terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Influências



As influências estão em todos os lugares... Na moda, na televisão, nas rádios, na roda de amigos e também nas igrejas. Ser influenciado é algo normal por mais que isso “soe” como ruim.  Quer ver? É só pegar as fotos de quando você era criança e reparar. Se você é da década de 80 que nem eu, vai logo pensar: “Como minha mãe me deixava vestir essas roupas cafonas?”. Tudo isso porque a influência daquela década era linda em seu tempo, mas hoje é apenas “cafona”. Portanto acho normal, mesmo a pessoa mais autêntica ser influenciada. O grande problema não é ser influenciado, e sim como você é influenciado. Em nossa caminhada a gente encontra muitas pessoas com muitas personalidades, e cabe a nós “filtrar” aquilo que é aceitável ao Senhor. Sem dúvida Jesus é a melhor influência que o ser humano pode ter, basta olhar em sua história recheada de ensinamentos e condutas incontestáveis. Sim, Jesus é a minha maior influência! Mas eu também tenho outras influências que me ajudam a me aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus. Outro dia a Camila Muniz me falou que gosta do meu “jeitinho” de escrever, que se sente a vontade ao ler. Disse pra ela que escrevo assim de tanto ler livros do Max Lucado. É o seu estilo ser simples, e eu sigo o mesmo conceito!

Eu tenho um Mp4 Player bem parecido com o da ilustração acima, são 4Gb de louvores e pregações. Não saio sem ele... Rs! E quero postar aqui algumas de minhas influências musicais, pregadores e escritores. São muitas, portanto vou enumerar apenas cinco de cada. Tenho certeza que são boas influências para sua mente em tempo livre.

Ministério de Louvor

§        Ministério Livres para Adorar
§        Ministério Ipiranga
§        Ministério Clamor pelas Nações
§        Heloisa Rosa
§        Nívia Soares

Pregadores

§        Pr. Rogério Leitão (meu pastor)
§        Pr. Silas Malafaia
§        Pr. Roberto Robortela
§        Min. Juliano Son
§        Pr. Ludmlia Ferber

Escritores

§        Max Lucado
§        Philip Yancey
§        Bill Hybels
§        Benny Hinn
§        Mark Baker

Têm outros, mas esses são os que atualmente predominam. Ser influenciado é bom, desde que respeite os princípios que a bíblia nos apresenta... Portanto, tenha boas influências  e seja uma boa influência para os que estão a sua volta.

Deus te abençoe!
Rodrigo Barboza de Aquino
28/12/2010       

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Gratidão


O ano de 2010 está indo embora, e 2011 está logo ali! Desejo e sonhos parecem estalar em nossos corações para um ano de realizações. No meu também... Há um clamor constante todo final de ano para que o próximo seja melhor. Nunca estamos satisfeitos, queremos sempre mais! E particularmente não acho isso errado, desde que seu coração transborde a gratidão por tudo o que Deus já fez, porque Ele fez... O grande problema está aí, as pessoas serem sensíveis à ação de Deus. Pessoas que estão tão ocupadas em pedir, que esquecem totalmente de agradecer. Tem momentos em que tenho umas idéias de “louco”, e foi em um desses momentos em que eu gravei o áudio de um período de oração, e dias depois fui ouvir! Quando fui ouvir, percebi que 80% da oração eu estava pedindo e somente 20% agradecendo. Desde esse dia, passei a agradecer mais as bênçãos que Deus tem me dado.
O ano de 2010 não foi fácil para mim, talvez tenha sido o mais difícil da minha história. Sim, a vida nos dá golpes inesperados! Só que a cada pancada recebida, ficamos mais forte. Deus nos aperfeiçoa em nossa fraqueza. (2Cor. 12:9). Ao escrever essas palavras lembrei de uma frase do Rock Balboa, e tenho que postá-la:

"Ninguém baterá tão forte quanto à vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."

O simples fato de você resistir e ainda ter fé (ainda que pouca), já é um grande motivo de gratidão a Deus! Portanto, em vez de ficar murmurando o ano que está findando, agradeça a Deus a oportunidade de estar vivo em Sua presença. Sim, Deus se alegra em coração grato!

Rodrigo Barboza de Aquino
27/12/2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Não me deixe te deixar!



Quando vi este vídeo, pensei: “Essa é a história da humanidade!”. Deus me fez lembrar de dois versículos em frações de segundos:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23

“Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.” Eclesiastes 7:20

Quando alguém tenta me fazer de “Supermam” da fé, sempre faço questão de lembrar estes versículos. Confesso-me condenado pelos meus pecados, mas justificado pela graça de Deus! Não vou terceirizar a questão, quero torná-la bem pessoal nas próximas palavras. Eu peco... Hoje mesmo pequei, e ao pecar me senti mal a ponto de sentir nojo de mim mesmo! Eu chorei por dentro, eu me contristei em espírito... Eu acredito que essas horas o Espírito Santo intercede por nós, e um balsamo do céu desce através do pronunciamento de Jesus:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28

Sobre a caminhada cristã, posso afirmar: “NÃO! Não somos perfeitos, e deixaremos a desejar muitas vezes, mesmo querendo acertar sempre!”, mas “SIM, temos um Deus que não nos abandona em meio à caminhada!” Temos um Deus que continua transformando o ser humano através do real arrependimento. Basta eu e você, dia após dia, humilhar-se em sua presença... Pois ele virá em nosso socorro!“

 “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês." Isaías 49:15

Graça e paz...
Rodrigo Barboza de Aquino

20/12/2010

domingo, 19 de dezembro de 2010

Amor Real.



"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (I Coríntios 13:13)

Ontem fui à confraternização de fim de ano da célula de jovens. Foi muito bom estar em comunhão com meus amigos, repartindo as coisas que Deus tem feito em nossas vidas. Antes do tradicional amigo-oculto, falávamos um pouco sobre as bênçãos de 2010, e lembramos quantas coisas Deus operou em nosso meio. Falamos também sobre o versículo acima, sobre como o amor precisa ser o maior elo entre nós.
Confesso que já me peguei várias vezes pensando neste versículo de forma analítica por meio do Espírito Santo. Aqui mesmo no Blog já escrevi várias coisas sobre o amor, e apesar de ter escrito tanto, tenho plena convicção que só vou entender plenamente quando estiver face a face com Deus. Afinal, Ele é o referencial macro do amor!
Quando Paulo cita essas três poderosas palavras (fé, esperança e amor), está sintetizando a vida cristã de forma simples. Usando o mesmo conceito da Pirâmide de Maslow (Hierarquia das necessidades), vou tentar exemplificar através de uma pirâmide o conceito de Paulo:


  Se Deus é amor, o amor é à base de todas as coisas... E baseado no amor, a esperança surge como prova real desse amor... E então a fé surge como fruto da esperança no amor de Deus!

Não quero criar dogmas com tal afirmação, mas é a maneira como enxergo a vida cristã. Geralmente se partimos deste principio, identificaremos aonde erramos em nossa caminhada! E todas essas bases são seqüências, vamos exemplificar através da vida de Jó!

Quando Satanás atacou Jó, tocou em sua família e sua saúde com o objetivo de destruir a de Jó, pois sem fé Jó não conseguiria mais ter ESPERANÇA no amanhã, e logo deixaria Deus (que é o AMOR). O estrategista do cão só não sabia que Deus sabia o que estava fazendo na vida de seu servo, e que a restituição de 10 vezes mais estava pronta na mão de Jeová, mas isso é uma outra história...

Portanto o amor é o maior elo em toda e qualquer situação. Quando quiseres edificar qualquer relacionamento, tome por base o amor de Deus. E não confunda o amor de Deus com as paixões do mundo! Afinal, “O amor Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1 Coríntios 13:7, E se você trocar a palavra “amor” por “Deus”, vai conseguir enxergar o sofrimento de Deus (Jesus) na cruz... Vai ver que mesmo sendo nós pecadores, ele acreditou em nós... Vai entender porque Deus espera (e às vezes por muito tempo) que nos voltemos para Ele... E por fim vai compreender porque Deus (Jesus) na cruz suportou o peso do pecado de toda a humanidade... Foi para que eu e você possamos viver o amor dEle através de Jesus!

Rodrigo Barboza de Aquino
19/12/2010

sábado, 18 de dezembro de 2010

Hereditariedades

 Depois de um exaustivo dia de trabalho, me esforcei para estar presente na casa de minhas primas pra aquela pizza de sexta-feira! Conversa vai e conserva vem, eis que surge um comentário da minha cunhada: “A Thais vive agarrando todo mundo, e nem eu nem o pai dela é assim! Quem ela puxou? Depois que lembrei do Rodrigo entendi: Puxou o titio”. E é verdade, sempre que encontro a Thais é aquela agarração, ela fica o tempo todo em cima de mim! E eu não resisto! Cubro de beijos e mimos a futura priminha da Raika (Quem lê entenda, rs).
         Essa situação me fez pensar na hereditariedade que temos do nosso Pai Celestial! Você já se perguntou: O que existe em mim que lembra Deus? Acho que a idéia de Deus sempre foi essa: Busca homens que sejam referenciais dele aqui na terra. Deve ser uma alegria muito grande quando o Paizinho olha do céu um filho teu e diz para um anjo: “Olha lá o que meu filho tem feito, só podia ser meu filho! É cara do Papai!”.
         Essa é a realidade! Se não somos parecidos com o Pai, como podemos ser chamados de seus filhos? Não basta ter carterinha de membro de igreja, é necessário externar atitudes a fim de trazer Deus para o centro de toda e qualquer questão!

Rodrigo Barboza de Aquino
19/12/2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Buscai as coisas lá do alto!


A verdadeira caminhada cristã se evidencia através dos desertos, disso eu tenho certeza. O “cristianismo da prosperidade” cria uma idéia errônea da essência cristã, e então Jesus declara: “Errais, não sabendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Mt:22:29. Como sou um rapaz questionador por natureza, sempre procuro subsidio bíblico quando algo destoa, (E tem muita gente por ai pregando mentiras nas rádios, televisão e internet). Outro dia ouvi o seguinte comentário de uma amiga: “Rodrigo, você é de outro planeta, só pode ser!” No momento eu fiquei um pouco triste. Eu um E.T? Rs... Mas depois de alguns segundos o Espírito Santo me fez lembrar um versículo:

"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra."
Colossenses 3 : 2.

Antes era crise, mas hoje aceito com normalidade quando atribuem tais adjetivos a minha pessoa como: Especial, estranho. Esquisito, diferente... Sinto que de alguma forma faço diferença! Ser o sal da terra é dar sabor a vida! Deveria ser comum esse tipo de pensamento no meio cristão, mas não é. Observo que as pessoas estão sempre procurando o caminho mais fácil, e não o correto. Às vezes penso que as pessoas vêem Deus como um gênio da lâmpada, que basta dobrar o joelho e Ele aparece pra conceder suas vontades. Da vontade de gritar nos ouvidos dessas pessoas a palavra RELACIONAMENTO! Deus nos chama para viver um relacionamento de amor, e não de troca! E mesmo se fosse de troca, você acha que teria algo que Deus já não tenha? Seu dízimo? Seus talentos? Nada que você tenha poderá comprar o favor de Deus! Por isso ele lançou sua graça através do sangue de Jesus, para eu e você podermos ter intimidade com Ele!

Desculpe-me se vou ser rude, mas preciso falar! Para que se dizer cristão e não aderir nada do que a bíblia fala? Para que ouvir sermões abençoados se ao sair da igreja você não muda seus valores? Por favor, não brinque de ser crente! Busque hoje mesmo as coisas lá do alto, para que do alto possa receber tudo aquilo que Deus tem reservado para você!

Rodrigo Barboza de Aquino
16/12/2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Carroças vazias...

Um Pai levou sua filha para um passeio ecológico pela mata, riachos e locais ermos. Ensinou-a ouvir, com atenção, o murmúrio das águas, o som do vento na copa das árvores, a sinfonia dos pássaros e as vozes dos insetos.

- Estás ouvindo o canto da cigarra?
- Estou, papai!
- Tu consegues distinguir o murmúrio das águas do som produzido pela brisa na copada as árvores?
- Sim, papai!
- Além destes sons, distingues algum outro som, minha filha?
- Sim papai! Ouço o barulho de uma carroça, mas não consigo vê-la por que o mato aqui está muito alto!
- Ouviste bem! É uma carroça vazia!
- Como o Senhor sabe se está vazia ou não. Isto o Senhor não me ensinou, ainda!
- As carroças vazias fazem muito barulho. Os caminhões vazios são barulhentos. As pessoas vazias são as que mais fazem barulho!
_________________________________________________________________

A Palavra de Deus nos diz que os sábios se calam.

Não leve muito a sério as ações daqueles que nos julgam, nos criticam, querem nos desmoralizar, dar opiniões absurdas, fazem sempre o maior estardalhaço, porque no fundo são pessoas vazias, ocas mesmo, dignas de piedade. Elas precisam fazer muito barulho para poder abafar o som da ignorância que produzem, porque acreditam que com o barulho conseguirão chamar a atenção para si, mas sempre o fazem de maneira a machucar o próximo.

Sejamos sábios, enchamos a "nossa carroça" de amor, bondade, solidariedade e então ela andará macia e em silêncio, levando bênçãos para aqueles que nos cercam.

Autor Desconhecido

"Extraído do SCRAP de Camila Muniz... 

As estações

Um velho sábio estava caminhando por um campo de neve, quando viu uma mulher chorando.

Dirigiu-se a ela e perguntou: 
- Porque choras?
- Porque me lembro do passado, da minha juventude, da beleza que via no espelho... Deus foi cruel comigo por me fazer lembrar. 
Ele sabia que, ao recordar a primavera da minha vida, eu sofreria e acabaria chorando. 
O sábio, então, em silêncio ficou contemplando o campo de neve, com o olhar fixo em determinado ponto... 
A mulher, intrigada com aquela atitude, parou de chorar e perguntou: 
- O que estás vendo aí?
- Eu vejo um campo florido, disse o sábio. 
Deus foi generoso comigo por me fazer lembrar. 
Ele sabia que, no inverno, eu poderia sempre recordar a primavera e sorrir.


Autor Desconhecido

“Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança.” Lm 3:21

domingo, 5 de dezembro de 2010

Escola de Milagres

Não sei se você já parou pra pensar em como foi honroso para os discípulos serem testemunhas oculares da vida de Jesus! Jesus era professor na “Escola de milagres” onde todo o dia tinha uma lição nova. Vamos viajar na história?

Aula de Química [João 2: 1-12]

Certa vez estavam todos em uma festa quando chegou a notícia: “Acabou o vinho!”. As pessoas estavam aflitas, pois naquele tempo isso era algo inadmissível. Eu imagino Jesus olhando para seus discípulos e dizendo: “Hoje vocês vão aprender a transformar água em vinho.” Os discípulos então pensaram: “A água é composta de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, já o vinho é o sumo da uva espremida e condensada. Isso é impossível...”. Mas na Escola de Milagres quem dita as regras é o professor. E se Ele diz que vai dar certo, quem poderia contradizê-lo? Enfim, a água se transforma em vinho, o melhor vinho! Todos ficam maravilhados...

Aula de Sociologia [João 4: 1-18]

Jesus e seus discípulos caminham pela cidade de Slicar em Samaria. A caminhada é longa e deixa Jesus exausto e com sede. Jesus se assenta enquanto alguns de seus discípulos voltam à cidade para comprar alimentos. Eles descansam perto de uma fonte até se aproximar uma mulher samaritana. Os judeus não se davam com os samaritanos, e os discípulos que ali estavam simplesmente ignoravam sua presença, mas o professor não! Jesus começa o diálogo: “Dá-me de beber!”. A mulher samaritana se espanta com a iniciativa do professor e indaga-o: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana”. Jesus apenas sorri e diz: “Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” E seus alunos apreenderam que não há restrições para a palavra de Deus!

Aula de medicina [João 9: 1-6]

Jesus está a caminhar com seus discípulos quando avistam um cego pedindo esmolas. Os discípulos levantam um questionamento: “Mestre, quem pecou? Este ou seus pais para que nascesse cego?”. Jesus responde: “Nem uma coisa e nem outra, enquanto estiver aqui, eu sou a luz do mundo!”. Ele cuspiu no chão, e tendo feito lodo com sua saliva, aplicou nos olhos dos cegos. Não precisava ser oftalmologista para saber que aquela ação não tinha lógica. E quem disse que o professor usava lógica em seus ensinamentos? Então o cego foi à beira do tanque Siloé e lavou seus olhos. Os vultos começaram a aparecer, e depois os vultos começaram a ter uma forma mais nítida e então o cego começou a enxergar! O professor desafiou a medicina e venceu...

Aula de matemática [João 6: 1-15]

A escola de milagres estava ficando a cada dia mais conhecida! Uma grande multidão seguia o corpo docente da escola. E quando Jesus viu essa gente toda, logo pensou: “Onde compraremos pães para lhes dar de comer?”. Eu imagino Filipe olhando para seus colegas de turma com espanto! E então para tentar impressionar seu professor faz um cálculo estatístico: “Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço!”. Jesus fica feliz em saber que tem um aluno bom de calculo, só que naquele instante a matemática era outra. André acha no meio da multidão um rapazinho que diz: “Eu tenho cinco pães e dois peixinhos.” Pronto... Números no quadro negro. Vamos calcular: 5 pães + 2 peixinhos = Fome de 5.000 pessoas! Ops... Tem algo errado! Seria possível? Antes da prova real, Jesus faz algo essencial: “Pai, eu dou graças a Ti!” Os discípulos começam a distribuir ainda desconfiados, mas percebem que quanto mais oferecem, mais o cestos ficam cheios! A alegria enche a sala de aula... Mais um dia, mais uma lição! A matemática funcionou...

Aula de física [João 6: 16-20]

Os discípulos no final daquele dia cansativo tomam uma embarcação e seguem rumo a Cafarnaum. O professor ainda não vai, pois ficou no cais despedindo a multidão e preparando a próxima aula. Depois de estarem a mais de cinco quilômetros de terra firme, eis que vem Jesus andando sobre o mar. A inteligência humana de seus alunos analisa: “A densidade da água é 1 g/cm³ e tudo que tiver densidade maior afunda. Como alguém pode andar sobre as águas?”. Então concluem: “É um fantasma!” O professor então solta um grito em meio ao mar: “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais.” O aluno Pedro ainda não convencido diz: “Se és tu Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas!” Jesus permite e lá está Pedro desafiando a gravidade! Aula em alto-mar... A escola de milagres não tem paredes!


Como é edificante relembrar momentos inesquecíveis da fundação da Escola de Milagres, que até hoje está com as portas abertas para novos alunos. O professor mudou: Jesus subiu aos céus para preparar a nossa formatura, mas deixou um ótimo professor que vive dentro de nós: O Espírito Santo! As matriculas estão abertas a todo tempo, basta preencher o formulário de seu coração e anexar sua fé. Vamos juntos aprender?

Rodrigo Barboza de Aquino
05/12/2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Coisas de Deus


Coisas de Deus...
Não dá pra entender,
o que Ele criou entre mim e você!
Quando ouvi a tua voz do fundo da prisão,
Logo entendi que Deus ouviu a minha oração. 

O meu coração preso, mas buscava uma direção.

Quando você chegou e segurou a minha mão.
Coisas de Deus...

Não da pra explicar,
O que Ele faz com alguém que não deixa de sonhar,
Mesmo dentro de uma prisão,
A gente não para de adorar. 

Coisas de Deus...

Não da para medir,
Mesmo com a distancia
Que há entre eu e ti,
Sinto minha alma junta com a tua como Jônatas e Davi. 

Pois assim é o sentimento que tenho por ti.

Coisas de Deus é assim simples, não trás dor, não trás confusão. Vem como um balsamo suave e preenche o nosso coração.
O Que precisar por você eu faço,

" Juntos na prisão, Juntos no Palácio". 

Eu oro, eu clamo ate tocar o Coração de Deus.

Ele de uma forma espetacular nos aproximou,

Vendo eu naquele lugar você me adicionou,
Hoje entendo o porquê o Senhor lá me mandou,
Naquela comunidade ande tantas palavras me chocou.
Coisas de Deus...

É assim que descrevo lembrando o pouco tempo que te conheço, mas parece que já desde o ventre de nossas mães, a nossa alma já estava ligada... Com uma historia preparada nos planos de Deus.


“Em todo tempo se ama o amigo, mas na angustia nasce um Irmão" Provérbios 17:17


"Vou te levar comigo
Pra onde quer que eu vá
Eu vou usar as minhas mãos
Pra te ajudar a levantar
Quando estiver sofrendo
Quando sentir solidão
Eu vou estar em
Qualquer parte desse mundo
Te levando no meu coração"


Tão longe, mas tão perto...

O que posso chamar a isso se não "COISAS DE DEUS"

Lidiane R. S. Garcia
01/12/2010
___________________________________________________

Sem palavras irmã...
Rodrigo Barboza de Aquino

domingo, 28 de novembro de 2010

Poder das escolhas!



Ontem ao conversar com um irmão sobre uma determinada situação, confesso: Chorei por dentro! É impressionante como nossas atitudes exercem duas forças: Destrutiva e construtiva! Podemos passar anos construindo algo, mas em segundos destruir. Por isso, cuidado...

... com as palavras ditas no calor da emoção!
... com as atitudes impensadas!
... para não machucar quem deveria amar!
... quando achar que tem controle sobre algo. Você nunca terá, acredite!
... para não trocar as devidas importâncias: Coisas e pessoas!
... para não aquietar-se quando necessita expor situações!
... para não fugir quando precisa ir ao encontro!
... para não mentir, quando precisa dizer a verdade!
... para não deixar escapar o “minuto mais importante”!
... para não fazer da vida apenas um rascunho, e não uma obra-prima!

Tudo se reflete em um único versículo:

“Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos.” Dt. 30:19

No final das contas, tem muito mais haver com suas escolhas do que com aquilo que Deus quer para você! Assustado com tal afirmação? Não irei usar da teologia para expandir o assunto, mas procure ler sobre vontade permissiva e vontade soberana. Nem tudo que acontece é vontade de Deus, mas sim permissão dEle! Que possamos escolher bem nossas atitudes para que ao olhar no “espelho” que se chama vida, possamos contemplar uma bela imagem!

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” Rm 12:2

Rodrigo Barboza de Aquino
28/11/2010

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A dor pelo amor...

Ontem tive um pequeno deslocamento no osso da perna direita, uma dor quase infinita, nem conseguia me mexer, o frio que estava, e meu corpo teve uma queda de temperatura instantânea, comecei a tremer e debaixo de 2 cobertor, pedia meu esposo pra ligar o aquecedor. Ele a me ver naquele estado, entrou em choque, pois a dor que eu sentia era tão grande, que não conseguia falar! Como já uns anos atrás eu rasguei o músculo dessa mesma perna, imaginem. Mas dessa vez foi bem no osso! Meu esposo em me ver sofrendo, ficou sem reação, sua pressão foi abaixo, eu olhei pra ele, e ele estava branco, e não conseguia ter forças pra ir buscar o aquecedor, e eu ali chorando e gritando de dor, frio... Mas ao vê-lo assim , na minha dor eu o vi, agüentei aquela dor, forçando pra não chorar e nem gritar, dizia-lhe: Amor, estou bem! Olha estou bem, calma, só foi a minha perna, vai passar! (Mas no fundo, eu não estava suportando) Mas por ele, eu suportei. Então senti o Espírito Santo a me dizer: Foi mais que isso o que Jesus fez pela humanidade.  Em meio à dor, que Ele sentia naquele instante, Ele agüentou, foi ate o fim... Por nós.

Na dor que Jesus sentia, Ele nos viu! Isso fez com que Ele suportasse aquela dor que lhe ardia em todo seu corpo!
Foi por mim e por você!

Lidiane R. S. Garcia
26/11/2010
______________________________________________


Ao ler esse texto, logo pensei: Que amor! A cruz foi uma representação do maior gesto de amor que a humanidade conheceu... Jesus absorveu a dor pelo Seu grande amor! Ele renunciou suas dores para aliviar as nossas! Tudo para que hoje quando suas forças estiverem acabando, você possa clamar pelo sangue de Jesus, e receber alívio! 

Deus te abençoe!
Rodrigo Barboza de Aquino

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rio precisa de paz...



Como morador da “cidade maravilhosa”, sinto-me contristado com os últimos acontecimentos envolvendo a violência em meu estado. Hoje foi um dia de terror e grande tensão para todos. Na televisão os noticiários exibiam a todo o momento imagens da “guerra”! Carros incendiados... Cabines policiais alvejadas por tiros... Granadas em supermercados... Onde vamos parar? Se de um lado temos bandidos que se sentem no direito de perturbar a sociedade, do outro lado temos uma política de segurança imediatista propondo a paz através da força. Concordo em parte, o mal tem que ser combatido. A questão é: Onde está o mal? Tudo começou quando as autoridades do estado do Rio de Janeiro decidiram “dormir junto ao inimigo”. O tráfico começava a crescer, e como não existia contenção, ele se multiplicou de tal forma que em um determinado momento a conivência passou a incomodar os grandes. Enfim, a separação! Agora é cada um por si! A força nacional foi acionada para dar apoio e então logo pensei: “Se aqueles fuzileiros navais forem à metade do fuzileiro naval que tenho em casa (meu pai), os bandidos estão perdidos!”. E não deu outra... Mais um morro dominado, nasce uma UPP (Unidade Pacificadora Policial)! E agora? Estamos seguros? Claro que não... Antes de tirar as armas das mãos dos bandidos, precisamos de alguma forma tirar as armas de seus corações! Jesus fez algo parecido, pense comigo!

Eu poderia rotular Pedro como o discípulo mais indisciplinado, mas também o mais ousado entre os discípulos de Jesus. Em meio a aparição de Jesus sobre o mar, Pedro foi o primeiro a gritar: Se és tu mesmo, manda que eu vá ai! Pedro também foi o primeiro a responder a pergunta de Jesus. Quem dizes os homens que sou? Pedro logo respondeu: Tu és o Cristo, filho de Deus! Pedro tinha um coração impulsivo... Mas cheio de fé!

Talvez o que vou dizer tenha passado despercebido por você, espero que o Espírito Santo abrar seus olhos como abriu o meu. Jesus teve um ministério de três anos e Pedro caminhou com Jesus durante esse tempo. Pedro com sua personalidade “agressiva”, sempre carregou uma espada em sua cintura para se defender de uma possível ameaça. Jesus sabia que aquela espada não representava segurança, e mesmo assim nunca advertiu Pedro! Jesus apenas observa Pedro e sua espada... O tempo passou! Vamos para o momento em que Jesus é preso. Jesus já tinha revelado o que ia acontecer, mas o valente Pedro decide não dar ouvidos as palavras do mestre e levanta sua espada em direção ao soldado Malco. Pedro corta a orelha do soldado que lateja ao cair no chão. Jesus olha aquela cena e interfere a sua maneira: Realiza um milagre. A orelha de Malco volta para o lugar! Pedro fica com os olhos arregalados e abaixa a cabeça como uma criança que acaba de quebrar um objeto valioso. Vendo a situação fiquei a me perguntar: Porque Jesus nunca disse para Pedro largar aquela espada? E então o Espírito Santo me respondeu de forma “pedagógica”.. Rs! “Rodrigo, não adianta Pedro tirar a espada da cintura, se ele permanecer com ela em seu coração.”

Principio bíblico adquirido: 
Antes de exteriorizar, é necessário interiorizar!

E a grande questão do nosso Rio de Janeiro é: O que o estado tem interiorizado através da educação a sua população? Fomos avaliados como o 2º pior sistema de ensino do Brasil! Será que isso é um reflexo do desleixo com algo tão sério como a educação? É bem provável... Hoje o que aquelas pessoas exteriorizarão foi o terrorismo, apenas o reflexo do que o estado interioriza através do desleixo com a educação há anos! É claro que essa “tese” que estou levantando é apenas uma parte deste “grande bolo”, mas já é um caminho a pensar e a seguir... Ore pelo Rio de Janeiro e faça algo a respeito! Não seja “marionete” nesse sistema... Existe muita coisa por trás deste lamentável dia que vivemos!

Cordialmente

Rodrigo Barboza de Aquino
25/11/2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Comendo morango!

Talvez, ao me ouvir falar em felicidade, você se pergunte se eu não tenho problemas, se tudo dá sempre certo para mim, se nunca passei por uma grande dificuldade que me tenha deixado marcas, como ocorre com a maioria das pessoas.
É claro que sim, sou como todo mundo. Tenho angústias, fico estressado, as pessoas às vezes me traem, mas eu procuro comer os morangos da vida.

"Um sujeito estava caindo em um barranco e se agarrou às raízes de uma árvore. Em cima do barranco havia um urso imenso querendo devorá-lo. O urso rosnava, mostrava os dentes, babava de ansiedade pelo prato que tinha à sua frente. Embaixo, prontas para engoli-lo, quando caísse, estavam nada mais nada menos do que seis onças tremendamente famintas. Ele erguia a cabeça, olhava para cima e via o urso rosnando. Quando o urso dava uma folga, ouvia o urro das onças, próximas do seu pé. As onças embaixo querendo comê-lo e o urso em cima querendo devorá-lo.
Em determinado momento, ele olhou para o lado esquerdo e viu um morango vermelho, lindo, com aquelas escamas douradas refletindo o sol. Num esforço supremo, apoiou seu corpo, sustentado apenas pela mão direita, e, com a esquerda, pegou o morango. Quando pôde olhá-lo melhor, ficou inebriado com sua beleza. Então, levou o morango à boca e se deliciou com o sabor doce e suculento. Foi um prazer supremo comer aquele morango tão gostoso."

Deu para entender?
Talvez você me pergunte: “Mas, e o urso?” Dane-se o urso e coma o morango!
E as onças? Azar das onças, coma o morango!
Às vezes, você está em sua casa no final de semana, com seus filhos e amigos, comendo um churrasco. Percebendo seu mau humor, sua esposa lhe diz: “Meu bem, relaxe e aproveite o Domingo”. E você, chateado, responde: “Como posso curtir o Domingo se amanhã vai ter um monte de ursos querendo me pegar na empresa?”
Relaxe e viva um dia por vez: coma o morango.
Problemas acontecem na vida de todos nós, até o último suspiro. Sempre existirão ursos querendo comer nossas cabeças e onças a arrancar nossos pés. Isso faz parte da vida e é importante que saibamos viver dentro desse cenário. Mas nós precisamos saber comer os morangos, sempre. A gente não pode deixar de comê-los só porque existem ursos e onças.
Você pode argumentar: “Eu tenho muitos problemas para resolver.”
Problemas não impedem ninguém de ser feliz.
O fato de seu chefe ser um chato não é motivo para você deixar de gostar de seu trabalho. O fato de sua mulher estar com tensão pré-menstrual não os impede de tomar sorvete juntos. O fato de seu filho ir mal na escola não é razão para não dar um passeio pelo campo.
Coma o morango, não deixe que ele escape. Poderá não haver outra oportunidade de experimentar algo tão saboroso. Saboreie os bons momentos.
Sempre existirão ursos, onças e morangos. Eles fazem parte da vida. Mas o importante é saber aproveitar o morango. Porque o urso e a onça não dá para aproveitar. Coma o morango quando ele aparecer. Não deixe para depois.
O melhor momento para ser feliz é agora.
O futuro é uma ilusão que sempre será diferente do que imaginamos.
As pessoas vêem o sucesso como uma miragem. Como aquela história da cenoura pendurada na frente do burro que nunca a alcança. As pessoas visualizam metas e, quando as realizam, descobrem que elas não trouxeram felicidade.
Então, continuam avançando e inventam outras metas que também não as tornam felizes. Vivem esperando o dia em que alcançarão algo que as deixará felizes.
Elas esquecem que a felicidade é construída todos os dias.
A felicidade não é algo que você vai conquistar fora de você…


R. Shinyashiki

“Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” Mt 6:34

Não posso afirmar que Jesus estava comendo morangos ao dizer estas palavras, quem sabe? Mas a verdade que não cala é que devemos mesmo comer morangos sempre que um surgi em nossa frente. Porque? Porque os morangos são feitos para serem comidos, da mesma forma como Deus te criou para ser feliz. Porque não comer? Porque não ser feliz? A questão mais ampla é: O que é felicidade? Não vou querer filosofar sobre o tema, hoje não! Mas seria interessante repensarmos um pouco sobre nosso conceito de felicidade... Faça isso!

Deus te abençoe
 Rodrigo Barboza de Aquino
 24/11/2010

sábado, 20 de novembro de 2010

O vendedor de Hall's

 Na última terça-feira aconteceu algo que me chamou a atenção. Fato que depois de ocorrido fez a Gabi dizer: “Você vai por isso no Blog neh!” Bem, ela estava certa.

Estava eu a Gabi voltando do Shopping Grande Rio quando um homem de cabelos grisalhos entrou em nossa frente. Seu rosto transpirava cansaço e seu olhar parecia meio distante. Sua ótima oratória me prendeu enquanto eu tentava decifrar em seus olhos lacrimejantes o real motivo de sua argumentação. Tratava-se de um simples pedido: “Compre uma bala Hall’s para me ajudar!” Apesar das boas argumentações do homem, me prendi a um detalhe: seu olhar! Percebi que enquanto ele falava, uma lágrima surgiu em sua face. O Espírito de Deus sussurrou em meus ouvidos: Dê tudo! Enquanto abria a carteira o homem perguntou: “Qual o sabor você quer?” Eu apenas peguei todo dinheiro que estava em minha carteira e disse: “Isso é pra você voltar pra casa mais cedo hoje! Não quero bala, quero te ajudar.” Ele com um ar de surpreso disse: “Você é evangélico neh?” Eu balancei a cabeça em um sinal de positivo, e começamos a conversar! Sr. Pedro era seu nome, e eu como bom cristão que tento ser, fui falar da palavra de Deus para ele. A surpresa agora foi minha, porque eu estava diante de um pregador de palavra... E ai já viu neh! Eu é que recebi várias lições dele, mas uma em especial me marcou.

Sr. Pedro me contou um testemunho bastante interressante. Contou que certa vez ao vender suas balas, parou diante de uma mulher com a Bíblia na mão e pediu sua ajuda. A mulher olhou-o dos pés a cabeça e recitou um versículo bíblico:

“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão” Salmo 37:25

Quando Sr. Pedro, conhecedor da palavra ouviu isso, ele simplesmente abaixou a cabeça e disse: “Vai na paz minha irmã em Cristo, pois hoje deixaste de ajudar um pequeninho.” Enquanto Sr. Pedro falava isso eu me lembrei de um versículo:

“E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeram.” Mateus 25 : 40

Sem duvida aquele mulher deixou de fazer um bem a Jesus naquele instante em troca de julgar um irmão que estava passando por uma dificuldade. Às vezes agimos assim também! Entre o JULGAR e o AJUDAR, escolhemos o primeiro verbo. Somos sedentos em auto-rogar justiça, mas displicentes quando se trata de ajudar o próximo.

Sr. Pedro me deu muito mais do que eu dei a ele. Sr. Pedro ganhou minha simpatia em 5 minutos, e queria eu poder encontrá-lo novamente. Se eu não topar com ele novamente, sei que um dia estaremos em um lugar onde não haverá mais dor e nem lágrimas, onde vender balas não será necessário. Sim, eu espero você lá Sr. Pedro!

Rodrigo Barboza de Aquino
20/11/2010

  "A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana." ( Franz Kafka ) 

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vai valer a pena...


Sonhar é fácil, difícil é pagar o preço pelo sonho! Em um mundo de conformismo, sonhar tem sido uma atitude de coragem... Hoje Deus me tocou para ministrar uma palavra para os “sonhadores”! Ele já soprou em minha alma o protagonista da nossa história: O jovem José!

         José foi o décimo primeiro filho de Jacó! Muitos estudiosos dizem que José era o filho predileto de Jacó, pois foi o primeiro que teve com Raquel (esposa que Jacó mais amava). O fruto desse amor gerou José, e ele crescia em graça diante de seus familiares. José tinha unção, e a unção de Deus atrai duas coisas: A unção de Deus vai atrair pessoas que vão te amar; mas vai atrair também pessoas invejosas de estar em seu lugar!

“Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.” Gn 37: 4

José era perseguido pelos seus próprios irmãos! Imagino a solidão que esse adolescente de 17 anos sentia, pois seus irmãos mais velhos simplesmente desconsideraram sua presença!

Na caminhada cristã tenho percebido que em tempos de dificuldades, Deus sempre libera uma palavra de promessa! Deus assistia o episódio e resolveu usar a linguagem dos sonhos para mostrar o que faria na história. José tem o primeiro sonho:

“Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele.” Gn 37: 7

José conta inocentemente seu sonho aos seus irmãos e o resultado é: revolta! Não é assim em nossa vida? Você já se perguntou por que é tão complicado as pessoas acreditarem em sonhos... Parece que não basta não ter sonhos, é preciso fazer com que ninguém mais acredite em sonhos. Tipo assim: Se eu não consigo sonhar, ele também não pode conseguir! O tempo passou um pouco, e o sonhador teve outro sonho:

“Eu tive outro sonho. Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim.” Gn 37:9

Dois sonhos com apenas uma revelação: Deus estava anunciando que estava preste a fazer grandes coisas na vida de José! José sonhou, mas agora estava prestes a pagar o preço pelos seus sonhos. Eu sempre digo que podemos ter sonhos em bons tempos, mas só em meio à dor que materializamos o invisível. E José pagou o preço...

Pagou o preço de ser traído por seus irmãos e jogado em uma cova funda e escura. Gn 37:18

Pagou o preço de ser vendido por seus irmãos para os Ismaelitas, José agora era um escravo. Gn 37:25

Pagou o preço de ser revendido para Potifar. Gn 37:36

Ops... E os sonhos? Deus não falou? Porque Deus vê isso em silêncio? A Cassiane tem um louvor que expressa muito bem esse momento da vida de José: Quando Ele fica em silêncio, é porque está trabalhando! José não estava vendo, mas Deus estava agindo! Movendo a história para um propósito muito maior do que a mente limitada daquele sonhador pudesse imaginar. José ESTAVA como escravo, mas NÃO ERA escravo! Deus foi com ele na casa de Potifar:

“O dono de José viu que o SENHOR estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia” Gn 39:3

A unção de Deus na vida de uma pessoa faz a diferença, e José é promovido de escravo para mordomo de Potifar! As coisas estavam melhorando até que a mulher de Potifar faz uma proposta indecorosa. José diz NÃO! O sonhador escolher a fidelidade ao invés da traição. Deus observa do céu! José corre da mulher, olha para o céu e diz: Deus, eu não pequei! Obrigado por me ajudar! Se você no lugar de Deus abençoaria José depois dessa prova de fidelidade? José esperava que sim! A mulher do seu senhor inventa uma mentira e tira a paz do nosso sonhador, Potifar como oficial do Egito o lança na prisão... Deus ainda fica em silêncio!

Nessas horas a palavra justiça vem a nosso encontro e nos deixa perplexos. Onde está a justiça de Deus? Cadê o seu agir? José agiu corretamente, então porque foi transformado em um prisioneiro sobre a acusação de assedio sexual? Deus ainda fica em silêncio, e não responde ao sonhador! Sonhar no aconchego de seu lar sobre os cuidados de seus pais foi fácil, mas quero ver conseguir sonhar em meio a uma prisão fétida. E detalhe: Foi parar ali de maneira injusta! Quando chegava a noite José sentava em um canto e clamava: Ó Deus do meu bisavô Abraão, do meu avô Isaque e do meu pai Jacó. Por quê? As lágrimas rolavam sobre o rosto do sonhador. Deus ainda está em silêncio, mas agindo!

A prisão não pode deter a unção de José, e logo ele ocupa uma posição de destaque:

“Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia.” Gn 39:21-22

José passa seus dias na prisão lembrando do Senhor em tudo que fazia. Certo dia dois dos prisioneiros tem sonhos distintos, José interpreta os sonhos, e tudo acontece como José anunciou! O tempo passa mais um pouco, e o homem mais poderoso da terra tem um sonho que ninguém consegue interpretar. Faraó escuta falar de um prisioneiro hebreu que interpreta sonhos e o manda chamar. José é acordado pelo carcereiro que diz: “Vamos rapaz, Faraó que te ver!”. José interpreta o sonho de Faraó e sua interpretação é agradável! A unção de José faz Faraó se encantar e determinar:

E o rei lhes disse: —Não poderíamos achar ninguém melhor para dirigir o país do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus. Gn 41:38

Pense comigo! José acorda com um prisioneiro, e dorme com o governador de todo o Egito. Com toda reverência quero conjeturar as palavras de Deus para os anjos que assistiam ao seu redor: “Não contavam com minha astúcia.” Entenderam porque precisei ficar em silêncio. Doeu mais em Mim do que nele, mas eu suportei para não “atropelar” o milagre. O sonhador ao entrar em seu novo quarto, reclina sua cabeça diante de tanta beleza e diz em meio a lágrimas: Tu és fiel Senhor!

A história de José do Egito trás uma mensagem para o nosso coração: Vai valer a pena! Eu sei que é fácil dizer isso quando tudo vai bem (que não é meu caso), mas entenda: É nos seus limites que Deus te molda para ter a plenitude de seus sonhos. E isso é muito mais amplo do que você pensa. Isso envolve as pessoas a sua volta... A realização dos sonhos de José impactou em resguardar muitas vidas a sua volta. José não sabia disso, mas Deus sim! Mas Rodrigo, o que eu faço enquanto estou no fundo do poço ou na prisão? Clame pelo Deus de Abraão, Isaque e Jacó! Evite questionar Deus em seus posicionamentos, e una-se aos seus planos. Chore quando tiver que chorar, mas não esqueça de algo: Você tem a marca da promessa de Deus! Você não é comum! Tem um mistério em seus caminhos e em tudo que você faz! Se precisar de um ombro amigo para chorar nos dias de angustia, eu estou aqui na cela ao lado, sonhando com o palácio...

Deus te abençoe....

Rodrigo Barboza de Aquino
15/11/2010

*Lidiane, eu estou na cela ao lado tah! Conte comigo irmã...