quarta-feira, 20 de julho de 2016

Feliz dia do amigo Jesus.



A amizade desde a criação do homem tem tido papel fundamental na socialização da humanidade. Amizade: Do latim amicitia, que significa “amizade”.O termo latino amicitia, no entanto, teria se originado a partir do termoamicus, que significa “amigo”, na tradução para o português.

Abraão construi um relacionamento com Deus e foi entitulado como "Amigo de Deus", termo ao qual muito admiro. Pela amizade de Deus Abraão foi capaz de abrir mão de sua maior riqueza, Isaque!

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Gênesis 22:2-2

E Abraão foi...
____________________________________________________________

Moisés foi tão amigo que quando Deus quis da uma prova de sua amizade, não pediu ouro nem prata, rogou pela glória de Deus.

Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.

E Moises viu..

____________________________________________________________

E o que dizer de Jonatas e Davi que fizeram uma aliança de amizade tão forte, que mesmo após a morte de Jonatas, Davi se lembrou de seu velho amigo.

E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.
E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

E Davi lembrou...

____________________________________________________________

São diversos expressões bíblicas que exalam o suave aroma da amizade. E é claro que não tem como não evidenciar o Mestre dos Mestre: Jesus.

Quando me converti há mais de 15 anos atrás, tinha um corinho que recordo-me até hoje:

Conheci um grande amigo / Ele é filho de Deus Pai / O Seu nome é Jesus Cristo / NEle a gente pode confiar

Pelo ímpeto da minha juventude, na época eu não tinha noção da profundidade dessas palavras, mas hoje consigo vislumbrar com mais nitidez. Observar seus exemplos e perceber o quão profundo foi Jesus em seu amor pela humanidade. Eu poderia enumerar uma lista, mas tem um passagem bíblica que Jesus ultrapassa todas as barreiras em nome de sua amizade.

E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.

A passagem é famosa e mostra a traição de Judas entregando-o a Potifar. Quando Judas vem ao seu encontro, Jesus já sabia de tudo. Ele já tinha indicado o traidor dias atrás e naquele momento em que Judas dá um beijo em Jesus (sinal para os guardas prendê=-lo),eu aprendo profundo sobre a amizade de dEle. Jesus olha nos olhos de Judas e diz: "Amigo.. a que vieste?" Perai! Amigo? Se coloque no lugar de Jesus e conjecture:

Qual seria sua reação com alguém que com um beijo irá te levar a morte?

Pausa... Respire... Pense!

Jesus foi profundo na arte de amar e nos mostrou um nível de amizade que raramente vemos hoje em dia. E essa ação ele continua a fazer quando nós pecamos com nossas atitudes. Sim, ele continua a nos chamar de amigo! Ele nos perdoaa antes mesmo de pedirmos perdão. Essa é sua essência e é o que me motiva mesmo eu sendo errante a crer em Seu cuidado dia após dia.

Jesus, Feliz dia do amigo! Você merece!

Rodrigo Aquino
20/07/2016

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Quem nos separará do amor de Deus?




No meu sonho eu vi um rapaz aos seus 17 anos entrando em uma igreja e ouvindo falar de um tal de Jesus de Nazaré! Eu vi sua fascinação, seu encanto ao se deparar com as histórias bíblicas. Um Deus que lutava pelos seus derrubando gigantes, abrindo o mar vermelho, derrubando as muralhas de Jericó. Vi sua juventude sendo construída pelo ímpeto da fé e na construção de um tal de GPC.  Ele seguiu sendo discipulado... batizado... e usado. Mergulhou em Deus junto com seus fiéis compatriotas celestiais. Eu vi no meu sonho um jovem dedicado a palavra  e a oração, um jovem preocupado com sua geração. O tal "príncipe" cresceu, mas não mudou... ainda! Eu o vi sendo acorrentado por aqueles que deveriam libertá-lo. Eu o vi sozinho... colher suas lágrimas em busca de respostas. Mas Deus não explica tudo e isso foi uma lição que demorou a aprender. Não se sentia tão "príncipe" assim e seguiu em busca de novos pastos... Encontrou abrigo... foi restaurado e continuo a fazer a diferença. Sentiu falta, muita falta do GPC. Buscou lutar sozinho e por fim acabou envolvido em paixões incertas dentro de seu próprio aprisco. Pecou... Caiu... Levantou... No meu sonho não o via como antes, buscou em "dogmas falíveis" subsidio para sua sobrevivência. Vi seus sonhos sendo substituídos por metas pessoais, vi sua fé diminuir e sua razão aumentar. Vi seu ímpeto regredir e seu contentamento se instalar. Seu amor encolher e suas paixões inflamar... Seu olhar outrora contagiante deu lugar a escuridão! No meu sonho eu ainda o via com fé em meio a nebulosa dor... Eu o vi sendo forte quando todos foram fracos. Omitindo a dor em detrimento aos outros... Ali sua força não tinha nada haver com ele, mas sim com a graça de Deus o levando pelos braços. O tempo passou... e passou... e ele ainda esta lá. Sem abrigo, sem aprisco, sem amigos. E depois de 15 anos que em meio a um culto levantou uma das mãos e disse: "Sim, eu aceito a Cristo!",  depois disso tudo aqui está ele! Diante de meus olhos: sem fé, sem esperança e sem amor! Suas lágrimas eram verdadeiras e se derramavam na presença de Deus. Não há nada além de um maltrapilho cheio de pecados e quase sem fé... Eu disse quase!
No sonho eu vi que uma forte luz brilhou na direção do rapaz. De dentro do feixe de luz se estender uma mão e nela havia um buraco! Uma voz como de muitas águas disse: "Está vendo a ferida em minha mão? Foi por amor a você que as recebi. Eu paguei um alto preço por você e não abro mão de sua vida.". No sonho vi o ser reluzente pega-lo no colo e cuidar de suas feridas e renová-lo! Percebi um coral ao fundo que recitava Romanos 8. "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.


Acordei e lá estava eu a chorar! Na verdade vivemos toda uma vida achando que tem haver conosco, mas tudo é por Ele e para Ele. Ele é o centro de tudo... Eu sei que novas promessas virão, novas quedas também... O sangue de cristo continuará a jorrar em favor ta humanidade. E Ele continuará vindo resgatar seu filhos... pois o amor de Deus não tem explicação.

Rodrigo Aquino

02/04/2016

domingo, 28 de fevereiro de 2016

A proposta de Deus


Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.

Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando; mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos.
Deuteronômio 11:26-28

A proposta é simples e de multipla escolha : (  ) Benção (  )Maldição.

Deus desde da criação do homem traz o dualismo das ações humanas e seus repectivos efeitos. Foi assim com Adão e Eva ao comerem do fruto proibdo; Foi assim com Abraão ao requerer o sacrifício de Isaque; Foi assim com Moisés ao ordenar que marchem em direção ao mar vermelho; Assim com José ao escolher ser misericordioso com seus irmãos... Deus nos dá escolhas diariamente afim de nos mostrar a Ele. Afim de que a cada dia sejamos mais parecidos com Ele: Um Deus que VÊ diferente do homem, um Deus que AGE diferente do homem e um Deus que PENSA diferente dos homens. Em outras palavras: Nossos pensamentos, nossas atitudes e nossa visão é completamente diferente de como Deus é. Imagine você em uma guerra, várias pessoas a sua volta e no ápice da batalha você escuta uma voz: FECHE os olhos, ESQUEÇA seus planos e FAÇA tudo do meu jeito... Um sentimento conflitante paira seu ser, mas você escolhe confiar e mesmo sem entender como, VOCÊ VENCE.
Deus faz isso! E hoje Ele eu vou ouvi-lo e buscar minha rendição diante de seu soberano poder, de ser imensurável amor.  Vou escolher: ( X ) Benção (   ) Maldição

Rodrigo Aquino
28/02/2016

sábado, 27 de fevereiro de 2016

A grande queda.




Anos se passaram e ainda estou aqui, ainda que em corpo. A vida nos deixa marcas que infelizmente reflete em nosso cotidiano. Eu sei que Deus não tem prazer naquele que retrocede. Sim, eu conheço o versículo. Leio, reflito e luto para continuar em frente mesmo diante das profundas marcas. Aprendizados... Dúvidas... Certezas... Alegrias... Tristezas.
Continuo aqui, olhando com os olhos da alma. Buscando sentido e felicidade dentro daquilo que já foi um sonho.
O sonhador Rodrigo, outrora encantador em suas idéias e planos, precisa se reenventar para surgi uma novo ser. Não tenho muito, alías, não tenho nada. Sei que isso não é problema para Deus, mas hoje meu lado humano sente a solidão como em um caverna. Ouvindo o eco do meu clamor repetir, repetir e repetir sem nada mudar.  


Rodrigo Aquino

27/02/2016