quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A verdadeira Primavera...


Faz alguém tempo ouvi a expressão: GUERREIRO POETA... Pensei no perfil desse cidadão e cheguei à conclusão que me encaixo nele! Sempre percebi desde adolescente meu lado guerreiro de ser, eu simplesmente gostava de desafios. E quando não tinha um, eu criava! Era praxe diária observa a minha volta o que não estava indo muito bem... E agir não para engrandecer-me, mas pelos ideais que Deus colocou em mim antes mesmo de eu conhece-lo! Quem é guerreiro geralmente tem “sangue-frio”, sabe a hora certa de agir! Eu sempre me considerei muito calculista, não dava ponto sem nó... Gostava de diminuir as possibilidades da dor! Assim me descobri guerreiro...


Ninguém aprende a ser poeta! Já nasce sendo... E não existe poeta sem sensibilidade! E isso Deus me deu dose extra... Aprendi primeiro com os meus “amores juvenis” a amar intensamente! Escrevi milhões de coisas que hoje eu leio e vejo um menino de 16 anos apaixonado a cada beijo e abraço... Enquanto a maioria da galera queria saber de “ficar”, eu já pensava em casar... E fazia de tudo para “eternizar” o então “namoro perfeito”... Essa entrega me fez quebrar a cara algumas vezes, mas não me arrependo. Lembro com orgulho de cada lágrima, pois sempre podia bater no peito e dizer: “Eu me permiti sentir algo...”! Mas tarde meu lado poeta foi direcionado a Deus! Eu passei a escrever cartas para Deus, fazia poesias expressando minha gratidão e às vezes desespero... E hoje me sinto cada vez mais apaixonado por Ele!


Mas o que tudo isso tem haver com “Verdadeira primavera”! Bem... Uma paixão sempre faz a diferença... E hoje essa paixão me fez entender algo sobre “estar bem...” Aprendi que não importa a cor do céu, o meu dia sempre será fruto do brilho dos meus olhos... E que a verdadeira primavera se da em trazer a memória o cheiro das flores ainda que elas não estejam lá... E fechar os olhos e perceber a benção de estar vivo! Sentir o vento tocando eu meu rosto me dizendo que ainda posso sentir...

E me lembrando daquilo que Salomão em toda a sua sabedoria falou... “Há um tempo pra tudo...”. A minha primavera chegou, agora é só esperar o aroma das rosas!


Rodrigo Barboza de Aquino...Guerreiro do Senhor... Poeta de Deus

sábado, 22 de dezembro de 2007

Heróis sem medalhas...


Coisas que Deus faz... Coisas que só Ele me faz sentir!

Ontem quando fui orar, senti um enorme vontade de orar por outras pessoas! O diferente é que eu não sabia exatamente quem... Mas gemi em oração me quebrantando, porque naquele momento Deus me fez "ver" pessoas com problemas infinitamente maiores que o meu... Eu me senti envergonhado, mas Deus me fez entender que tudo e todos são importantes para Ele...

E no decorrer do dia eu conheci duas pessoas diferentes... Crentes em Cristo Jesus! E conversamos muito sobre muita coisa... E ouvindo a história delas, percebi que não tenho problemas! Mas o mais fascinante, é que ele falavam isso como um desabafo, não como murmuração! E hoje eu decidi orar por elas... Somente orar! Pessoas que acima de "SUPERMAM" conseguem ser hérois sem medalhas, no anonimato dos mistérios de Deus!

Eu tenho muito o que aprender!!!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A estratégia Nesteía



Que nome estranho não é? Mas Nesteía também significa Jejum... E sei que hoje mais do que nunca, preciso desse revestimento...

“Nas Escrituras, o jejum refere-se à abstenção de alimento para finalidades espirituais. Ele se distingue da greve de fome, cujo propósito é adquirir poder político ou atrair a atenção para uma boa causa. Distingue-se também da dieta de saúde, que acentua a abstinência de alimento, mas com propósitos físicos e não espirituais. Devido à secularização da sociedade moderna, o ?jejum? (se de algum modo praticado) é motivado ou por vaidade ou pelo desejo de poder. Isso não quer dizer que essas formas de ?jejum? sejam necessariamente erradas, mas que seu objetivo difere do jejum descrito nas Escrituras. O jejum bíblico sempre se concentra em finalidades espirituais.” (Estudo Bíblicos – Site da IBL)

Deus... O Senhor sabe a minha finalidade. E também meus desejos... Sonda-me e livre-me!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Coisas que Deus não faz...


Teologicamente falando a vontade de Deus pode se dividir em duas formas:


A primeira é a VONTADE PERMISSIVA – É aquilo que Deus não aprova que aconteça, mas mesmo assim ele permite, e por meio de Seus planos eternos, possamos conhecer a sua real vontade.

A segunda é a VONTADE SOBERANA – Costumo dizer que são coisas que Deus não “negocia”... São verdades absolutas que são cuidadosamente orquestradas para um fim divino.

Admito que discernir essa duas coisas sempre um dificuldade para mim. Sinceramente queria que Deus aparecesse literalmente na minha frente para dizer o qual o caminho eu devo seguir! (E sei que os freqüentadores mais assíduos da EBD já vão fazer aquela famosa indagação: Porque você não lê a Bíblia?) Bem... É claro que acredito que Deus fala conosco através da bíblia, mas falo de um outro ponto de vista... Algo que nem sei explicar direito, admito.


Acho que fazendo uma auto-análise sobre a minha pessoa, diria que tem dois traços da minha personalidade que sobressai. SER SONHADOR E QUESTIONADOR! E sempre depois de um momento de reflexão surgi duas coisas seqüenciais. “Eu sonho e me pergunto: Porque não?” E de fato sei que não me sinto melhor nem pior de que ninguém... Seja na área afetiva ou profissional. Entendo que todos nós somos ignorantes em áreas diferentes... Mas todos são sem dúvida! E mediante a tantas perguntas pensei nas COISAS QUE DEUS NÃO FAZ... E olhando pra minha vida fiquei triste como cidadão da terra... Não é fácil passar pelo vale. Não é fácil ser um humano com fraquezas, incapacidades, e tanta opressão nesse muito tenebroso. Mas como cidadão dos céus, entendo que quando eu vejo há metros a minha frente, Deus vê milhas e milhas... Como posso eu questionar coisas que Deus não faz? Se Ele não faz ou se faz, quem irá peitá-lo e querer provar do contrário? E quem dará conselhos aquele que é o princípio de todas as coisas? Quem?

Eu não minto em minhas orações... Não digo a Deus que estou satisfeito quando não estou. Eu falo o que sinto... E eu sei que Deus entende. Na verdade é nós que não entendemos Ele muita das vezes! Sei que sou limitado... E peço a Deus entendimento, e quando não entendo, peço aceitação das coisas que não entendo.

É verdade, às vezes Deus não faz certas coisas. Deus simplesmente não permitiu. E escrevendo sobre essas coisas lembro da cruz... Vejo um Cristo falando com o Pai. “Passe de mim esse cálice, mas, contudo seja feita a SUA VONTADE e não a minha.” Talvez esteja ai o “pulo do gato”... Abrir mão do nosso “Isaque”...

Mas eu como esforçado conhecedor da bíblia, creio que Deus não quer que sejamos felizes pela metade! Mas a questão é que tudo tem um TEMPO... E há um TEMPO pra tudo! E sei que a nossa privação, gerará lá na frente frutos grandiosos e tremendos na minha e na sua vida!


Deus, me ajude a caminhar com os meus pensamentos cativos a Ti... Sempre!

domingo, 16 de dezembro de 2007

O poder de uma promessa...


Em agosto desse ano estou completando oito anos na igreja! Lembro-me com exatidão o dia em que fui convidado pela primeira vez. Estava eu com um amigo comprando um Cachorro-quente e ele dizia:

“Rodrigo, vamos à igreja que estou indo. Tem um pessoal legal... Você vai gostar”.

E de fato eu gostei da galera... Gostei de algumas meninas lindas a minha volta (Deus usou isso... rsrs), enfim, gostei do ambiente! Eu tinha 16 anos, era um adolescente cheio de sonhos, cheio de vontade de viver. E com o tempo eu fui ouvindo falar de Deus, mais tarde esse Deus foi interagindo em minha vida da maneira mais simples até a mais complexa. Naquele momento eu começava a olhar com mais carinho a figura de Deus, eu estava descendo do meu pedestal de sabedoria humana e me humilhando mais e mais a Ele... Percebi valores grandiosos de mais em Sua palavra... E através dela fui entendendo certas coisas! Assim como é em um jogo, a vida cristã vai ficando mais “difícil” com o tempo... Se por um lado somos melhores instruídos na palavra, por outro as provações vão ficando mais intensas e árduas... E foi em uma dessas provações que aconteceu algo marcante em minha vida! Em meio as minhas lágrimas Deus me fez uma promessa... Eu sei que na bíblia têm várias, e eu recebo todas na minha vida, mas tem coisas que Deus direciona exatamente a nós com um propósito singular, eu nunca vou me esquecer daquela noite.

Mas antes de contar sobre a noite, preciso enfatizar algo! DEUS TE CONHECE POR COMPLETO! Eu sempre amei olhar as estrelas, desde pequeno, não que eu adorasse as estrelas, mas foi algo eu sempre me encantou algo que Deus colocou dentro de mim e pronto. Não sei muito bem como explicar... E nesse dia Deus usou as estrelas, sua criação, para falar comigo.

Era um daqueles momentos difíceis, momentos em que se sentimos sozinhos, momentos em que as circunstâncias quebram nosso entendimento e nos fazem chorar. E como eu chorei naquela noite... Eu estava na minha laje, deitado, escutando música e chorando... Eu lembro que eu tentava falar com Deus, orar... Mais naquele momento a dor era tão grande que eu simplesmente não conseguia... Eu olhando para o céu, sem saber o que fazer! Lembro que estava ouvindo a música MANANCIAL do Diante do trono... Quem já ouviu sabe que muita unção... E na primeira parte da música onde há um clamor por restauração, senti que o Espírito Santo intercedia por mim... Eu dizia no meu íntimo: “Eu sei que nada sou, mas vim me humilhar. Preciso de Ti, vem me restaurar...” E na segunda parte da música, quando é ministrado o cuidado de Deus: “Eu te farei, como um manancial, regado e cuidado pelo meu Espírito”. Eu contemplei uma estrela-cadente rasgando céu... Deus sabe como nos tocar! Mas na minha incredulidade eu dei uma de “Tomé” e disse pra mim mesmo: “Foi só uma coinscidência”... E na exata hora que eu pensei isso, outra estrela-cadente rasgou os céus... Depois disso eu me derramei em lágrimas. Deus tinha me feito uma promessa sobre a minha vida... A promessa de cuidar de mim com um jardim fechado... Naquele momento Deus plantou em mim uma semente. A semente do avivamento espiritual. Depois disso eu pensei que tudo ia dar certo, afinal eu tinha a marca da promessa... Engano meu! A verdadeira batalha só estava começando, e fico feliz da vida em perceber que é uma honra fazer parte desse exército. Hoje e sempre...

Deus... Seja engrandecido em minha vida! Acima de minhas vontades e dos meus prazeres... Eu te amo, porque você me amou primeiro!

Rodrigo Barboza de Aquino
17/12/2007

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

"Brincando" com Deus!


Você já brincou com Deus?

Sei que a príncipio, essa pergunta parece meio sem sentido! Antes pra mim também parecia... Mas hoje eu vejo claramente o que isso quer dizer!

Lendo o livro de TOMMY TENNY (Descobridores de Deus)observei que o relacionamento que Deus quer de nós é bem simples. A propria bíblia já relata isso, mas suas exemplificações são muito boas. Recomendo você a ter um exemplar...

Li que Deus brinca de "pique-esconde"...
Que coisa estranha né. Mas é verdade!

Não que eu ache que Deus não quer se encontrar conosco, mas tem certos mistérios nessa brincadeira! Coisas que só entendemos quando vivemos. E eu queria conseguir explicar através de palavras o que sinto quando Deus brinca comigo, mas creio ser difícil demais para o meu "pobre vocabulário"...

Eu só sei que uma frase diz muita coisa em relação a se esconder:

"A DISTÂNCIA É UM DOS FATORES PRINCIPAIS PARA SE VIVER UMA DAS MAIS SINGULARES EMOÇÕES DA VIDA: O REENCONTRO"

As vezes Deus passa semanas se escondendo de mim... Eu simplismente não escuto sua voz. E como criança as vezes eu choro... Mas Deus sempre me da um "pista" de onde Ele se "escondeu"... E ai o reencontro acontece!

Sei que pessoas podem ler isso e dizer: Que maluquice desse garoto.Você pode até me chamar de estranho, maluco e outras coisas... Na verdade eu não me importaria de ser chamado assim... Eu escolhi me aprofundar no relacionamento com Deus, ainda que isso seja quebrar protocolos levantados por igrejas e religiões...

Eu quero é brincar com Deus!
Eu quero ter a mente de Cristo...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Frases em um papel...


Achei em um papel velhinho essas frases...
Não são minhas! Foram simplismente pensamentos ouvidos e vividos!
E as vezes meio que do "nada", aparecem na minha frente...
E com certeza a primeira frase, se encaixou no que vivo hoje!


"O que pra mim é TEMPO, pra Deus é TRATAMENTO"

"O silêncio de Deus" prosuz em nós fé, além de superabundar a graça em nós"

"Milagres só acontecem na vida daqueles que obedecem..."

" A visão humana milita contra a visão espiritual quase sempre"

" Deus está pronto para fazer o milagre, nós que precisamos se preparar..."

" A nossa fidelidade pode produzir momentos de dor, escassez e vergonha, mas o melhor ainda esta por vir"

" Quer ver Deus? Abra mão da razão!"

"Em meio a tempestade, terá que encontrar um lugar de descanso"

" O homem não pode receber aquilo que ele não pode ver..."

sábado, 8 de dezembro de 2007

Chega de resistir... Eu vou passar pela cruz!


Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: - Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira." Marcos 8:34-35

Interressante... Essa passagem bíblica sempre foi a mais difícil de absorver! Mas com o tempo aprendi absorver não somente aquilo que me "agrada", mas toda as coisas envolvem a caminhada com Deus!

Hoje resolvi abrir mão de algo muito importante! Abrir mão de parte do que sou... Sempre relutei com isso pela minha maneira pratica de ver as coisas! Sempre pensei assim: Pra que Deus ia me dar algo que eu não poderia usar? Um presente sem valor? E dentro de minha fragilidade emocional, aprendi que certas coisas eu não preciso aprender, somente aceitar! Vai doer negar a mim mesmo,mas é preciso e ponto final! Eu vou passar pela cruz...

EU VOU PASSAR PELA CRUZ

Não quero ir por atalhos
Quero seguir o caminho
Que tu preparastes pra mim, senhor
Quero agradar o teu coração
Te obedecer é sempre o melhor
Não quero ter tuas bênçãos
Sem antes passar pela cruz

Eu vou passar pela cruz
E me quebrantar
Passar pela cruz
E me arrepender
Vou passar pela cruz
Que ainda está manchada de sangue
Por tanto me amar
Vou passar pela cruz
E nela me ver
Vou passar pela cruz
E erguer um altar
Onde a oferta sou eu
Crucifico o meu eu
Te agradeço, oh, jesus
Pela cruz

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Quando Deus te desenhou


É tempo em que Criador tirar os seus “pinceis mágicos” para fazer a mais bela obra-prima. Beleza externa combinada com nobreza interior... O instante é de contemplar a sua formação dentro do meu coração. Olhando para a obra de Deus que mais me encanta: “Não um, mas O céu estrelado...” Entendi que Deus está ti desenhando dentro de mim. Apesar de meu coração apressado sempre lembrar da minha fábula real: “Quando Deus me formou, estava pensando em Gn 2:18”. Entendo que Deus poderia muito bem permiti que várias coisas na minha vida acontecessem, afinal, eu sou um príncipe, e qual o Rei que nega um pedido singelo de seu filho... Mas é como se Deus me indaga-se: O que você quer meu filho de verdade? Diga-me, então eu irei pela força do meu poder desenhar mais esta obra-prima... Assim entendo que você é resultado de oração e vontade de Deus!
Não posso deixar de dizer que antes de Deus fazer uma obra-prima, Ele precisa preparar a tela em qual vai ser desenhada. E como Deus preparou este meu coração! Ele ficou tão ferido a ponto de pensar que mais nada poderia ser desenhado nele. Foi difícil... Mas passou! Afinal tudo passa!(Ec 3.) E hoje sinto muito a sua falta, muito mesmo... Semana passada, passei um semana em Itapuaçu “sozinho”, e toda noite eu olhava para o céu estrelado e buscava você... Orava baixinho em meu intimo pedindo para Deus te trazer pra perto de mim o mais rápido possível, mas que fosse feita a vontade dEle... Aprendi na vida a pedir tudo que preciso a Deus, mas não deixar de pedir pra que acima de minhas necessidades seja feita a vontade dEle... E hoje Deus me pede paciência! Então é mergulhar no Salmo 40! Não vou esperar você, mas sim a vontade de Deus na minha vida...
Sei que não faço a mínima idéia de onde você vai surgir... Talvez eu te conheça, talvez não... Talvez seja uma ex, talvez não... Talvez uma amiga, talvez não... Mas na verdade este texto é para que entenda que VOCÊ é uma obra-prima, e sei que neste momento você também esta sendo desenhada... Eu te amo, antes de saber quem você é! Amo-te com a benção de Deus... E toda a noite vou contemplar pela fé este linda obra-prima que me faz sonhar, a cada anoitecer e a cada amanhecer... Obrigado por ser instrumento de uma obra maior... Pois você já existi dentro de mim!

“Mas, como está escrito: As coisas que o olhos não viu e o ouvido não ouviu, e que não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." I Coríntios 2:9

06/03/2006

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Um céu sem estrelas...



Um céu sem estrelas nem sempre faz a minha alegria! Normalíssimo dentro de meus conceitos “dissonantes”. Nada que me faça entristecer-me, é somente um ato solitário de um guerreiro. Um grito em meio à escuridão... Dias vêm dias vãos... E o tempo continuar a passar, assim como meu dilema ético: Amar ou não amar? Portanto daqui a pouco isso passa, é só “poeira se escondendo pelos cantos”, e quem sabe um dia eu possa te ajudar a limpar a “nossa” casa? E se neste dia o céu estiver nublado, não tem problema, eu levo o “guarda-chuva”. Eu só queria fazer parte de seu amanhecer, do seu anoitecer... E mesmo em noites sem estrelas, poder dizer: Amo você!

03 / 12 / 2007

sábado, 1 de dezembro de 2007

Milagres


Sempre fico tentando entender, não de forma gramatical, mas de forma espiritual a palavra MILAGRE! Ao certo, todos nós precisamos de milagres... Uma ação divina em nosso favor. E quantas vezes eu orei nessa intenção, quantas vezes eu orei em busca de milagres? Muitas vezes... E hoje entendo que o mais importante milagre já aconteceu! EU ESTOU VIVO... E mais, saber que posso fazer o possível, e deixar que Deus faça o impossível...

Há milagres que precisamos aguarda em Deus, e quando a primeira opção não der "certo", uma segunda opção: SEJA O MILAGRE...

... Milagre da PERSISTÊNCIA!
... Milagre da ESPERANÇA!
... Milagre do QUEBRANTAMENTO!

Seja o milagre de Deus hoje!
01 / 10 / 2007

(...)


É meio que impressionante o agir de Deus! Estava eu hoje a vasculhar meus rascunhos e papéis "inúteis" que toda gaveta de um quarto tem, para fazer um "limpa"... Estava fazendo isso com um motivo a mais! Sempre que estou meio abatido, fico querendo limpar tudo! Rsrs... E talvez assim indiretamente eu limpe a minha cabeça de todas as "?"... Foi quando eu achei nem papel esse texto! Eu li, parei e pensei... Ficar com essa " cara de bunda" não vai adiantar... Então botei um música e disse pra Deus:



Deus... A cada dia acontece um "crise existêncial" na minha vida! Eu me sinto no limite... As vezes penso e desistir de tudo e viver uma vida sem princípios. Seria um anestécico para o dia de hoje, mas seria também um tumor na eternidade! Portanto mais uma vez eu decici crer nos seus milagres, ainda que nada em minha volte sustente essa afirmação! Eu só penso que a Sua presença vá comigo... Amém!



"Hoje o meu milagre vai chegar, eu vou crer não vou duvidar! O preço que foi pago ali na cruz me da vitória nessa hora..." André Valadão