segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A lição do Pai Nosso


VOCÊ: Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Sim? Estou aqui...
VOCÊ: Por favor, não me interrompa, estou orando!
DEUS: Mas você me chamou!
VOCÊ: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou orando.... Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Ai, você fez de novo.
VOCÊ: Fiz o que?
DEUS: Me chamou! Você disse: Pai nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que posso ajudá-lo?
VOCÊ: Mas eu não quis dizer isso. É que estou orando. Oro o Pai Nosso todos os dias, me sinto bem orando assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem até cumprí-lo...
DEUS: Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus irmãos, como podes dizer que estais no céu, se você não sabe que o céu é a paz, que o céu é amor a todos?
VOCÊ: É, realmente ainda não havia pensado nisso.
DEUS: Mas prossiga sua oração.
VOCÊ: Santificado seja o Vosso nome...
DEUS: Espera ai! O que você quer dizer com isso?
VOCÊ: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!
DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.
VOCÊ: Agora entendi. Mas nunca havia pensado no sentido dessa palavra SANTIFICADO. "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu..."
DEUS: Esta falando sério?
VOCÊ: Claro! Por que não?
DEUS: E o que você faz para que isso aconteça?
VOCÊ: O que faço? Nada! É que faz parte da oração, além disso seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu e na terra também.
DEUS: Tenho controle sobre você?
VOCÊ: Bem, eu freqüento a igreja!
 DEUS: Não foi isso que Eu perguntei! Que tal o jeito que você trata os seus irmãos, a maneira com que você gasta o seu dinheiro, o muito tempo que você dá a televisão, as propagandas que você corre atrás e o pouco tempo que você dedica a Mim?
VOCÊ: Por favor. Pare de criticar!
 DEUS: Desculpe. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.
 VOCÊ: Esta certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol, se manda o sol reclamo do calor, se manda frio, continuo reclamando, se estou doente, peço saúde, mas não cuido dela, deixo de me alimentar ou como muito...
DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e Você, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou gostando dessa nova atitude sua.
 VOCÊ: Olha Senhor, preciso terminar agora. Esta oração está demorando muito mais do que costuma ser. Vou continuar: ... "o pão nosso de cada dia nos dai hoje..."
 DEUS: Pare ai! Você esta me pedindo pão material? Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembre-se daqueles que nem conhecem pão. Pode pedir-me o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso! Eu estou interessado na próxima parte de sua oração. Continue!
 VOCÊ: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido..."
 DEUS: E o seu irmão desprezado?
 VOCÊ: Está vendo? Olhe Senhor, ele já criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso me vingar.
 DEUS: Mas, e a sua oração? O que quer dizer sua oração? Você me chamou, e eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou gostando de você ser honesto. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de você, não acha?
 VOCÊ: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!
 DEUS: Não vai não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria, pense na sua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta você querer.
 VOCÊ: Pode? Mas como?
 DEUS: Perdoe seu irmão, Eu perdoarei você e te aliviarei.
 VOCÊ: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.
 DEUS: Então não me peças perdão também!
 VOCÊ: Mais uma vez está certo! Mais só quero vingar-me, quero a paz com o Senhor. Esta bem, esta bem, eu perdôo a todos, mas ajude-me Senhor. Mostre-me o caminho certo para mim e meus inimigos.
 DEUS: Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você. E você, como está se sentindo?
 VOCÊ: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus.
 DEUS: Ainda não terminamos a oração. Prossiga...
 VOCÊ: "E não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal..."
 DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações onde possa ser tentado.
 VOCÊ: O que quer dizer com isso?
 DEUS: Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade, o ódio. Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado. Não use tudo isso como saída de emergência!
VOCÊ: Não estou entendendo!
 DEUS: Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Entra no erro, depois corre a me pedir socorro.
 VOCÊ: Estou com muita vergonha, Perdoe-me Senhor!
 DEUS: Claro que perdôo! Sempre perdôo a quem esta disposto a perdoar também, mas não esqueça, quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite cada palavra que fala! Termine sua oração.
 VOCÊ: Terminar? Ah, sim, "AMÉM!"
 DEUS: O que quer dizer AMÉM?
 VOCÊ: Não sei. É o final da oração.
 DEUS: Você só deve dizer AMÉM quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque AMÉM! quer dizer, ASSIM SEJA, concordo com tudo que orei.
 VOCÊ: Senhor, obrigado por ensinar-me esta oração e agora obrigado por fazer-me entendê-la.
 DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do erro, aqueles que querem ser livres do pecado. Abençôo-te e fica com minha paz!
 VOCÊ: Obrigado Senhor! Estou muito feliz em saber que és meu amigo.

Autor Desconhecido!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Feridos também curam!

Por que quando sou fraco, quando desesperadamente com a voz embargada, peço a Deus “tira-me desse vale Senhor"? Por que quando tudo parece ir bem ao contrario daquilo que desejamos, quando tudo parece cair das nossas mãos assim como os grãos de areia? Por que quando essa força vai se findando com se estivéssemos dentro de um túnel só vemos a escuridão e nada da luz?


Nessa luta dentro de nós (carne x Espírito), a carne insiste em dizer que é o fim, que já não adianta mais e o Espírito sussurra: “Dá mais um passo, vai valer a pena.” 

Enquanto isso acontece dentro de nós... Deus com muita sabedoria, envia pessoas também feridas, para nos acompanhar na cela do lado da nossa!
Quando não temos nenhuma palavra para orar por nós mesmos, fazemos orações fortes, longas ou não, mas com uma profundidade espantosa, insistimos, falamos horas e horas ao telefone e não desligamos enquanto a pessoa do outro lado esteja calma e com uma nova visão daquele problema. Deus dará a solução! Conversamos horas no Msn mostrando o outro lado do problema, o lado que "esse problema" não é maior que o teu Deus, mostrar a pessoa o lado positivo desse problema. Sim, o lado em que você exercitou mais a sua fé, quando chegaste mais a Deus, ou que te dá a oportunidade de se achegar mais a Ele! É incrível, que quando uma alma chora do lado da nossa cela, isso nos comove e nos dá uma força para derrubar os gigantes só pra vermos aquela pessoa vencer! Enquanto isso, não temos força pra levantar uma folha por nós....pois verdadeiramente a nossa ferida sangra, sangra, e sangra...

Perguntei a Deus certa vez o porque disso?

Eu também estou na fila desse hospital pra ser curada, e meu Deus, não vês que minha ferida esta também a sangrar e que me devora por dentro, quase ate doe a respirar? E essas vidas estão do meu lado e contam com uma mensagem da minha parte, pra lhe dar força, pra dizer que tudo vai correr bem, pra fazer uma oração, pra dizer uma palavra profética e lhes fazer olhar o outro lado, o lado de que tudo vai dar certo, que isso vai passar... Deus, os que esperam no Senhor renovarão as suas forças....
Pois bem Senhor, EU ESPERO EM TI, RENOVA AS MINHAS!!!!!


Então, que obtive essa resposta: Seria fácil você dizer para essa pessoa para ter calma, para ter fé, que Deus está no controle de tudo.
---
E é verdade.... É fácil dizer quando nós não passamos por isso, ou que nunca tivemos no mesmo barco... Hoje quando desabafam comigo, e dizem que não agüentam mais. Que não vê saída... Que não tem forças... Eu falo assim:


Eu sei o que é isso! Já passei, já estive nesse barco... Mas hoje já não estou, Gloria a Deus! Tenha calma, tenha fé, Deus está no controle de tudo!

Hoje entendo porque passei por muitas situações que ainda  me trazem as cicatrizes... Algumas por querer mesmo  ir e não importar de "quebrar a cara" outras por não ter escolha... Mas Deus transformou isso e em vez de lembrar do lado negativo do sofrimento que vivi,  tiro o lado positivo para mostrar para as pessoas que o problema não é eterno. Que existe um ser maior que tudo, que vai trazer a solução e o bálsamo para sarar essas feridas abertas. Quando estou fraca, e sem palavras pra expressar a Deus, quando só consigo pedir " TIRA ME DESSE VALE",  quando as lágrimas falam melhor que multidões de palavras. Meus colegas de cela revolvem acordar ao mesmo tempo, e resolvem vim até mim... Com a certeza que terão uma palavra de força, de animo, nessa hora sei que não sou mais eu, e sim o Espírito que habita em mim, que me toma, e me ensina comigo mesma, que ao ajudar os outros, nos ajudamos a nós próprios. Quando estendemos a mão para ajudar o nosso irmão a levantar, Deus se revela em nós e a sua graça nos sustenta e nos fortalece.  Quando deixamos de olhar só para o nosso problema e ajudamos o nosso próximo a resolver o dele, encontramos a solução também para os nossos....
E assim, exercitamos a nossa fé....pois se não fosse assim, como seria?


Lidiane R. S. Garcia
27/01/2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Marcas da vida

Hoje após conversar bastante com uma amiga ao telefone, meu coração entristeceu-se! Sua voz embargada e sua respiração ofegante fragmentavam seus pensamentos em busca de lógica para tais acontecimentos... Sua razão evaporou e seus temores borbulharam em seu ser. O medo surgiu com a única coisa real, a fé se distanciou... Depois de quase 20 minutos ouvindo ininterruptamente, reivindiquei a oportunidade de ser ouvido e fui atendido. Nessas horas é difícil trilhar pelo caminho da lógica, como também é difícil dizer que tudo vai melhorar quando tudo aparentemente piora...  Senti-me impotente diante de tanta dor e decepção, mas precisava ser contundente a fim de refrescar aquele árido coração. A beleza da primavera havia se dissipado, e o frio do inverno se acomodou em seus pensamentos incertos. Paralisia das emoções, nostalgia da alma... Seria o fim, se não fosse Aquele que é o Início e o Fim. Se não fosse Deus!
No meio da tempestade de coisas ruins, Deus instigou-me a crer e a liberar as seguintes palavras: 
“O que me alegra nisso tudo é saber que estarei aqui para ver Deus te surpreender. O melhor de Deus ainda está por vir...”

As dificuldades fortalecem o ditado popular: “O que não mata, fere!”. Sim, as marcas são inevitáveis e inesperadas. Resta a cada um de nós ter fé no amanhã. Aceitar que a vida é como um “Bungee jumping”! Nascer é pular! Em segundos lá em cima; em segundos lá em baixo... A força gravitacional acompanha a “magia” da vida: “Quanto maior a queda, maior o impulso para subir...”

Respire fundo amiga... Já vai passar, Deus é contigo!
Seja lá em cima, ou lá em baixo!

Rodrigo Barboza de Aquino
24/01/2011

domingo, 23 de janeiro de 2011

Salva-me de mim mesmo!


Nas escolhas da vida nem sempre a assertividade me acompanhou... Mesmo com cautela a gente acaba escorregando (todos nós sem exceção)! É da natureza do ser humano culpar algo devido alguma frustração, mas é nossa obrigação desviar-se dessa tendência... A verdade é que somos responsáveis pelo nosso futuro! A maior dádiva que Deus nos deu quando nos criou foi a LIBERDADE! Deus não nos privou em momento algum de escolher. Mesmo no Jardim do Éden, havia uma possibilidade de comer qualquer fruta, mesma a da árvore central do jardim! A possibilidade gera a liberdade! E algo que sempre me pergunto:

O que eu tenho feito com a minha liberdade?

Ainda que nossa intenção seja fazer coisas boas, nem sempre fazemos. Paulo sintetiza isto de forma clara nos versículos abaixo:

“Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo. E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.” 
Romanos 7. 15-20

Paulo sofria com essas questões, assim como nós sofremos. Achamos-nos indignos e fraudulentos em pregar o evangelho, e passamos a ser um alvo fácil para as forças do mal.  A santidade parece se dissolver em nossos dedos nos colocando numa caverna (igual a Elias) 1 Reis 19!
 E Deus nos responde igual respondeu a Elias:

'Ali ele entrou numa caverna para passar a noite, e, de repente, o SENHOR Deus lhe perguntou: —O que você está fazendo aqui, Elias?" 1 Reis 19:9

Eu sempre fico reflexivo quando leio alguma passagem da bíblia em que Deus pergunta algo a alguém. Afinal, Ele é Deus, já sabe a resposta! E por fim acabo entendendo que há um propósito maior em Seus questionamentos: 
Provocar introspecção a quem Ele direcionou a pergunta!
E hoje Ele me fez a mesma pergunta: “O que você está fazendo aí Rodrigo?
Ele me fez pensar... Fez-me entender que eu precisava enfrentar meus próprios medos.  Precisava enfrentar a mim mesmo! Hoje o meu inimigo dormiu comigo e eu nem desconfiei...
Glórias a Deus por me revelar mais este mistério!

Rodrigo Barboza de Aquino
23/01/2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Lembranças em um carta!


Não é privilégio meu! Acredito que todos nós quando vamos dar uma geral no quarto, sempre encontra algo esquecido que te faz pensar em várias coisas. Hoje foi o dia dar minha geral no meu quarto (estava precisando... rs), e encontrei coisas que trouxeram lembranças ao meu ser. Lembranças melancólicas... Lembranças alegres! Vamos ficar com as lembranças alegres, as melancólicas eu não posso (e nem quero) postar aqui...

Continuando... Achei uma carta manuscrita para uma amiga do trabalho! Ao ler minha mente viajou no tempo a fim de reviver o instante em que escrevi. Foi um tempo difícil para minha amiga, mas hoje quando vejo seu sorriso entendo que valeu a pena. Como é bom olhar para trás e ver que as palavras proféticas são como flechas bem afiadas, que sempre cumprem o seu propósito! Vamos à carta... mas antes um versículo!

“Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que enviei”. (Is 55.11)

Andréia,

Em primeiro lugar quero dizer uma coisa simples e ao mesmo tempo importante: DEUS TE AMA! Antes de dizer o que isso significa, vou te falar o que isso não significa!

·        Ser amada por Deus NÃO significa viver sem dificuldades.


·        Ser amada por Deus NÃO significa ser compreendido pelas pessoas... Muitas querem o seu mal por não conhecerem o bem!

·        Ser amada por Deus NÃO evita as lágrimas!


E então você pergunta: “Se Deus é amor, porque Ele permiti essas coisas?”
 A resposta gira em torno de uma só questão!

QUEM É DEUS PARA VOCÊ???

A resposta da humanidade é uma só: DEUS É TUDO! Então porque temos mais facilidade para duvidar do que para crer? Sempre acreditei que Deus não precisa de tempo, nós sim! Não se preocupe com o que DEUS PRECISA FAZER, porque ao certo Ele irá fazer, mas se atente com o que você precisa fazer!

Pelo que vejo, você precisa APRENDER A DESCANSAR em Deus! Ainda que no meio da tempestade... As angústias que permeia seu coração é fruto de seus medos! Se você não aprender a descansar em Deus o desespero irá te abater, e Satanás sabe quando tememos estamos adiando o cumprimento das promessas de Deus!

VOCÊ TEM UMA ESCOLHA PARA FAZER: DUVIDAR OU CRER!

Tenho orado por você... E eu sei que Deus está cuidando de você! O Mestre quer ensinar coisas grandes que ainda não sabes!

Fé é crer quando nada acontece...
... Deus está te dando essa oportunidade.
E a mim também!

A paz de Cristo
 Rodrigo Aquino
 08/2010

Graça e paz!
Rodrigo Barboza de Aquino
20/01/2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Instrumentalidade de um Blog!

Sem duvida o surgimento da internet foi o grande marco na maneira das pessoas se comunicarem. A Globalização chegou para diminuir espaços, estreitar relacionamentos e possibilitar que a informação chegue de maneira mais rápida e precisa ao seu destino. Revolucionou a maneira comunicação trazendo malefícios e benefícios (como tudo na vida). A internet se tornou a maneira mais expansiva de externar idéias, pensamentos, desejos e conhecimento.

Escrever sempre foi um dos meus hábitos diários, tudo começou no ano de 2000 com um simples diário. Na verdade o foco era outro, coisa de adolescente, mas hoje escrevo com base no construtivismo das lições que Deus me permiti contemplar. E então nasceu o filho “Fragmentos de uma vida”, nasceu com o jeito do pai: impetuoso, ousado e sensível! E hoje a criança cresceu pela misericórdia de Deus, já são mais de 10 países acessando mensalmente. Depois de 4 anos de existência o “Fragmentos de uma vida”, teve um primo chamado: “Obras das mãos Deus”; esse primo teve uma gestação complicada: no meio do deserto! Mais hoje está aí sendo voz profética nesta nação...

E hoje quando “n” número de pessoas falam que este blog está sendo canal de benção em suas vidas, percebo que isso tem pouco haver comigo. Vejo que Deus está na direção disso tudo, e é dEle que provém minhas inspirações! Pode parecer loucura, mas às vezes em uma frase que escuto de alguém, Deus me dá um texto! E aquilo fica “martelando” na minha cabeça até eu escrever... Coisas de Deus! Portanto, que seja este espaço para desfragmentar aquilo que Deus tem me ensinado ao longo da minha caminhada cristã. Para Glória dEle!



Graça e paz!
Rodrigo Barboza de Aquino

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Salmo da TV!


A Tv é o meu pastor: Nada me faltará. Ela me faz repousar no sofá, e tenta afastar-me da fé . Ataca-me a alma . Guia-me pelas veredas das novelas com triângulo amoroso, adultério,fornicação, sexo e violência: por amor do patrocinador.

 Ainda que ouça alguns conselhos e ouça uma mensagem pastoral, não haverá interrupção, Porque a TV está comigo, Seu Cabo e Controle Remoto me consolam. Ela me prepara uma mesa de comerciais na presença de meu mundanismo; Unge-me a cabeça com o big brother, com o humanismo e consumismo; Meu cérebro se transborda de lixo.

Preguiça e ignorância certamente me seguirão todos os dias da minha vida,E habitarei em casa olhando a TV para todo o sempre. Na angustia, na dor, na dúvida, no desespero, na doença: ficarei perdido (a), com crise! Novamente.

Autor Desconhecido

______________________________________________________

Não sei quem foi o abençoado que de forma tão cômica relatou com tamanha propriedade a pobreza da televisão brasileira. A verdade é que a televisão, assim como a internet, virou um centro de informação tão expressivo que leva muitos a reclinar seus pensamentos em parâmetros totalmente fúteis e distantes da palavra de Deus.

A Televisão aprisiona, mas a palavra de Deus liberta!

Graça e Paz
Rodrigo Barboza de Aquino
14/01/2011 

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

2.7 de emoções!


Hoje eu completo mais um ano de vida, e olhando para trás vejo o cuidado de Deus sempre presente em minha vida. Eu fui na verdade um “acidente” na vida de meus pais. Eles já tinham o tão sonhado casal de filhos, e então eu surgi de surpresa! É claro que a notícia da minha gestação foi recebida com alegria e carinho. Minha mãe conta que na época ela vivia com um bonequinho que se chamava “agarradinho” nas roupas, e hoje ela diz que entende porque nasci agarrado por natureza nas pessoas.  Agradeço ao meu Pai do céu pela vida de meus pais da terra, por fazerem tudo por mim. 

Esse ano eu completo 10 anos de minha conversão ao Senhor Jesus. Recordo-me com exatidão quando o Fábio (meu irmão de leite e vizinho) convidou-me para comprar um hambúrguer e me falou de Jesus Cristo. Ali começava essa grande história de amor... Não fui eu que decidi ir até Deus, foi Ele que me atraiu de maneira surpreendente. E nesses 10 anos aprendi muitas coisas.

·        Aprendi que não importa se as pessoas não acreditam em você, importa você acreditar no plano de Deus para sua vida.

·        Aprendi que não dá para agradar a todos, e que é insensatez tentar! É preferível agradar a Deus antes de qualquer coisa.

·        Aprendi que existem maus lideres, maus pastores e maus diáconos. Mas nenhuma maldade pode travar alguém que Deus levanta.

·        Aprendi que o isolamento faz parte de alguém que deseja tocar o coração de Deus.

·        Aprendi que Deus sempre levanta amigos especiais para nos ajudar na caminhada. (Obrigado G.P.C.)

·        Aprendi que o deserto é a melhor escola que podemos passar!

·        Aprendi que na vida, vale mesmo é saber que você é querido e amado. Que você está cumprindo um bom papel na vida das pessoas a sua volta. Isso não tem preço!

·        Aprendi que o que difere o especial do medíocre é a coragem!

·        Aprendi a perdoar mesmo se alguém não me pedir perdão.  

·        Aprendi a aprender nesses 27 anos...

E hoje meu coração se alegra por tantas e tantas mensagens de carinho e afeto a minha pessoa. Tiago D’almeida e Lidiane Garcia , culpados são vocês pelas lágrimas derramadas! Rs... Lágrimas de alegria! Ao entrar no orkut visualizei dezenas de mensagens... Algumas extensas, outras diretas... mas todos cumpriram o efeito designado! Alcançaram meu coração...

Obrigado a todos!
 Rodrigo Barboza de Aquino

sábado, 8 de janeiro de 2011

Fontes no deserto



Eis que em meio ao deserto em que atravessamos, Deus nos colocou face a face, ou melhor, monitor a monitor... Rs! Como já te disse em outras oportunidades, Deus sempre levanta um elemento surpresa em meio ao deserto. É como você diz irmã: “Vaso, no deserto tem mistério!” O deserto é o instante que Deus determinou para nos aperfeiçoar... E em meio a esses desertos, Deus levanta fontes para em que meio à sequidão, possamos saciar nossa sede! Sim... O coração paterno de Deus nos aproximou com um propósito celestial! Lembra: “Jônatas tinha que amar Davi, para Davi ser Davi!”. Tudo esteve no seu lugar, cumprindo o seu propósito em nossa existência... É verdade que ainda existem “Saul’s”, é verdade que ainda existem “Prisões”.... Mas e daí? Em meio ao aperfeiçoamento da obra de Deus em minha vida, percebi que o centro da vontade de Deus é que possamos tê-lo com Pai, e permitir que essa relação seja uma relação de amor, e não de troca! O Pai nos ama tanto que coloca “amigos mais chegados que irmão” a nossa volta para nos ajudar a carregar a nossa cruz; Amigos que com suas palavras refrigeram nossa alma; Amigos que mesmo em meio ao deserto conseguem entoar um cântico de louvor ao nosso Deus!  Vamos nos alegrar no deserto, exaltar o nome do nosso Deus!

E quando menos esperarmos... Olha o diálogo!
Eis que surgirá um barulhinho, e você dirá:

Rodrigo, que barulho é esse?
Parece barulho de festa, mas ta bem baixinho!
Esta aumentando, parece que vem daquele lado!
Sim Lidiane, vem daquele palácio!
Ué, não me lembro de nenhum palácio por aqui! Ontem não estava aí...
Lidiane, você não entendeu! Papai ouviu nossas orações, e Ele resolveu abrir as portas hoje!

E no palácio, iremos apenas continuar o que começamos no deserto! A glorificar a Deus em todo tempo..


Graça e paz!
Rodrigo Barboza de Aquino
01/01/2011
---------------------------------------------------------------------------

Meu Deus, esse palacio não estava mesmo aqui ontem!!!!! E hoje posso contemplar junto com meu irmão ja as bandeiras na torre desse tão esperado, tão pedido PALÁCIO!!!!!!
" E agora, Rodrigo, Lidiane...
Abre os teus olhos, vê tudo isso ai
Senhor estamos vendo que estamos no palácio
e aqui tem espaço pra gente sorrir.
E um dia a gente acordou do fundo de uma prisão
Com uma voz nos chamando, pra governar uma Nação"

Eu creio nos planos de Deus pra minha vida, pra tua sua vida. E eu sempre intercederei, por você, pelo seu ministério, eu quero ver você voar bem alto, com Jesus!

Lidiane Garcia

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Gentileza gera gentileza


Como gestor de Recursos Humanos não posso negar a importância das palavras em todo e qualquer relacionamento. Na minha cidade existiu um camarada que ficou conhecido como “Profeta Gentileza.”, tudo por causa de sua frase mais famosa: “Gentileza gera gentileza!”. Não era apenas um jargão, era um estilo de vida que particularmente acredito dar certo. Desde adolescente aprendi a observar as coisas ao meu redor, e observando vi que muitas pessoas não usam as palavras certas em seus relacionamentos. E quando falo relacionamento, falo de todo e qualquer relacionamento! Há pessoas que de fato tem uma enorme dificuldade de dizer, por exemplo: BOM DIA! E quando falam, passam a nítida impressão que o faz por obrigação. Eu fico pensando: “Se o mal-educado soubesse a vantagem de ser educado, não seria mal-educado!”. Quando você trata alguém bem (com sinceridade), você está formando um anelo de confiança! As “rodovias” da comunicação se alargam e você pode transitar com muito mais facilidade. Sempre que posso dou esse exemplo, pois é perfeito para o assunto. Você já foi ao MacDonald’s e fez seu pedido da seguinte forma: “Bom dia Aline (supondo que fosse o nome da atendente), eu gostaria de comer um Big Mac com batata pequena e suco por gentileza!” Posso já te adiantar que você será visto de outra forma, e falo isso por experiência própria! É natural em mim... Mas na maioria das pessoas não é infelizmente. Vamos desfragmentar um pouco....

1º Primeira coisa que você precisa saber é que a EDUCAÇÃO é o “Abre-alas”, não economize “Bom dia, boa tarde e boa noite”! E quando desejar isso a alguém, seja sincero, queira o bem das pessoas!

2º A PESSOALIDADE vem logo atrás! Habitue-se chamar as pessoas pelo nome, pois nosso nome representa simplesmente a palavra que mais escutamos desde nossa infância! Quando você trata alguém pelo nome, você estabelece sintonia.

3º Seja GENTIL, agradeça as pessoas quando necessário. Esse papo de que: “To pagando... Não é de graça!”, é a coisa mais ridícula que já ouvi! Todos nós inevitavelmente iremos precisar do outro e agradecer é o mínimo que podemos fazer. Como já disse, Deus se agrada de um coração grato.

Estou escrevendo o texto e pensando se vou postá-lo ou não. Ta parecendo mais trabalho de TRH (Teoria das Relações Humanas)... Rs! Mas acredito que fazer uma introspecção sobre a maneira como tratamos as pessoas, é um ótimo caminho para melhorarmos nossos relacionamentos. Salomão, em toda sua sabedoria disse: “Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo.” Provérbios 16:24. Paulo em toda sua eloqüência exclamou: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." Colossenses 4:6. Eu tenho certeza que Deus se importa com a maneira que você usa as palavras! E processo é de dentro pra fora, e não ao contrário. Boas palavras podem evitar desencontros, discussões e separações! E também podem construir relacionamentos saudáveis...Todos nós podemos melhorar!

Rodrig Barboza de Aquino
06/01/2011

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dia de luto!



Certa vez ouvi de uma amiga que dias tristes não merecem ser lembrados, muito menos registrados. Depois de uma breve reflexão pensei na bíblia, pensei em Jesus na Cruz. Está registrado! Momentos de tristeza são tão normais quanto de felicidade. Tudo há o seu tempo (Ec. 3.1), tudo acontece com um propósito que às vezes só vamos entender lá no céu! Hoje foi um desses dias...
Após saber do falecimento da mãe de um amigo, minha alma desfaleceu. O meu desejo era abraçá-lo e dizer a única coisa significativa que um cristão pode dizer a outro cristão neste momento: “Que o Espírito Santo console você e a sua casa!”. Depois de saber o local do sepultamento fiquei na dúvida. Meu coração queria ir, mas minha mente dizia: “Você vai lembrar da última vez que esteve em um cemitério...”. Minha mente estava certa, eu iria relembrar os momentos mais difíceis que já passei em minha vida. E nesse momento eu ouvi Deus gritar em meus ouvidos:

"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram" (Romanos 12.15).

Eu decidi seguir meu coração e ir ao encontro da grande dor. Ao entrar no cemitério foi quase instantâneo as lágrimas, e então com coragem fui ao encontro de meu amigo. Abracei-o e disse: “Que o Espírito Santo console você e a sua casa!”. Falei com a voz embargada... Mãos tremulas.... Coração apertado!  E então Deus gritou denovo:

"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram" (Romanos 12.15).

Logo eu que estou sempre fazendo os outros sorrirem, agora estava tentando controlar minhas lágrimas. Há um tempo pra tudo, já dizia o sábio Salomão! Era o momento de chorar... E eu simplesmente chorei! Um dos menores versículos da bíblia traz um dos maiores ensinamentos de todos os tempos.

“Jesus chorou”. (João 11:35)

A bíblia declara que: “Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito.” (João 11:33). As lágrimas nos olhos de todos comoveram Jesus que entrou em grande aflição, seu amoroso coração não resistiu e chorou! Sim, Jesus chorou!

Eu creio que Jesus chorou comigo e com meu amigo nesta tarde! Mas as lágrimas de Jesus não o impediu de realizar o maior milagre: A ressurreição. E é assim que eu creio, que no último dia Ele há de nos libertar deste corpo mortal para vivermos com Ele por toda eternidade. Todos nós... Fiéis a Ele!

Sai de lá pensativo e reflexivo. E no meu silêncio o Espírito Santo soprou em minha alma este versículo:

“É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso.” (Eclesiastes. 7:2)

Graça e paz!
Rodrigo Aquino
04/01/2011

sábado, 1 de janeiro de 2011

Desfragmentando 2011!



É exatamente 04h28min da manhã do dia 01/01/2011, e quase por instinto quis passar as primeiras horas do ano de 2011 escrevendo. O ano que se foi deixou marcas e grandes aprendizados. Acho que o discurso se repete todo ano e isso me remete a pensar na vida como um todo. Há um versículo na bíblia que me ajuda a entender esse paradigma:

“O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo.” Eclesiastes 1:9.

Não necessariamente precisamos de coisas novas este ano, mas precisamos sim de novidade de vida em Cristo Jesus! Como disse a um grupo de amigos horas atrás: “Ano de 2011 será o ano da colheita...”. A gestação do milagre já começou...

Estou pronto para um novo tempo!


Graça e paz!
Rodrigo Barboza de Aquino
01/01/2011