sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

No deserto que passei...


Ouvi a algum tempo de meu amigo Luiz Claudio a seguinte expressão: “Nos solos mais áridos é que dão as melhores uvas!”. Coisas de Deus mesmo, para exemplificar nossa existência em meio há tempos difíceis. O deserto pode parecer angustiante no começo, mas depois você acostuma! É a lei da sobrevivência: Ou se você adapta ou você morre!

A bíblia relata: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.” Lucas 4:1

Não foi o diabo...
Não foram os pecados...
Foi DEUS que o levou para o deserto!

Há momentos em que Deus nos manda para o deserto. Deserto é lugar de extrema escassez e desconforto. Deus faz isso para que de maneira mais intensa possamos buscá-lo. Porque apenas nEle podemos ter real descanso para nossas almas.

Eu vou enumerar algumas dicas se você esta nesse processo:

1 – Não fique sozinho! Busque estar com pessoas que repartem a mesma fé que você. Jesus diz: Onde dois ou três estiverem em meu nome, ali também estarei.

2 – Adore! Sim, extravagantemente! Deus habita no meu dos louvores. Quando se sentir mal, busque a Deus em meio aos louvores.

3 – Leia a palavra! Jesus quando tentando usou a palavra para se defender dos dardos inflamados do diabo.

4       - Assim como o maná que Deus providenciava para o povo de Israel era diário, seu sustento vai ser diário também. O deserto é para se passar dia após dia! Quem me conhece sabe o que significa (#maisumdia )

5       – Procure alguém de confiança (alguém de Deus mesmo) para te ajudar a passar pelo deserto. Há pessoas mais experientes que você que já passaram por situações semelhantes, elas podem te ajudar.

6       – E por último: Chora, geme e espera passar! Não adianta “ficar de mal” com Deus. Depois que passar você vai entender que valeu a passar por este deserto. A primavera vai voltar...

31/12/2011

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Glória in Vilar


Ontem fui ao Culto no “Projeto Vida Nova”. Como foi bom ouvir testemunhos sobre o amor de Deus! Eu saí de lá como Moisés desceu o monte Sinai, reluzindo a Glória de Deus! Particularmente eu precisava estar ali, e foi muito bom mesmo. Aprendi muitas coisas da parte do Senhor, mas uma ficou evidenteDeleitar-se nEle é requisito fundamental para passarmos pela provação. Não adianta bater o pezinho e fazer “birra” com Deus, Ele sabe o momento certo... E tudo isso aponta para o maior dos mandamentos:
Amarás o Teu Deus de todas as suas forças!
Não, Deus não tem problemas com “ego”, mas nós temos! Por isso Ele faz questão de ser o centro da sua vida.

Ontem no culto falei com o Antônio: 2012 será um ano diferente! Não por misticismo, numerologia ou algo assim... Sinto que Deus está anunciando um novo tempo! E isso não tem nada haver com merecimento (Sim, eu não mereço)! Mas tem haver com o amor de Deus que é grande e infinito.

Nada mudou! Ainda dói... Ainda sinto o gosto de sangue na boca. Ainda ta doendo às pauladas em meio ao caminho! Mas isso não vai impedir de adorar-lo... Com ou sem milagre, eu sou Seu!

Rodrigo Aquino
26/12/2011

sábado, 24 de dezembro de 2011

Continue...



Sabe o que é acordar pela manhã e imediatamente sentir uma forte angústia no peito? É difícil quando esse processo dura meses! O dia não podia ter amanhecido mais bonito, mas meus olhos cansados viram um céu escuro e com nuvens espessas. Como cristão procuro ajuda em Deus, peço pela sua misericórdia em meu favor. Escuto um silêncio que corta meu coração, e logo depois um sussurro: “Continue...”

Apesar das dores sinto que estou onde Deus quer que eu esteja! Só que é difícil estar aqui! Há momentos em que não há o que fazer, além de permanecer seguindo em frente!

“A esperança adiada desfalece o coração,
mas o desejo atendido é árvore de vida.” Pv 13:12

Rodrigo Aquino

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As lentes do amor


“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!”

Mesmo sendo um pouco clichê, senti vontade de começar este texto com uma das frases mais lindas que Renato Russo escreveu. Na teoria é muito simples, mas na prática a coisa começa a ficar mais séria. Seriedade que escoa pelas mãos de uma geração limitada pela superficialidade do corpo e da alma.  Como já dizia Arnaldo Jabor: “ A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu.” Sobra carência do real afeto e carinho esquecidos com o passar do tempo.

De um lado o universo feminino que busca um príncipe encantado, mas não quer o rótulo de princesa. Pelo menos não se comportam como, e acabam sendo o troféu da noite a ser esquecido em uma estante qualquer. E do outro lado o universo masculino que depois de beijar 1000 bocas percebe que não beijou nenhuma. Então tenta se tornar um “ex-galinha” mais bem sucedido e encontrar alguém para passar o resto da vida. Isso tudo parece um jogo em que as peças estão sempre mudando de lugar, sempre sem direção.

No fundo as pessoas têm medo mesmo de ficarem sozinhas, então ficam com todo mundo. E por fim não ficam com ninguém! Ou então engata um relacionamento baseado em superficialidades que “quebra” na primeira curva. (Sim, já aconteceu comigo!). E então a gente começar a entender o porquê já dissemos “Eu te amo” muito mais de uma vez. E de certa forma não vejo problema, você acha que o amor só vem uma vez? Eu não! Afinal, o amor é um sentimento que pode ser alicerçado ou destruído com o tempo, depende de quem ta morando lá dentro. As nossas escolhas são determinantes para tal processo, e então surgi um versículo que acho fundamental nesse entendimento.

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:7

SOFRER
ACREDITAR
ESPERAR
SUPORTAR

Alguém consegue enxergar superficialidade nesses verbos? Nem eu... Isso tem haver com profundidade, investimento em longo prazo. Esse lance de “amor a primeira vista” é legal nos filmes de Hollywood, mas na realidade não acontece assim. Hoje eu tenho o prazer de contemplar Bodas de prata, ouro e até de diamante. Mas será que nossos filhos terão esse prazer? Porque tudo hoje é muito fácil, muito “Fast-food”! Se troca de parceiro como se troca de roupa, afinal, o preservativo esta aí para não somente para evitar uma gravidez indesejada, mas principalmente para não precisar confiar em seu parceiro acerca de DST.

Por essas coisas que o coro é uníssono: “Está difícil arrumar alguém para namorar, muito mais para casar!” E a minha dica a essa dificuldade é NÃO DESISTA. Uma hora o “destino” (para aqueles que pensam desse modo) vai colocar alguém em sua vida que vai te fazer entender o motivo de todos os outros relacionamentos anteriores não terem dado certo.

E enfim você vai perceber certas diferenças...
... que ter uma esposa é diferente de ter uma mulher.
... que ter casamento é diferente de ter um contrato.
... que ter um lar é diferente de ter uma casa.

Rodrigo Barboza de Aquino
14/12/2011

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Só mais um instante



Hoje ao entrar em uma farmácia para comprar um remédio, não esperava ver uma tarja preta em sua embalagem. Fiquei um pouco assustado, mas acho que as batalhas e lutas travadas dentro e fora de mim causaram danos ao meu ser. Acredito que Deus pode usar os médicos, então serei um bom paciente e cumprirei os dois meses de tratamento. Quando seguidas situações bombardeiam sua vida, o tanque de combustível entra na reserva há milhas do posto mais próximo. Você vai indo em frente torcendo para não parar, se esquivando das crateras e suportando os trancos da dura estrada. E então surge em seu coração o questionamento: “Vou conseguir?”! Tenho aprendido a viver dia após dia... Minuto após minuto... Lágrima após lágrima! Eu não tento bancar o “Super Crente” e me apego à cruz de Cristo. Com certeza Ele sabe o que é sofrer, pois padeceu na cruz como nosso Salvador. Talvez Ele pensasse: “Só mais um instante!” E assim revelou força em meio à fraqueza.
Se eu conseguir resistir só mais um instante, sei que Deus irá bradar do céu, quem sabe recitando Apocalipse 3:7-8

Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

Apocalipse 3:7-8

Só mais um instante...
... Apenas mais um dia!

Rodrigo Aquino

sábado, 3 de dezembro de 2011

O que você vê?


Conseguir ver além do provável é uma grande conquista em um mundo de aparências. Talvez a sua resposta a pergunta acima fosse: “Ponto negro”! É normal e até compreensivo que pensemos dessa forma, estamos inseridos em sociedade onde nada se passa despercebido. Preferimos olhar o “Ponto negro” ao “Quadro Branco” mesmo com a disparidade entre suas dimensões. Nós fazemos isso quando vasculhamos os defeitos alheios para servir de subsidio para uma discussão. Nós fazemos isso quando um acompanhamento da refeição não está do jeito que queremos. Nós fazemos isso quando alguém que nos faz sempre rir, nos faz chorar... O “Ponto negro” se torna o centro e não conseguimos ver nada mais que a escuridão!
Quando o foco é o problema, dificilmente conseguimos ver a solução. Quando o foco é o “Ponto negro”, dificilmente conseguimos ver a imensidão de possibilidades que podem se formar através do “Quadro Branco”. Podemos escrever nossa história dando um final muito mais feliz. 

 





E com o passar dos dias você vai ver que os “Pontos negros” cooperam para que a história da sua vida seja escrita com mais emoção. Antes de se desesperar com um pontinho, tente olhar a sua volta e sonhar com uma infinidade de possibilidades. Não deixe passar as grandes oportunidades da vida por não enxergá-las...

Rodrigo Barboza de Aquino
03/12/2011