segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Você não está sozinho – Capítulo 3



Autopromoção Divina

Ao ler o título desse capítulo fiquei meio que intrigado! Como assim “autopromoção”? Acho que essa palavra por si só carrega a idéia do egocentrismo, mas o que descobrir de que quando se trata de Deus não é bem assim.

Sim, Deus quer chamar nossa atenção! Ele quer os holofotes sobre Ele, Ele quer o primeiro lugar. Ao contrário de nós, Deus não tem a necessidade de fortalecer o seu ego. Ele não busca sua atenção para ser um Pop-Star e ficar famoso. Não há nada que possamos dar a Ele, que Deus já não tenha. Ele é aquele que é antes de todos... Mas então porque Deus quer chamar nossa atenção? Simples, Ele quer que você confie sua vida a Ele. Deus mostra seu currículo estampado em um céu estrelado para que você saiba que Ele é a melhor “contratação” para dirigir a sua vida.

Frase que marcou: “Deus existe para revelar a Deus.” Max Lucado

Rodrigo Barboza de Aquino
29/08/2011

Desculpe o transtorno! Jovens preparando o caminho.


O congresso de Jovens da Primeira Igreja Batista em Vilar dos Teles acabou e ficou o desejo de não acabar aqueles dias, horas e segundos... Levamos a sério o versículo “Não te apresses a sair da presença dele...” Ec. 8:3a e praticamente ficamos maravilhados com seus feitos.


Inevitavelmente em sua cidade você já se deparou com alguma placa de sinalização indicando obras na pista. E então o trânsito fica lento, crateras são abertas para eventuais consertos, o tradicional silêncio é invadido pelo barulho, o asfalto fica empoeirado e sobram queixas e mais queixas pelo transtorno causado. A obra incomoda, pois muda a nossa rotina! E foi essa a nossa proposta do congresso: Incomodar a ponto de sairmos da nossa zona de conforto. Assim foram os três dias e conseguimos através dessa obra o maior fruto: Almas! Apesar do transtorno o devido reparo foi feio na vida de muitos (inclusive das nossas) possibilitando que Cristo transite livremente e possa conduzir nossa vida! E no final de tudo podemos constatar que o transtorno inicial não se comparou com a beleza escultural que o próprio Cristo fez na vida de cada pessoa envolvida.

Pausa agradecimentos a vocês colegas de obra:

Antônio / Maikon / Mario /Welder / Manu /Sylai
/ Rodrigo Leal / Claudiane / Carol / Celina /Adriana /Clayson / André / Aline / Vitor / Delson / Juninho / Vinicius / David / Karina / Ph / Leonardo / Michele / Denílson / Enelide

E aos nossos chefes-de-obra:

Adilson e Ângela / Sergio e Adriana.

 PAC 3: Pessoas adorando a Cristo!

E pelas centésima vez eu confirmei a idéia que não há melhor lugar para se crescer do que ao lado de pessoas que amamos. Eu amo vocês...

Rodrigo Barboza de Aquino
29/08/2011


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Você não está sozinho – Capítulo 2

Capítulo 2: Mostre-me a Sua glória!
Ao ler esse capítulo me veio à mente tanta coisa, que corri para o computador em meio à madrugada para não perder nenhum detalhe. No começo hesitei, mas quando o sono não veio deduzi: “Deus quer tomar meus dedos nesse momento”! Lembrei da minha adolescência, dos devaneios em meio a noites estreladas. Era como se fosse uma “aspersão espiritual”, e eu ficava ali horas e horas, admirando e tentando contar as estrelas como se fossem minhas propriedades. Lembrei de uma vez que fui com meus tios a Barra de São João, enquanto todos preferiam à agitação do trio-elétrico, e ia sentar em um banquinho de frente para o mar. Ver e ouvir o barulho das ondas na certeza que aquele processo era eterno. Eu simplesmente ficava feliz... Hoje eu entendo de melhor forma essas situações, pois a beleza da natureza apontava para a beleza do seu Criador. Em meio a cada pôr-do-sol, na espuma de cada onda do mar, na beleza das cores do arco-íris, na chuva que refresca e no sol que aquece. Tudo isso aponta para a glória de Deus, e é por isso que somos atraídos como crianças boquiabertas!
         Enquanto estamos preocupados com alguns míseros 70, 80, 90 anos vividos (81 anos é a expectativa de vida no Brasil em 2011), Deus esta trabalhando em nós a eternidade... Porque tudo passa, mas a glória dEle não há de passar! Portanto busquemos antes de tudo a Sua glória, e ficaremos radiantes como Moíses, preparados através de Seu brilho para sobreviver em qualquer deserto.

Frase que marcou: “Menos foco em nós mesmos, mais foco em Deus. Menos sobre mim, mais sobre Ele.” Max lucado 

Rodrigo Barboza de Aquino
26/08/2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Você não está sozinho – Capítulo 1

Ontem comecei a ler um livro e pretendo ir dividindo os aprendizados que terei. Engraçado que eu já tinha comprado esse livro pra dar de presente, mas não tive oportunidade de ler. Foi então que um dia pela manhã minha Tia Áurea me presenteou com o mesmo livro. De fato tudo aquilo que você dá com carinho, com carinho você também recebe. O título é sugestivo para o momento e então desafiei a professora (Onde se viu professora ter “preguiça” de ler?) no qual presenteie para ler junto comigo. Fechado as clausulas do contrato... rs, vamos mergulhar em mais um livro desse autor que me tira o fôlego: Max Lucado.



Capítulo 1: Acabe com o egocentrismo da vida.

Eu poderia comentar algumas coisas em relação ao prefácio do livro, mas resolvi ir ao ponto central do primeiro capítulo: O egocentrismo. Tenho participado de alguns árduos processos seletivos e neles observo algumas coisas que me intrigam. Quando se trata de falar sobre qualidades, todos têm facilidades e adjetivos pomposos, mas quando o assunto é defeito o tempo fecha. É uma verdade: por natureza temos dificuldade de admitir nossa fraqueza! E para fugir da pressão de se colocar “imperfeito” para tal vaga, a palavra ANSIEDADE surgiu como uma solução. Olhei para a menina do meu lado e falei: “Você não acha que a ansiedade é um defeito que usa da falsa modéstia para dizer: “Sou ansiosa para terminar o trabalho, sou ansioso para concluir projetos, sou ansioso para conseguir atingir as metas”! É como se falasse que esse defeito trás uma falsa sensação de determinação!” A menina sorriu e concordou com minha tese. Tudo isso pelo EGOCENTRISMO. Não seria mais fácil dizer: “Eu tenho defeitos como todos aqui nessa sala tem!”?

Deus observa tudo e tenta nos mostrar que não somos o centro das atenções, mas sim refletores da Sua glória! E Isso já basta... Porque não há quem possa bater a mão no peito e dizer: “Eu sou auto-suficiente!”, mas Ele é, e não nos deixa sozinho em momento algum. De fato tem muito mais haver com que Ele é do que com quem nós somos.

Frase que marcou: “Veríamos nosso sofrimento de forma diferente, “Minha dor prova a ausência de Deus” seria substituída por ”Minha dor expande o propósito de Deus.” Max Lucado

Graça e paz!
Rodrigo Barboza de Aquino
23/08/2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sem sentimento, mas com fé!



Com a leitura da bíblia aprendi coisas muito interessantes sobre a fé. Em Hebreus 11:1 Paulo diz: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.”  A fé é convicção enquanto esperamos. É visualizar coisas invisíveis. De um jeito bem descontraído posso associar a fé como um óculos que ajusta o foco de nossa visão distorcida. Em Tiago 2: 17-18 “Portanto, a fé é assim: Se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. Mas alguém poderá dizer: "Você tem fé, e eu tenho ações. E eu respondo: "Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.”. É notório que a fé é precedente das obras, é o combustível que dá força ao acontecimento e não o contrário. Talvez seja isso que Jesus quis ao dizer a Tomé quando ressuscitou: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20:29

Hoje pensando em algumas coisas relacionadas aos meus sonhos, Deus me fez repensar sobre essa pequena palavra. Entender que a fé não provém de um sentimento ou estado de espírito. Que a fé não pode depender das circunstâncias favoráveis ou não... Que a fé seja com um sorriso ou com lágrimas ela não pode esmorecer! Paulo nos orienta: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é NECESSÁRIO que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6. Ou seja, a fé é base cinequanon para que possamos ter comunhão com Deus.

E como adquirimos e mantemos nossa fé? A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus. E só iremos ascender cada vez mais nossa fé quando unidos estivermos para resistir o diabo em todas as suas armadilhas. Sim, juntos somos melhores.

Graça e paz!
Rodrigo Barboza de Aquino 
18/08/2011

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A esperança que Jesus traz!


Ao ver-te sem esperança, eis que surge alguém que veio para mudar a sua história... Ele não veio com palavras complexas ou com uma teoria espantosa. Veio na simplicidade, veio em amor e trouxe luz ao que havia se perdido. Porque se Ele não viesse nem perceberíamos quão densa era a escuridão do nosso ser... Ele poderia vir em glória e poder, mas preferiu vir no anonimato. Ele poderia escolher como discípulo pessoas instruídas e abastadas, mas escolheu aquele que era iletrado e pobre. Foi nítida a intenção de Jesus em querer “começar do zero”, pois Ele só poderia encher o que estava vazio! Ele poderia “ficar chateado” com as negações de Pedro, mas resolveu amá-lo até o fim.  Ele poderia fugir da cruz, mas optou pelos pregos em nosso favor. Ele ressuscitou por mim e por você...

Quando me vejo cercado por paradigmas das igrejas contemporâneas, corro para a simplicidade de Jesus. Quando me vejo sujo pelo meu pecado, corro para as suas misericórdias que não tem fim. Quando as tempestades ficam densas demais para meu pequeno barco, peço que Ele venha me ajudar a navegar. Jesus não é Senhor apenas na ressurreição, mas também na crucificação. A sua condição temporária não descaracterizou a pessoa de Cristo, antes demonstra seu amor em todos os momentos. Eu disse TODOS os momentos... E é por isso que não importa o quão longe alguém possa “fugir” de Deus, nunca está tão longe que não possa ser encontrado. Deus não deixa de agir como seu Pai mesmo quando deixamos de agir como seus filhos. Ele esta acima de nossos julgamentos e crendices, pois onde abundou o pecado, superabundou à graça.

Não estou querendo “banalizar” a graça de Deus, apenas busco dar o devido valor. Ela foi conquistada com seu preciso sangue na cruz e entregue a todo aquele que se achegue a Ele com o coração sincero. Jesus veio para os imperfeitos... E se você está nessa junto comigo, aceite também o seu convite.

Rodrigo Barboza de Aquino
15/08/2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jesus e as redes sociais


O tempo se passou desde o nascimento de Jesus. Há 2011 anos atrás nascia um bebê que iria mudar a história da humanidade... Ele cresceu e influenciou pessoas com seu jeito simples e amoroso. Fez discípulos e os instruiu como mestre dedicado que sempre foi. Minimizou defeitos, potencializou virtudes, extraiu o melhor de todos por onde andava. Depois de três anos de ministério ele morreu, ressuscitou e Suas palavras continuam acessas nos corações de seu rebanho.

 Em pleno século XXI somos abençoados pela tecnologia da internet. Talvez isso não “caia” bem aos ouvidos com tanta porcaria que hoje a internet possui, mas eu acredito que não é a ferramenta que faz o bom pedreiro, e sim o contrário. Tudo pode ser ruim, depende de quem vai usar e de como vai usar.

Acredito que o ORKUT, FACEBOOK e o TWITTER são as maiores ferramentas no campo das REDES SOCIAS. Utilizo moderadamente dentre essa algumas para falar com amigos e dividir coisas interressantes. Entretanto, tenho percebido o “ingênuo” uso indevido, o que me deixa estupefato com muitas coisas que vejo. Vejamos algumas:

1 – Usam as redes sociais como único canal de comunicação, tornado o contato físico desnecessário. Porque algo que tem por finalidade aproximar pessoas acaba afastando as mesmas?

2 – Usam as redes sociais de forma exagerada, tornando-as um vício cibernético onde a cura é clicar no “X”.

3 – Usam as redes sociais para disseminar anseios reprimidos através de frases e comunidades. Acabou que o FACE e o ORKUT viraram o divã onde se pode falar tudo sem ser questionado.

4 – Usam as redes sociais para serem “vitrine de vaidade” em um mundo onde apenas a aparência que conta.

5 – Usam as redes sociais para publicar coisas fúteis e sem valor a todo o momento. Não há limites, contanto que esteja na moda!

Diante dessa duras verdades que exponho, faço uma pergunta a todos nós, inclusive a minha pessoa. O QUE JESUS FARIA SE TIVESSE FACEBOOK, TWITTER E ORKUT? O que Ele colocaria em seu mural no FACEBOOK? Quem ele iria seguiria no TWITTER? Em qual comunidade entraria no ORKUT? Quais fotos tipo de fotos Ele iria postar? Que tipo de mensagem Ele iria dizer?

As respostas para estas perguntas estão implícitas no discurso de Paulo ao filipenses: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.” Fl 4:8

Tenho tido esta palavra de denúncia em meus lábios há algum tempo e não pude mais resistir em silenciar. Começando por mim, peço a Deus que nos dê sabedoria em nossa procedência para com a utilização das redes sociais. Sem fazer merchandising, comecei por divulgar esse texto a fim de trazer introspecção em todos nós.

Graça e paz

Rodrigo Barboza de Aquino
08/08/2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Aos seus olhos


“Os olhos é a luz do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” Mateus 6: 22-23



Tive uma das grandes lições da vida quando ouvi pela primeira vez a frase: “A beleza do dia não esta na cor dos céus, e sim nos olhos de quem vê” Ana Paula Valadão. De fato a percepção dos fatos se deve a essência que cada um de nós exala ao definir algo ou alguma coisa. Um exemplo básico: O mar com ondas pode ser o paraíso para um surfista e ao mesmo tempo ser o inferno de alguém traumatizado por algum acidente. Perfectivas diferentes resultam em definições diferentes, e em um mundo onde ninguém é igual a ninguém sobra definição e divergências. Não reluto contra a idéia das diferenças, afinal o próprio Deus que nos fez assim. Basta olhas suas digitais e exclamar: Essa digital é exclusivamente minha!

As diferenças não afastam os seres humanos, ao contrário, os aproxima. Talvez no anseio de compreender o “avesso” ou então pelo simples fato da curiosidade. Observando os relatos bíblicos vejo um Deus que veio a terra para dar visão aos cegos, uma visão que iria dar sentido a todas as coisas. E esta visão ainda sendo multiforme aponta apenas para um foco: Deus! Com essa convicção Ele pregou unidade através da multiforme graça, formou a igreja! Pessoas diferentes passando momentos distintos, com situações financeiras diferentes, com instrução acadêmica diferente sendo UM CORPO! Sim, UM CORPO! É aí que as diferenças se encaixam sobre a supervisão do cabeça da igreja: Jesus Cristo! E aos olhos do Pai aprendemos a olhar com Seus olhos, sentir com seu coração! E isso faz toda a diferença...

Ps * Shanir, quem diria que de um SMS sairia isso tudo! Rs... Sim, aos olhos do Pai você é uma obra-prima!

Rodrigo Barboza de Aquino
04/08/2011