemos vencer mesmo debilitados. Como? Isso é com Deus... 

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010


No dia 03/10/2010 ocorreram às eleições. Até que foi uma experiência interressante ser presidente da seção 42 da zona 187, tive que ser bem paciente com os eleitores da terceira idade. As reações eram diversas! Enquanto alguns estavam à vontade com a urna eletrônica, outros até choravam de nervoso. Para esses usei de paciência e uma boa fluência verbal para tentar simplificar o processo, no final deu tudo certo. Conheci pessoas novas, combinei de fazermos um lancinho no 2º turno. A Dilma, a grande preferida de todos, não conseguiu levar no 1º turno. O Serra terá uma nova chance, ainda que em minha opinião: remota! Como não votei em nenhum dos dois, terei que pensar bem antes de escolher quem subirá a rampa do planalto central.

sábado, 2 de outubro de 2010

Ser criança...


A maioria de nós já teve esse pensamento: Como era bom o tempo de criança! Ser criança é ter coragem para arriscar o desconhecido, para chorar quando tiver vontade, para sorrir através da simplicidade. Eu amo crianças... Elas nos ensinam muito através da simplicidade. Hoje o meu sobrinho me ensinou duas coisas:

Era de tarde eu estava no meu quarto, vendo uns e-mails. O Breno chegou doido pra jogar no PC, e ficou me perturbando. Como o meu Orkut estava aberto ele ficou olhando as fotos, ficou tentando adivinhar as pessoas nas fotos... Não lembro o porquê fui perguntar isso a ele, mas no meio dessa “fuxicação” eu perguntei a ele para falar o nome de uma pessoa bonita. E Ele disse: Deus! Eu tentei fustigá-lo e indaguei: Mas você já viu Deus pra saber se Ele é bonito? Ele olhou pra mim e sorriu dizendo: Deus é bom, então Ele é bonito! Eu fiquei ali, pensando na simplicidade de sua resposta!

1º lição:
O que faz alguém bonito nunca será sua aparência e sim sua essência. Nunca um “belo par de pernas” conseguiu salvar uma amizade. Nunca um “quadril violão” conseguiu verdadeiro respeito das pessoas a sua volta. Nunca um “atraente par de olhos” conseguiu resguardar um namoro! Nunca um “corpo bombado” conseguiu proporcionar segurança a uma filha! Nunca um “Arredondado par de seios” ajudou a salvar um casamento! Eu acho legal a idéia de cuidar do seu corpo, mas tem tanta gente trocando as bolas. Achando que o seu exterior é mais importante que seu interior! Quer fazer um teste pra saber em qual grupo você ta? Qual pacote de compras mais te interressa?

Pacote 1: Kit de maquiagem, Silicone (Bumbum, seios e outros lugares que você esteja insatisfeito), Anabolizantes, Roupas de Grifes, tênis da Nike, lentes de contato (diversas cores), tinta de cabelo e etc...
Pacote 2: Dignidade, respeito, humildade, compaixão, Amor, solidariedade, determinação, piedade, bondade.
E aí? Qual você escolheu?
Uma dica: O Pacote 1 pode te fazer bonito por um tempo, mas o pacote 2 faz você bonito por toda eternidade!

Passou a tarde e a noite se acomodou em meu quarto. Eu estava dessa vez lendo a bíblia, e novamente Breno sobe as escadas correndo e diz: “Tio Bu, me deixa jogar no computador?”. Eu olhei pra ele e disse: “Vamos ler a bíblia, quer que eu leia pra você?”. Ele não quis e disse: “Eu já sei o quê ta escrito aí... É sobre a vida e como as coisas são. A minha mãe já lê pra mim”. Então eu fiz a seguinte proposta: “Você pode jogar se orar por mim”!”Ele aceitou e antes de começar alertei-o:” Mas você não quer saber por que motivo?”Ele disse: “ Eu vou falando naturalmente...” Então ele começou a orar! Fez um oração de 10 segundos, um oração simples e direta! Prefiro não comentar aqui o que ele pediu a Deus em meu favor... mas foi exatamente o que eu precisava! Eu sorri e disse: “Vai Breno, pode jogar!” E fiquei pensando no ocorrido...
2º lição:
Quando falar com Deus, seja simples e direto! Deus em sua palavra se revela como DEUS PAI! A figura que Deus associa ao nosso relacionamento é de PAI! E isso me remete a te fazer uma pergunta: “Você já viu alguma criança explicando porque quer leite?”. “Você já viu um criança pedindo um doce a um Pai e explicando a essência desse querer?”. Quando uma criança quer algo, ela PEDE! Não fica arrumando precedentes, ela simplesmente pede ao Pai! Pois entende que não é capaz de realizar determinada tarefa sozinha...
Talvez devêssemos fazer o mesmo! Parar de fazer “memorando” para Deus, como se Ele precisasse de detalhes para entender o seu pedido. Não “monstralizar” nossos problemas para Deus, mas sim agigantar nosso Deus para os problemas...
É o que eu aprendi com uma criança de nove anos hoje! Aprendi mesmo... E quero estar atento para aprender mais e mais a cada dia!