segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jornal da vida!


Confesso: As atrocidades que assolam meu Brasil me deixaram perplexo e desorientado. A esperança outrora límpida ofuscou-se em meio a tantas notícias ruins.

Não sei se você reparou como é difícil ver um telejornal e ouvir boas notícias, seja no campo da política, social ou ambiental. O mundo está um colapso, não há mais segurança e de tanto vermos essas noticias o medo passa a ser nosso hospede, nosso companheiro. Vou pegar, por exemplo, o Jornal Hoje, da GLOBO: Logo no início a apresentadora diz várias noticias catastroficamente ruins... Vai falando uma atrás da outra... Depois a penúltima noticia é aquela de sempre. Pega um economista pra nos ensinar a controlar nossas finanças como se isso fosse algo bom. Melhor seria parar de manipular as pessoas através da mídia televisiva. Quero ver algum economista ensinar alguém a parar de ligar para o BBB... Rs! E por último, a tradicional receita! Nossa... Depois de tantas noticiam ruins, podemos esquecer de tudo e fazer um bolo! Pronto... Podemos descansar e fingir que o telejornal é surreal!

Só que hoje foi diferente... Eis que em meio a um mundo tenebroso, surge um ato de bondade e honestidade!

Falo do motorista da linha Friburgo x Rio! Seu nome é Joilson Chagas que ao chegar no terminal rodoviário e fazer o check-in em seu ônibus, percebeu na poltrona número 13 (que azar que nada, rs), percebeu um envelope e um celular perdido. O envelope tinha nada menos do que R$74 mil... O que você faria em seu lugar? Segue abaixo seu relato:

- Cheguei e vi um pacote enrolado com um papel e um celular. Tirei, botei em cima da poltrona e verifiquei que era dinheiro. Muito dinheiro. Peguei, desci do carro e falei: ‘meu Deus, o que é que eu faço?’. É tentador

Eis que ao voltar ao terminal encontra um homem chorando e sem saber se era o verdadeiro dono, foi perguntar o que tinha acontecido:

- Ele disse que tinha perdido um documento no Centro do Rio. Eu perguntei o que era e vi que tudo o que ele tinha perdido estava comigo, dentro do ônibus. Eu perguntei se o celular dele era o que estava comigo e ele entrou em desespero. Acho que imaginou que eu estava com o dinheiro dele. Chamei ele num canto, conferi identidade, a passagem, tudo foi confirmado e fiz a devolução

O dono do pacote era um agricultor que mora na Zona Rural de Friburgo. Segundo ele, o dinheiro era fruto da venda de um veículo que ele usava para escoar a produção e seria usado para pagar o tratamento de saúde de uma filha adolescente. Quando recuperou o pacote, chegou a oferecer uma recompensa de R$ 2 mil ao motorista, que recusou a oferta.

- Fiz o que era certo. A melhor coisa que tem é você deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranqüilo.

Apenas mais um detalhe. Joilson Chagas foi um dos moradores que perderam suas casas devido a fortes chuvas em Friburgo! Ele podia receber esse dinheiro como um presente de Deus, mas preferiu enxergar Deus nas lágrimas de um pai desesperado. Fez o que era certo... Deixou-me mais feliz por ser brasileiro, por ser carioca!

Se existem os vilões...
... também existem os heróis!

Rodrigo Barboza de Aquino
18/04/2011

sábado, 16 de abril de 2011

Quem me dera ao menos uma vez

Dentre as influências juvenis que permeiam minha vida, a Legião Urbana surgiu como um incentivo a arte de pensar. Deixando de lado o “paradigma” acerca da viabilidade de um cristão ouvir música secular, sigo com minhas colocações sem medo de julgamento. Nada de ataque... Muito menos argumentos! Cada um retenha o que for bom, alias, foi Paulo que nos ensinou assim!

Hoje ao caminhar pelo bairro, seguia pensando nos questionamentos que todo ser humano tem! Lembro de um Rodrigo que não se preocupava muito com isso. Sim, ele era mais feliz!  Como um relâmpago meus pensamentos foram interropidos pelo barulho da criançada, era o famoso “golzinho”! Viajei em cada sorriso... Na euforia esfuziante de todos. Senti saudades... Há anos atrás eu era um deles... Sonhando em ganhar a partida, fazer um gol! O meu mundo se resumia as quatros linhas e a bola. Bons tempos...  Quando isso se perdeu? Preciso citar Legião urbana:

Quem me dera
Ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante


Talvez fosse diferente se o simples fosse visto com o mais importante. Certamente os espelhos da vida nos mostrariam um mundo bem melhor... Distante da repugnância que invade minha geração dia após dia!

Quem me dera ao menos uma vez... Quem me dera!

Rodrigo Barboza de Aquino
15/04/2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

Saudade e lembrança!


Podem parecer sinônimos.
Idéia igual, mas diferente no sentir.

Lembrança é da memória, saudade é da alma.
Muitas lembranças, poucas saudades. 

Lembranças surgem com um cheiro,
uma música, uma palavra.

Saudade surge sozinha,
emerge do fundo do peito onde é guardada com carinho.

Lembrança pode ser boa, mas quando não é,
pode-se afastá-la convocando outra lembrança ou convocando outro pensamento para o lugar, ligando a TV ou lendo o jornal.

Saudade é sempre boa, mesmo quando dói,
e não se apaga mesmo que outra pessoa tente ocupar o lugar vazio.
Ela pode coexistir com um novo amor, sem machucá-lo.

Lembrança é de algo real, de um lugar, uma época, uma pessoa.
Saudade pode ser do que não houve, de uma possibilidade,
de lábios jamais tocados.

Lembrança pode ser contada, medida, localizada, e com algum esforço,
pode até ser calculada com uma fórmula matemática,
ao gosto dos engenheiros.

Saudade é dos poetas, é pautada em rimas e melodias;
vontade de ver outra pessoa, segundo os poetas,
teria outro nome, seria uma saudade com tempero, eu acho.

Lembrança pode ser sem som, pode não doer.
Saudade jamais é sem som.
Se ela não vier com música de fundo, a gente coloca,
só para ficar mais bonita, mais gostosa de sentir,
para preencher mais a alma vazia. 

Lembrança vence a morte,
mas conforma-se com a ausência, respeita convenções.
Saudade ignora a morte, vence distâncias, barreiras e preconceitos.

Lembrança aceita nosso comando, vai e volta quando queremos.
Saudade é irreverente, independente e auto suficiente. 

Gosto mais da saudade! E você?

Solange Gouvêa
________________________________________________________

"Como é difícil sentir saudades e saber que restaram apenas as lembranças!  Um fragmento de mim se foi, é preciso me refazer."

Rodrigo Barboza de Aquino

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um dia negro!



Hoje ao parar em uma lanchonete no centro da cidade para tomar um tradicional café da manhã, vejo na televisão a fatídica notícia do genocídio em uma escola municipal. Perdi a fome... Perdi o olhar... Perdi os sentidos... Tentei não perder a esperança! 11 crianças mortas... 13 feridas... 24 famílias chocadas... O Brasil contristado! Todos se perguntam: O que se passa na cabeça de uma pessoa pra cometer tamanha crueldade? Abaixo suas últimas palavras...

“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna. Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi."

Demônio?
Doença mental?
Fanatismo?
Desleixo social?

Eu não sei responder essas perguntas, mas sei onde todo mal começa: Quando o homem deixa a esperança de lado! O início do fim acontece quando o homem deixa de acreditar no amanhã, e se agarra ao mal! A semente do mal germina no coração do homem gerando a morte...

Minhas condolências aos familiares pelo ocorrido. Deus, o grande consolador, seja alicerce de vossas almas. Que a esperança não morra no coração de todos vocês, pois ao certo aquelas crianças estão em um jardim muito lindo, brincando com o Pai celestial! O medo e as lágrimas já não existem...

Senhor ajuda-nos a aceitar aquilo que não podemos mudar!

Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. Mateus 19:14

Rodrigo Barboza de Aquino
07/04/2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

Hoje é preciso chorar ...


Porque tanta dor ?
Será dor?? Não sei explicar ...
Sufoca, enfraquece ... e dói ...
Porque esse sentimento quase insuportável ... ?

Porque pessoas boas sofrem  ?
Porque as pessoas morrem ?
Porque as mães morrem?
Deveria ser proibido ...

Mas quem sou eu pra questionar?
Mistérios de Deus ...
Ele é Deus!!
E por isso entende tantas perguntas ...

Mas o ser humano ...
Não entende, não aceita
Não sabe confortar ...
Não sabe nem o que falar ...

Mas o ser humano sabe amar ...
E por isso sofre, sofre muito ...
Sofre pela perda, o vazio...
Apenas o ??? O que??? Não dá pra definir ...

E eu?? Eu apenas queria poder tirar de você esta dor ...
Esta dor do amor ... esta dor tão profunda ...
Inominável ...
Cadê o meu amor ??

Você não pode ficar triste ...
Você não merece sofrer assim ...
Mistérios de Deus ...
E é à ele que eu me junto pra tentar diminuir tua dor ...

Te abraçar?? Te ligar??
Não sei ... Que impotência !!
Deus!!!!  Consola!!
Só o Senhor pode fazer o milagre acontecer ...

Em situação semelhante alguém me disse ...
Não é o fim ... é apenas um tempo ...
Vocês vão se encontrar ...
Um dia a gente vai se encontrar ...

E enquanto isso ...
Vamos vivendo ... O show continua ...
Com uma marca profunda ...
E mais um anjo no céu olhando por ti!

E hoje eu queria uma coisas tão simples ...
Já vi tantas vezes ... Mas hoje seria diferente ...
Teu sorriso! Tua alegria! ...
Mas amigo ... hoje é necessário chorar ...
E eu estou aqui sempre que precisar!

Vanessa Ferreira
28/03/2011