A história de Davi começa em sua casa, na sua ausência! O profeta Samuel é ordenado por Deus para ungir o novo rei de Israel. Jessé, seu pai, nem se lembrou de Davi em meio às apresentações, mas Deus não se esqueceu dele... Quando o profeta avista Davi Deus sopra em seu ouvido: É este! Samuel ungiu Davi, ali começa uma grande história!
Você sabia que Deus é um ser que não se impressiona facilmente? Se possível, caso tenha um espelho por perto, olhe sua imagem refletida. Talvez você pense: “Esse sou eu!”. Não se assuste, mas esse não é você, é apenas a “carcaça” que envolve o que você realmente é! Deus não enxerga essa “carcaça”, Deus vê a sua essência!
Com Davi não foi diferente, algo nas entranhas de Davi chamou a atenção de Deus! Algo intangível, imensurável... Deus viu o que ninguém viu. Como leitor da bíblia, percebo que em toda a história do povo de Israel, Deus sempre usou os “desacreditados”. E com Davi não foi diferente...
O povo de Israel está em guerra contra o povo filisteu. Saul, atual rei de Israel se apavora ao veres inimigos muito mais fortes do que seu exercito. O pânico toma conta de todo Israel! Por quarenta dias Golias faz a seguinte afronta:
"Eu desafio agora o exército israelita. Mandem alguém para lutar comigo!" 1 Sm 17:10
O povo de Deus estava derrotado em seus medos. E foi aí então que Deus levanta um elemento surpresa. Saul fica sabendo da presença do pequeno Davi, e surgi o seguinte diálogo:
Davi chegou e disse a Saul: — Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele.
Mas Saul respondeu: — Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira!
— Meu senhor, — disse Davi — eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha,
eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo.
Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo.
O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. — Pois bem! — respondeu Saul. — Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você!
A final da história você já conhece. Davi derrota Golias e livra o povo de Israel... Tudo porque Deus levantou um elemento surpresa no meio da batalha. Muito bonita a história Rodrigo, mas o que isso tem haver com a minha vida? Bem... Tudo! Não é privilégio de ninguém vivenciar batalhas. Todos nós passamos por isso algum dia. De um lado os gigantes: Mágoas, medos, solidão, desemprego, doenças. E do outro lado você: Sem muito recursos! A lógica diz: Você vai perder! Mas podemos fazer com Davi fez, ele minimizou suas debilidades e maximinizou a grandeza de Deus! Conclusão, uma pedrada fulminante alvejou a testa de Golias. Nocaute... Davi pega a espada e termina o serviço! O povo de Israel vibra... Deus sorri no céu e diz: Eis aí um homem segundo o meu coração!
Rodrigo Barboza de Aquino
25/10/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário